Início do conteúdo

Projetos voltados à formação de professores e curricularização da extensão


Programa Institucional de Bolsas à Docência e Residência Pedagógica (PIBID)

PIBID (01/11/2020 a 30/04/2022):

Notícias

Materiais e publicações

Instagram PIBID/IFRS

Instagram Curso Pedagogia

 

Curricularização da Extensão

2023

A Brinquedoteca como Comunidade de Aprendizagem (Edital PROEX – Auxílio Institucional à Extensão 2023) – A ‘Brinquedoteca como comunidade de aprendizagem’ tem como objetivo geral proporcionar a professores e estudantes das redes de educação pública de seu território, o desenvolvimento de vivências pedagógicas em torno do brincar, do brinquedo e da ludicidade enquanto elemento fundamental na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, pretende-se que, como projeto de extensão, ela se institua numa comunidade de aprendizagem em que professores e alunos participantes do projeto, junto a professores e estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus possam: a) realizar práticas interdisciplinares e dedicar-se à exploração do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras, tendo como foco a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; b) experimentar vivências de jogos e brincadeiras, através de atividades lúdicas, desenvolvendo-se a expressão corporal, transformando e descobrindo novos significados lúdicos, propiciando a interação e a troca entre adultos e crianças; c) contribuir para a conceituação de jogo, brinquedo e brincadeira e sua importância no campo da Educação; d) Desenvolver rodas de conversa e encontros de estudos sobre jogos, brinquedos e brincadeiras; e) catalogar, desenvolver, aplicar e avaliar brinquedos e brincadeiras; f) estimular ações lúdicas que possam auxiliar estudantes das escolas do território, na construção do conhecimento em matemática, alfabetização, metodologias do ensino, arte e literatura infanto-juvenil – mediante contação de histórias, entre outras; g) promover encontros de formação para professores das redes públicas de educação da região no sentido de valorização do brincar enquanto atividade pedagógica potente para mediação de processos de ensino-aprendizagem e formação humana. Coordenação: Caroline de Castro Pires. Participantes: Kataliny Mercedes Gheno Azzolini, Gisele Belusso, Vinícius Lima Lousada. Bolsistas: Thais da Silva Manini, Guilherme de Lima Alves e Gabriela Palmeira Brilhante.

Formação de Educadores para Práticas Escolares Interculturais (FEPEI) – 2° Edição – Projeto de Extensão parceria UFRGS, IFRS Campus Alvorada e Coletivo Negro Ubuntu Ukama – Proposta de formação continuada / complementar para professores da rede pública atuantes na Educação Básica ou estudantes de licenciatura, a fim de discutir, refletir e construir educação intercultural. Coordenação: Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS). Participantes: Caroline de Castro Pires (IFRS), Elisângela Venâncio Ananias (UFRGS), Lisandra Oliveira e Silva (UFRGS), Luciana Conceição Lemos da Silva (Ubuntu Ukama), Luciana Silva dos Santos (Ubuntu Ukama), Natacha da Silva Tavares (Ubuntu Ukama), Silvia Roldão Matos (Ubuntu Ukama).

2022

Pedagogiras da Encruzilhada: caminhos para pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 (Edital IFRS no 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo). ‘Pedagogiras da encruzilhada: caminhos para pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008’ é um projeto de extensão que tem como objetivo oferecer oficinas a docentes da rede municipal, estadual e federal, a grupos comunitários, a ONGs, a Povos Tradicionais de Matriz Africana e à comunidade interna do IFRS campus Alvorada. A proposta é oferecer oficinas mensais (síncronas e assíncronas) com o intuito de discutir as seguintes temáticas, a saber: (i) racismo estrutural, religioso e o epistemicídio; (ii) cosmobiointeração nos terreiro; (ii) saberes ancestrais e o ensino; e (iv) práticas pedagógicas circulares. O objetivo é pensar caminhos para uma implementação mais efetiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira em sala de aula, discutindo aspectos pedagógicos, que contribuam para essa efetivação. Assim, se pretende capacitar o participante, discutindo e exemplificando possibilidade de se trabalhar as disciplinas da Educação Básica de forma relacionadas às leis supracitadas, ou seja, de forma conjunta com saberes ancestrais de Matriz Africana, abordando, por exemplo, a importância da circularidade e da ancestralidade para a cultura negra, contribuindo para a Educação Antirracista. Coordenação: Caroline de Castro Pires

Formação de Educadores para Práticas Escolares Interculturais (FEPEI) – 1° Edição – Projeto de Extensão parceria UFRGS, IFRS Campus Alvorada e Coletivo Negro Ubuntu Ukama – Trata-se de uma proposta de formação continuada / complementar para professores da rede pública atuantes na Educação Básica ou estudantes de licenciatura, a fim de discutir, refletir e construir educação intercultural. Coordenação: Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS). Participantes: Caroline de Castro Pires (IFRS), Elisângela Venâncio Ananias (UFRGS), Lisandra Oliveira e Silva (UFRGS), Luciana Conceição Lemos da Silva (Ubuntu Ukama), Luciana Silva dos Santos (Ubuntu Ukama), Natacha da Silva Tavares (Ubuntu Ukama), Silvia Roldão Matos (Ubuntu Ukama).

Última atualização em 12/06/2023

Fim do conteúdo