Campus Alvorada forma novos técnicos em Processos Fotográficos

Dezoito jovens participaram da solenidade de conclusão do curso Técnico em Processos Fotográficos do Campus Alvorada no dia 14 de março. A oradora da turma, Leiza Kronbauer Toledo Medeiros, iniciou seu discurso agradecendo a tudo e todos que possibilitaram o ingresso no IFRS e a chegada a esse momento de formatura. Fez referência à metáfora da caminhada para descrever a trajetória do grupo, que logo percebeu que a busca pelo conhecimento da fotografia necessitava de paciência e perseverança.

“Nós demos o primeiro passo timidamente, depois o segundo, e já no terceiro percebemo estar seguros, pois aqui no IF existem pessoas que pegam na sua mão e acreditam no seu potencial. E o melhor: te dão a chance de errar e acertar quantas vezes for preciso”, relatou.

Ao lembrar de outros desafios, Leiza citou o contato com uma câmera pela primeira vez e a familiaridade com o equipamento e sua linguagem que, pouco a pouco, resultou em entendimento técnico, treino do olhar e belíssimas fotos. Ela ainda enfatizou a parceria dos colegas que, em algum momento dos ensaios, além de fotógrafos foram assistentes, modelos, maquiadores, etc, valorizando a força do trabalho em equipe.

Quanto aos professores, Leiza declarou que deram muito mais que conhecimento, deram oportunidades e um ambiente livre, com espaço para perguntar, compartilhar e debater. “Cada encontro era uma oportunidade de reinventar nosso olhar, ampliar nosso repertório e também nos inspirar”, disse.

O paraninfo da turma, professor Sandro Ouriques Cardoso, abriu sua fala com um desabafo com relação aos tempos estranhos vividos: de pandemias, de ignorância, de intolerância, de retrocessos, de desvalorização da cultura e da educação, de falta de comunicação, de um pouco até de falta de esperança, de embrutecimento do olhar. Diante desse cenário, ressaltou o quanto essa nova turma de técnicos em Processos Fotográficos insistiu em encarar as adversidades, desafios e preconceitos para se jogar “numa carreira tão singular, tão especial e tão necessária nos dias de hoje”.

O docente destacou que criação é regra para esse grupo de estudantes. Ao longo de um ano do curso, muitas foram as produções, “muitas possibilidades de imaginar, de experimentar, de ir além”. “Vocês são criadores e criadoras. Não só de imagens, mas de sonhos e, sobretudo, de possibilidades”, finalizou.

Em seu discurso, o diretor-geral do Campus Alvorada, professor Fábio de Azambuja Marçal, enfatizou a decisão difícil tomada pelo reitor do IFRS, docente Júlio Xandro Heck, juntamente com os pró-reitores e diretores de todas unidades da instituição, para a suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo o diretor, é um momento de individualmente sermos solidários, de confiarmos no sistema único de saúde, nas estruturas públicas, um nos outros; de termos empatia, solidariedade e carinho para enfrentar e resistir à situação.

Conforme comentou Fábio, o curso Técnico em Processos Fotográfico é muito especial para o Campus Alvorada, pois faz parte de uma verticalização da área da cultura com o Técnico em Produção em Áudio e Vídeo (Integrado ao Ensino Médio) e o Superior de Tecnologia em Produção Multimídia. Ele evidenciou parte das falas da oradora, de que fotografia precisa ter coração, e do paraninfo, de que fotografia rima muito bem com arte. “E os Institutos Federais entram num novo contexto da educação profissional que aponta que a técnica e a tecnologia precisam de arte, de humanidade, de carinho e de respeito. Tudo isso são componentes que fazem um grande técnico em Processos Fotográficos. É muito mais do que dominar uma máquina. É sentir a vida. É fazer pulsar a vida”.

Os novos técnicos são*:
Amanda Martins Teixeira
Bibiana Elionor Diniz Abadie
Bruna Reginatto Ferreira
Érica Helena Diniz Silveira
Giulia Silveira Assis
Henri Werner dos Reis
Israel Bernardo
Juliana da Silva Lino
Laís Três da Silva
Leiza Kronbauer Toledo Medeiros
Letícia da Cunha Silveira Verlindo
Maize Padilha
Nathalye da Silva Petri Medeiros
Paola Batista Kingeski
Priscila Soares da Silva
Tânia Stahl dos Santos
Tatiana do Amaral Baranguá
Vitória Thalita Ribeiro Burlan

*Estudantes que optaram por solenidade pública.

Confira outras imagens da solenidade no perfil do Campus Alvorada no Facebook.