Início do conteúdo

Campus Alvorada elege Ademilde Prado para o cargo de diretora-geral


Foto da diretora-geral do Campus Alvorada eleita, Ademilde Prado, sorrindo.

Crédito: Arquivo pessoal

Na última sexta-feira (13 de outubro de 2023), foram publicados os resultados finais dos processos de consulta para o cargo de reitor e diretores-gerais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para o quadriênio 2024-2028.

No Campus Alvorada, a assistente social Ademilde Irene Petzold Prado foi eleita diretora-geral com 61,25% dos votos válidos. Ademilde é a primeira técnica-administrativa mulher eleita ao cargo no IFRS.

Para reitor, o professor Júlio Xandro Heck foi reeleito com 43,67%. Ele concorreu com o também docente Odair José Spenthof, que obteve 24,68%.

A votação ocorreu em ambiente virtual, no dia 5 de outubro de 2023, com a participação de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Para a contabilização dos resultados foi usada a média ponderada de votos de cada um desses três segmentos.

O próximo passo é a homologação do resultado em reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) da Instituição, a ser realizada no dia 1º de novembro, às 14h. A posse do reitor deve ocorrer em fevereiro de 2024, em Brasília. Já a dos diretores-gerais será realizada em Bento Gonçalves, posteriormente a essa data.

Sobre a Diretora-Geral
Ademilde Irene Petzold Prado é servidora pública federal desde 2013, tendo ingressado no IFRS no Campus Restinga e desde 2014 está no Campus Alvorada, onde exerce o cargo de Assistente Social, compondo a equipe de implantação da unidade. É filha de agricultores do interior de Minas Gerais. Sempre estudou em escola pública, sendo que nas séries iniciais frequentou escola rural multisseriada. Ainda no seu percurso educativo, foi universitária-mãe com bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). É especialista em Gestão Social, Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos. Ademilde é mãe de Jalile, Jennifer, Kim e Marcos Levi.

Crédito: Reitoria

Sobre o Reitor
Júlio Xandro Heck ocupa o cargo de Reitor do IFRS desde maio de 2018, quando assumiu um mandato pro tempore em pleito excepcional devido à vacância do  cargo, em decorrência do falecimento do então Reitor, Osvaldo Casares Pinto. Em eleições realizadas no ano de 2019, foi eleito para o ciclo de 2020 a 2024.

Diretores-Gerais eleitos para o quadriênio 2024-2028:

Campus Bento Gonçalves: Rodrigo Otávio Câmara Monteiro
Campus Canoas: Patrícia Nogueira Hübler
Campus Caxias do Sul:  Jeferson Luiz Fachinetto
Campus Erechim:  Sidnei Dal’Agnol
Campus Farroupilha: Leandro Lumbieri
Campus Feliz:  Marcelo Lima Calixto
Campus Ibirubá: Sandra Rejane Zorzo Peringer
Campus Osório: Márcio Telles Portal
Campus Porto Alegre:  Sérgio Wesner Viana
Campus Restinga: Rudinei Müller
Campus Rio Grande: Carlos Fernandes Junior
Campus Rolante: Letícia Martins de Martins
Campus Sertão: Clever Variani
Campus Vacaria: Adair Adams
Campus Veranópolis: Amir Tauille
Campus Viamão:  Maíra Baé Baladão Vieira

Fim do conteúdo