Campus Alvorada é contemplado no edital “Ecossistemas Regionais de Audiovisual” da Lei Paulo Gustavo (SEDAC) e comporá o “Metropolitano RS: ecossistema audiovisual”

No dia 19 de fevereiro de 2024, a Secretaria da Cultura (SEDAC), publicou no Diário Oficial as instituições de ensino superior contempladas no edital “SEDAC LPG nº 13/2023 – Ecossistema Regional de Audiovisual”. O Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul está entre os contemplados, com o projeto “Metropolitano RS: ecossistema audiovisual”.

O Metropolitano RS é composto pela proponente Animal Produtora Cultural LTDA, o Campus Alvorada do IFRS, a distribuidora NGM Produções e Promoções LTDA e receberá um aporte de R$1.022.278,91 para desenvolver ações de fomento e qualificação do setor de audiovisual. Nesse ecossistema estão previstas 38 empresas conectadas, algumas delas sendo de estudantes e egressos da instituição. Os professores Christian Vaisz e Márcia Fernanda Mendes são os responsáveis pelo projeto pelo Campus Alvorada do IFRS.

Ecossistema Regional de Audiovisual

O edital tem o objetivo de conectar empresas e instituições de ensino superior por meio de uma governança regional. A ideia é criar um conjunto de empresas que recebam recursos para potencializar ações regionais juntamente com parceiros estratégicos, mapeando demandas e estabelecendo investimentos para distribuição de obras e licenciamento de conteúdos.