Projetos voltados à formação de professores e curricularização da extensão
Programa Institucional de Bolsas à Docência e Residência Pedagógica (PIBID)
PIBID (01/11/2020 a 30/04/2022):
Notícias
- Editais de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica estão publicados – IFRS Campus Alvorada (ifrs.edu.br)
- Publicado Edital Complementar para Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência – IFRS Campus Alvorada (ifrs.edu.br)
- I Encontro Pibid IFRS acontece de 28/6 a 8/7 – IFRS Campus Alvorada
Materiais e publicações
- Reunião do colegiado da Pedagogia 10/12/2020 – Apresentações Google
- Cópia de Reunião PIBID – 202/11/2020 – Apresentações Google
- Projeto Institucional do IFRS: Projeto-institucional_Nov2020 – Documentos Google
- E-book Desafios do Ensino em Tempos de Pandemia: Um olhar sobre a Prática (de iniciação) Docente no PIBID/IFRS: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/764/123456789764.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Cap. 1. Pibid IFRS no contexto do ensino remoto
- Cap. 5.1 Escritos sobre o vivido na Iniciação à Docência sob a cruel pedagogia do vírus: uma experiência no curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Alvorada
- Cap. 6. Impactos do Pibid IFRS em seus cursos de licenciatura participantes: uma perspectiva das coordenações
Instagram PIBID/IFRS
Instagram Curso Pedagogia
Curricularização da Extensão
2023
A Brinquedoteca como Comunidade de Aprendizagem (Edital PROEX – Auxílio Institucional à Extensão 2023) – A ‘Brinquedoteca como comunidade de aprendizagem’ tem como objetivo geral proporcionar a professores e estudantes das redes de educação pública de seu território, o desenvolvimento de vivências pedagógicas em torno do brincar, do brinquedo e da ludicidade enquanto elemento fundamental na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, pretende-se que, como projeto de extensão, ela se institua numa comunidade de aprendizagem em que professores e alunos participantes do projeto, junto a professores e estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus possam: a) realizar práticas interdisciplinares e dedicar-se à exploração do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras, tendo como foco a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; b) experimentar vivências de jogos e brincadeiras, através de atividades lúdicas, desenvolvendo-se a expressão corporal, transformando e descobrindo novos significados lúdicos, propiciando a interação e a troca entre adultos e crianças; c) contribuir para a conceituação de jogo, brinquedo e brincadeira e sua importância no campo da Educação; d) Desenvolver rodas de conversa e encontros de estudos sobre jogos, brinquedos e brincadeiras; e) catalogar, desenvolver, aplicar e avaliar brinquedos e brincadeiras; f) estimular ações lúdicas que possam auxiliar estudantes das escolas do território, na construção do conhecimento em matemática, alfabetização, metodologias do ensino, arte e literatura infanto-juvenil – mediante contação de histórias, entre outras; g) promover encontros de formação para professores das redes públicas de educação da região no sentido de valorização do brincar enquanto atividade pedagógica potente para mediação de processos de ensino-aprendizagem e formação humana. Coordenação: Caroline de Castro Pires. Participantes: Kataliny Mercedes Gheno Azzolini, Gisele Belusso, Vinícius Lima Lousada. Bolsistas: Thais da Silva Manini, Guilherme de Lima Alves e Gabriela Palmeira Brilhante.
Formação de Educadores para Práticas Escolares Interculturais (FEPEI) – 2° Edição – Projeto de Extensão parceria UFRGS, IFRS Campus Alvorada e Coletivo Negro Ubuntu Ukama – Proposta de formação continuada / complementar para professores da rede pública atuantes na Educação Básica ou estudantes de licenciatura, a fim de discutir, refletir e construir educação intercultural. Coordenação: Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS). Participantes: Caroline de Castro Pires (IFRS), Elisângela Venâncio Ananias (UFRGS), Lisandra Oliveira e Silva (UFRGS), Luciana Conceição Lemos da Silva (Ubuntu Ukama), Luciana Silva dos Santos (Ubuntu Ukama), Natacha da Silva Tavares (Ubuntu Ukama), Silvia Roldão Matos (Ubuntu Ukama).
2022
Pedagogiras da Encruzilhada: caminhos para pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 (Edital IFRS no 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo). ‘Pedagogiras da encruzilhada: caminhos para pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008’ é um projeto de extensão que tem como objetivo oferecer oficinas a docentes da rede municipal, estadual e federal, a grupos comunitários, a ONGs, a Povos Tradicionais de Matriz Africana e à comunidade interna do IFRS campus Alvorada. A proposta é oferecer oficinas mensais (síncronas e assíncronas) com o intuito de discutir as seguintes temáticas, a saber: (i) racismo estrutural, religioso e o epistemicídio; (ii) cosmobiointeração nos terreiro; (ii) saberes ancestrais e o ensino; e (iv) práticas pedagógicas circulares. O objetivo é pensar caminhos para uma implementação mais efetiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira em sala de aula, discutindo aspectos pedagógicos, que contribuam para essa efetivação. Assim, se pretende capacitar o participante, discutindo e exemplificando possibilidade de se trabalhar as disciplinas da Educação Básica de forma relacionadas às leis supracitadas, ou seja, de forma conjunta com saberes ancestrais de Matriz Africana, abordando, por exemplo, a importância da circularidade e da ancestralidade para a cultura negra, contribuindo para a Educação Antirracista. Coordenação: Caroline de Castro Pires
Formação de Educadores para Práticas Escolares Interculturais (FEPEI) – 1° Edição – Projeto de Extensão parceria UFRGS, IFRS Campus Alvorada e Coletivo Negro Ubuntu Ukama – Trata-se de uma proposta de formação continuada / complementar para professores da rede pública atuantes na Educação Básica ou estudantes de licenciatura, a fim de discutir, refletir e construir educação intercultural. Coordenação: Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS). Participantes: Caroline de Castro Pires (IFRS), Elisângela Venâncio Ananias (UFRGS), Lisandra Oliveira e Silva (UFRGS), Luciana Conceição Lemos da Silva (Ubuntu Ukama), Luciana Silva dos Santos (Ubuntu Ukama), Natacha da Silva Tavares (Ubuntu Ukama), Silvia Roldão Matos (Ubuntu Ukama).