Início do conteúdo

Bem-vindo à Barvabécia: um país inventado pelo artista Eric Pedott questiona os limites entre realidade e ficção, na Galeria Aberta


O projeto encerra o conjunto de exposições selecionadas via edital com o objetivo de apresentar a produção discente do IFRS Campus Alvorada

De 08 a 28 de novembro acontece a exposição BARVABÉCIA: UMA UTOPIA POSSÍVEL, do artista visual Eric Pedott, integrando a temporada 2021 de exposições da Galeria Aberta, no IFRS Campus Alvorada. As ações são vinculadas ao projeto de extensão @galeria.aberta.ifrs e poderão ser acompanhadas no perfil Instagram.

 

Eric Pedott (Porto Alegre/RS, 1993) é formado em Design Gráfico (Uniritter) e atualmente cursa Superior de Tecnologia em Produção Multimídia (IFRS). Desde 2012, faz publicações independentes pelo selo autoral Piolho comics, tendo participado de feiras e eventos gráficos, como NOA NOA – Feira Livre de Arte Impressa, Parada Gráfica 2016 e Folhagem – Feira de impressos e publicações, entre outros. Das suas publicações entre fanzines e quadrinhos, destacam-se trabalhos como Piolho (2012), Paracethamolia (2015) e Parasita -Antologia Mês (2015), tendo também participado de algumas zines coletivas como ilustrador entre elas Zinematógrafo (vários volumes), Zine George 2, Músculo 2, entre outros. Atuou no curta Horror, dirigido por Leonardo Bomfim, tendo exibição durante o Cine Esquema Novo em 2016, e no curta Neurose, dirigido por Cristyelen Ambrozio, tendo exibição durante A vingança dos filme B – Parte 9, 2020. Como bolsista/pesquisador, atuou nos projetos de iniciação científica: Desenho e processos de criação, orientado por Marina Polidoro (2016 – 2017), O timbre como afeto no rock independente brasileiro: uma abordagem semiótica, orientado por Marcelo Conter (2019 – 2021) e Processos Fotográficos Alternativos do Século XIX – Cianotipia, orientado por Daniel Petry (2021).

 

Na exposição Barvabécia: uma Utopia Possível, o artista apresenta a República Popular Democrática da Barvabécia, um país situado no mar mediterrâneo, formado por pessoas de várias etnias de regiões próximas e que adotou o esperanto como língua oficial — “com algumas modificações”. Após sua revolução, Barvabécia foi unida pelo partido comunista que mistura a frente nacionalista do NPB (partido nacionalista barvabeco) ufanista junto do BKP (partido comunista barvabeciano), transformando a nação de prática isolacionista numa potência armamentícia nuclear alinhada idologicamente a países como Cuba, Venezuela e Coréia do Norte. Por meio de um jogo ficcional envolvendo arte digital e fotomontagens, o artista tensiona limites entre utopia e distopia, verdade e mentira, e mantêm a pergunta: afinal, “o que é Barvabécia?”

 

Serviço:

Exposição

BARVABÉCIA: UMA UTOPIA POSSÍVEL • Eric Pedott

08 a 28 de novembro de 2021

@galeria.aberta.ifrs

 

O projeto galeriaaberta•com foi contemplado no Edital IFRS 020/2021 – Apoio a Projetos e Programas de Extensão voltados à Arte e à Cultura.

 

Fim do conteúdo