“A fantástica fábrica de drags”: atividade discute preconceito e celebra a diferença no Campus Alvorada do IFRS

A semana do Dia de Combate à Homofobia (17 de maio), no Campus Alvorada do IFRS, será marcada por atividades de combate ao preconceito a partir da celebração da diferença. “A fantástica fábrica de drags” é um evento que será realizado no dia 20 de maio (sábado letivo), das 13h30 às 17h, quando servidores e estudantes promoverão oficinas de drag queens e kings para discutir construções de gênero e sexualidade.

Celebrar a cultura drag na semana de combate à homofobia foi uma escolha política por enfrentar a discriminação a partir de uma cultura de resistência. Drag queens e drag kings são símbolos da contestação às normas de gênero e sexualidade e mais do que estrelas famosas de realities shows contemporâneos sempre estiveram na linha de frente em lutas contra o preconceito.

O sábado letivo terá ações teórico-práticas, com debates sobre a história do movimento LGBT, construção de personagem e montagem de drag queens e kings. Como o evento demanda o uso de maquiagens, acessórios e vestimentas para os diferentes corpos, os organizadores solicitam que as pessoas interessadas em participam contribuam com os itens necessários (roupas, maquiagens, sapatos, perucas e acessórios).

A atividade é restrita a estudantes e a servidores do Campus Alvorada.