Biblioteca Comunitária 11 de Abril recebe inscrições para o concurso cultural “Entre Ler e Riscar” para a criação do logotipo do projeto

Até segunda-feira (26 de junho), o projeto de extensão “Biblioteca Comunitária 11 de Abril” recebe ideias para o logotipo (identidade visual) da ação por meio do concurso cultural “Entre Ler e Riscar”. Podem participar pessoas das comunidades externas e internas (gratuitamente) com o envio de uma proposta, que pode ser elaborada com ferramentas digitais ou desenho manual. A elaboração pode ser individual ou coletiva.

A proposição deve ser enviada por formulário on-line, no qual constam todas as regras para o concurso.

Todos os participantes ganharão um certificado de 8 horas de trabalho que poderá ser usado para horas complementares e compor o currículo lattes. Os vencedores terão as propostas divulgadas nas redes sociais e no site da instituição, receberão certificado de reconhecimento e um livro “Cinco ou seis dias” de Danichi Hausen Mizoguchi.

O projeto
O projeto foi proposto pela estudante da Licenciatura em Pedagogia, Gabriela Brasil Severgnini, a partir de um edital da Pró-reitoria de Extensão do IFRS (ProEx), com o objetivo de democratizar o acesso ao livro, leitura e literatura para todos os públicos, especialmente o externo ao Campus.

A Biblioteca terá como espaço no saguão ao lado do Ensino (junto à mesa de ping-pong). Neste local, há duas estantes com os livros organizados por cores a fim de facilitar a classificação etária e de gênero literário. O acervo é diverso com foco em literaturas alternativas (feminista, negra, periférica, LGBTQIA+, indígena, neurodiversa, etc). O projeto aceita doações, exceto de livros didáticos, enciclopédias e afins.

Segundo Gabriela, os empréstimos se darão de forma autônoma. “Junto às estantes teremos alguns materiais informativos e dois cadernos, um para cadastro dos interagentes e outro para empréstimos. Para fazer a retirada de livros é só fazer seu próprio cadastro e anotar seu nome completo, nome do livro, autor e data de retirada”. O prazo para devolução ou renovação é de 15 dias e não haverá multa caso ocorra atraso.

Em breve, a Biblioteca Comunitária 11 de Abril será inaugurada oficialmente.

O nome
O nome foi definido por votação popular das comunidades externas e internas. O Campus Alvorada está permeado pela cultura local. Vive diariamente envolvido pela cultura de uma das maiores ocupações da América Latina, com relação à qual muitas pessoas ainda têm atitudes preconceituosas com os habitantes deste local, que sofrem marginalização e negligências em vários aspectos. Neste sentido, o nome da biblioteca comunitária tem o propósito de exaltar a identidade do bairro e elevar a autoestima, empoderando os moradores, sendo referência cultural para as futuras gerações.