Início do conteúdo

Campus Alvorada e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre firmam parceria


Em reunião realizada no dia 1 de setembro, o Campus Alvorada do IFRS e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) firmaram uma parceria para que uma cota de ingressos dos espetáculos seja disponibilizada para o Campus. Para 2023, serão dois concertos com datas a serem definidas. O Núcleo de Arte e Cultura do Campus Alvorada (NAC) estará à frente da distribuição.

Participaram da reunião o diretor-geral do Campus Alvorada, Fábio Marçal; a coordenadora do NAC, Nina Magalhões Loguercio; a professora de Música, Michelle Girardi Lorenzetti; e as representantes da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Brenda Knevitz e Siane Leonhardt.

O início

Em uma aula de Linguagens – Música, de março de 2022 a aluna Vanesa Mattos Cardoso (Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos) contou seu sonho de conhecer uma orquestra. Era um sonho que parecia tão distante e, ao ser compartilhado por ela, fez com que outras colegas também falassem de seu desejo em conhecer uma orquestra. Por que não ter uma aula diferente e visitar uma orquestra? A partir do projeto de ensino “Música e práticas sociais: conhecendo uma orquestra”, foi pensada uma forma de tornar esse sonho realidade.

Foi feito um primeiro contato com a Ospa e ali iniciou o embrião da parceria com a ida a concertos com turmas do Campus Alvorada, sempre com o acompanhamento de servidores. “Agora, com a disponibilização de uma cota de ingressos para o Campus, será possível que estudantes, servidores e familiares possam aproveitar os concertos com maior frequência”, ressalta Michelle.

Fim do conteúdo