Arte, ativismo e formação em Saúde e Direitos Sexuais marcaram a Semana de Enfrentamento à LGBTfobia no Campus Alvorada

De 15 a 17 de maio, o Campus Alvorada do IFRS sediou a etapa sul do projeto “Combinação: Artivismo em Rede + Prevenção Combinada”, realizado com a Ong Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade, em parceria com o programa de extensão “Pelas Margens: Arte + Ativismo e/em suas intersecções”, coordenado pelo docente Sandro Cardoso. O objetivo foi promover atividades formativas e engajadas de enfrentamento à epidemia de IST/HIV/aids e hepatites virais entre discentes e público externo, por meio de ações inovadoras e criativas, discutindo sobre Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos e Saúde Sexual.

O projeto iniciou em meio às manifestações do dia 15 de maio, estabelecendo diálogo com as pautas de luta pela qualidade do Ensino Público e contra os cortes na Educação promovidos pelos atos do governo federal. Durante o dia, alunos e alunas do campus, em conjunto com o ativista Pierre Freitaz e o performer Rodrigo Lima, de São Paulo (SP), e a ativista Ginara Herman, do Grupo Posithivas, de Alvorada (RS), reuniram imagens e depoimentos do público contando cenas de violência cotidiana, motivadas por racismo, sexismo, LGBTfofia, machismo, sorofobia (em relação ao HIV/Aids) e outras formas de preconceito estruturantes. As imagens coletadas serviram de base para um vídeo que foi apresentado no final da etapa, reunindo colagens de imagens e histórias de vida, narradas por outras pessoas, compondo um mosaico de experiências que não são casos isolados, mas que dizem respeito a todos e todas.

Nos dias 16 e 17, aconteceu o Jogo da Prevenção, atividade comandada pelo ativista Pierre Freitaz, da ONG paulista Koinonia, que simulou um jogo gigante de tabuleiro, mediado por perguntas, respostas e prendas, para debater sobre práticas sexuais e estratégias de prevenção combinada. Vivenciado por várias turmas, a ação foi um momento importante para refletir e conversar sobre questões cotidianas de saúde, cuidado de si e autonomia quando o assunto é prevenção.

No último dia, o bailarino Nilton Gaffré Jr, conduziu uma performance teatral para discutir sobre a LGBTfobia, encerrando a programação. Em cena, os/as participantes encenaram a partir da música“Não-Recomendado”, interpretada por Caio Prado. Um a um, corpos diferentes em idade, raça/etnia, identidade de gênero e orientação sexual caíram, sendo clicados por fotógrafos paparazzi, relatando a frieza e o apagamento das mortes diárias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outras identidades que ficam à margem. Os registros foram realizados pelos discentes do Curso Técnico em Processos Fotográficos.

Em paralelo às ações, os professores Daniel Petry e Sandro Cardoso selecionaram produtos audiovisuais e sugeriram atividades pedagógicas para abordar a temática em sala de aula. No turno inverso ao desenvolvimento do projeto, foram exibidos filmes de temáticas LGBT+, seguidos de debates para as turmas dos cursos de Produção Multimídia, Processos Fotográficos e Técnico em Áudio e Vídeo.

O projeto “Combinação”, financiado pelo Ministério da Saúde, já passou pelas cidades de Fortaleza (CE), Belém (PA) e Brasília (DF), articulando intercâmbios entre ativistas, artistas e públicos de jovens de todos os gêneros e sexualidades. A próxima etapa será realizada em São Paulo (SP), em junho e contará com a participação das discentes do curso técnico em Processos Fotográficos do Campus Alvorada, Cristyelen Ambrozio e Gabriela de Carli, e o coordenador do curso, professor e artista, Sandro Cardoso.

Texto: Prof. Sandro Cardoso

Fotografias: Estudantes do Curso Técnico em Processos Fotográficos do Campus Alvorada

Outras fotografias estão disponíveis no perfil do Campus no Facebook.