A II Semana Acadêmica da Pedagogia aconteceu de 14 a 18 de agosto no Campus Alvorada

De 14 a 18 de agosto, aconteceu a II Semana Acadêmica da Pedagogia no Campus Alvorada do IFRS. A segunda edição teve como tema as “Ações Afirmativas e Educação, Além das Práticas Pedagógicas Escolares” e foi estruturada em quatro eixos temáticos:  inclusão, saúde, interculturalidade e direito social.

Cada dia do evento teve um tema central com palestras, mostra de trabalhos e outras atividades. Confira um resumo da II Semana Acadêmica da Pedagogia:

14 de agosto (segunda-feira) – Eixo Inclusão

Abertura Oficial: Direção Geral, Direção de Ensino e Coordenação de Curso.

Palestra com Cris Laguna e Elaís Sousa

Mostra de Trabalhos:
Contribuições da Pedagogia como intervenção interdisciplinar na Equoterapia, com Vinícius Juliano Pauwel e Emily Duart Basso

Importância da formação do pedagogo para atuação na Equoterapia, com Fermino Copatti Graboski e Andrieli Rampasio

Oficina “Tradução e Interpretação de Língua de Sinais”, ministrada por estudantes do TTILS-IFRS Alvorada.

15 de agosto (terça-feira) – Eixo Saúde

Palestra com Rose Mari Ferreira e Márcia Fernanda de Méllo Mendes

Mostra de Trabalhos:

Os benefícios da socialização para uma criança com deficiência cerebral, com Márcia Telles.

O Papel do Artesanato como Ferramenta de Inclusão Social: Projeto Mãos Arteiras, com Nara Consuelo Martinez e Evelyn dos Santos Abreu.

Oficina “metacognição e educação: possíveis relações”, ministrada pela professora do IFRS Alvorada, Diane Blank Bencke.

16 de agosto (quarta-feira) – Eixo Interculturalidade

Oficina “Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo”, projeto de extensão coordenado por Maluza Gonçalves dos Santos, Técnica em Assuntos Educacionais no IFRS Alvorada, e por Marlise Paz dos Santos, Assistente de Alunos no IFRS Alvorada. Participação dos bolsistas: Charles da Silva Gomes, Nathanael Azambuja Carvalho e Lucas Araujo Martins.

O Estado da Arte em Pestalozzi, com Leonardo Inácio Grazziani

“Intersecções entre minha história de vida e Paulo Freire, com Thais da Silva Manini

Palestra + apresentação do documentário “SANKOFA: Ancestralidade guia meus ensinamentos”.

17 de agosto (quinta-feira) – Eixo Direito Social

Palestra com Paulo Telles e Valdemir de S. Lanzarini – Assistente Social

Mostra de Trabalhos:
“Monitoria para o PROEJA – relato de uma experiência, com Roselaine Bernadete Borstmann

Oficina  “Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT): Concepções e disputas em tempos de reconstrução”, ministrada pelo professor do IFRS Alvorada, Guilherme Brandt Oliveira.

18 de agosto (sexta-feira) – Noite do Brincar

Para finalizar a II Semana Acadêmica da  Pedagogia foi realizada a Noite do Brincar, onde crianças e jovens puderam participar das atividades propostas.

Brincadeiras e Jogos, que utilizaram vários lugares do Campus, de modo que, os participantes precisavam circular para brincar.

Oficina “Artesanato com EVA”, ministrada pela discente de Licenciatura em Pedagogia Miriam Fernandes.

Oficina “Zumba”, ministrada por Cris Patiss e as suas alunas para uma atividade física que envolve um mix de movimentos corporais em diferentes ritmos musicais.

Confira as fotos do dia 16/8 no link.