Assistência Estudantil realiza diálogos sobre Hábitos de Estudos no Campus Alvorada

Durante o mês de agosto, a equipe da Assistência Estudantil realizou encontros para dialogar sobre os “Hábitos de Estudos” nas turmas dos cursos de Ensino Médio Integrado. O objetivo da atividade foi promover momentos de fala e escuta a respeito dos recursos de estudos, estilos de aprendizagem, métodos e estratégias para gostar de estudar. No encontro, os estudantes tiveram espaço para propor temas para novas conversas.

A atividade foi mediada pela pedagoga Paula Zanotelli e pelas psicopedagogas da instituição, Elaís Sousa e Jacqueline Silveira.

Hábitos de Estudos

Segundo a equipe psicopedagógica do IFRS Campus Alvorada, hábito é quando um comportamento é repetido e regular, fazendo parte da rotina. Desta forma, hábitos de estudos são a inserção de momentos no dia a dia até que eles integrem a rotina. Para isso, a sugestão é de que o aluno estude pelo menos 40 minutos por dia ou, no máximo, 2 horas. O grupo indica alguns recursos e métodos que facilitem esse processo. Alguns deles são:

Recursos: cantinho de estudos em casa; quadro de tarefas em um lugar acessível para visualizar; planner/agenda de tarefas e pasta para guardar folhas e trabalhos.

Métodos: Mapa mental: consiste na realização de um diagrama, em que o centro deve trazer o conteúdo principal a ser estudado.

Fichas: consiste em fazer resumos de matérias ou conteúdos em folhas pautadas, guardadas em portfólio e que podem ser revisitadas sempre que necessário.

Cornell: otimiza tanto o processo de anotações em aulas, palestras e seminários, como também na produção de resumos. Dividido essencialmente em três partes: tópicos, anotações e resumos.

Mnemônica: o método de estudo mnemônico é aquele em que criamos frases engraçadas, rimas, músicas ou associações fáceis de lembrar para assimilar um conteúdo.

Pomodoro: a técnica consiste em estudar por 25 minutos de forma ininterrupta e, depois, descansar por 15 minutos. A ideia é que o cérebro possa descansar, para que você tenha fôlego para voltar a estudar e absorver melhor o conteúdo.

Robinson: os estudos devem passar por cinco momentos diferentes. São eles: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.