Campus Alvorada promove a exibição do filme Sociedade Regenerativa

Créditos: Luciane Prado (Estagiária de Comunicação e estudante do Tecnólogo em Produção Multimídia)

No dia 29 de setembro, o Campus Alvorada promoveu a exibição do média metragem “Sociedade Regenerativa”. Participaram da atividade as turmas dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Produção de Áudio e Vídeo (ambos integrados ao Ensino Médio) e do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

Após cada uma das exibições do filme, a Okna Produções propôs um diálogo entre os estudantes e a sua equipe instigando uma reflexão sobre os fatos apresentados na tela como a desconexão do ser humano com a natureza, a importância da agricultura familiar e alternativas de práticas sustentáveis para o nosso dia a dia.

Os discentes do Técnico em Meio Ambiente (Integrado ao Ensino Médio) fizeram muitas contribuições durante a roda de conversa apontando, principalmente, sobre a importância da reconstrução de um espaço ambiental e as formas mais eficazes de ter êxito no processo. Os estudantes do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, por sua vez, mostraram-se interessados no processo de captação de recursos financeiros por meio das leis de incentivo à cultura.

Sociedade Regenerativa

A obra examina alternativas de desenvolvimento para o mundo contemporâneo, identificando estratégias capazes de superar o impacto do homem sobre os ecossistemas. O documentário apresenta o Rincão Gaia, propriedade rural que investe no manejo sustentável dos recursos naturais. Fundada pelo ecólogo José Lutzenberger em uma degradada área de extração mineral, tal iniciativa se transformou em exemplo de sustentabilidade. A narrativa apresenta depoimentos de ecólogos e intelectuais. Entre eles, a bióloga Lara Lutzenberger, o geólogo Rualdo Menegat, o indigenista Ailton Krenak e o escritor moçambicano Mia Couto.

“Sociedade Regenerativa” obteve financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e é uma realização do Ministério da Cultura e da Okna Produções, com parceria cultural do Fronteiras do Pensamento e patrocínio da Braskem e da Rio Grande Seguros. A estreia do filme foi em junho de 2023 para um grupo de convidados e agora a produção segue sendo exibida em escolas, universidades, instituições e em outros espaços que queiram promover o debate sobre sustentabilidade.