Aberto período para solicitar gratuidade no Processo Seletivo 2019/1 do IFRS

Até o dia 28 de setembro, os interessados em participar do Processo Seletivo de Estudantes 2018/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem solicitar gratuidade da taxa de inscrição para a prova. Para a isenção do valor, é necessário comprovar carência socioeconômica, conforme critérios estabelecidos nos Edital 58/2018.

Para solicitar a gratuidade é preciso preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no Campus Alvorada. A unidade oferece um computador disponível com acesso à internet aos candidatos que necessitarem. O resultado da solicitação será divulgado no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) no dia 3 de outubro. A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 8 de outubro de 2018.

Nesse Processo Seletivo, o IFRS oferece vagas em cursos técnicos e superior em seus 17 campi, todos gratuitos. O Campus Alvorada oferta os seguintes cursos, sendo o superior uma novidade e o primeiro gratuito do município:
> Integrados ao Ensino Médio:
– Técnico em Meio Ambiente – Turno: tarde
– Técnico em Produção de Áudio e Vídeo – Turno: tarde
> Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio:
– Técnico em Processos Fotográficos – Turno: manhã
> Subsequente ao Ensino Médio:
– Técnico em Tradução e Interpretação de Libras – Turno: noite
> Superior
– Tecnologia em Produção Multimídia – Turno: manhã

Saiba mais
As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 8 de outubro e vão até 7 de novembro de 2018, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro de  2018.

Neste processo seletivo, são ofertados cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, concomitantes ao Ensino Médio, subsequentes ao Ensino médio e também cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). São mais de 4.500 vagas, nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Como funciona a seleção
Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio
Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio
Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Cursos superiores
Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

Fonte: Comunicação da Reitoria do IFRS/ Comunicação Campus Alvorada