Projetos de pesquisa iniciados em 2025
EDITAL PROPPI Nº 18/2024 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO
Título: Digitalização de obras raras de Saúde: preservação e disseminação digital dos acervos do Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul (3.ª fase)
Coordenação: Marcelo Vianna
Bolsista: Eduarda Gomes da Silva (12h) e Alice de Farias Barra (8h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: O projeto trata da terceira etapa da digitalização e da elaboração de catálogos virtuais comentados do acervo documental do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). Criada em 2004 e mantida através da sua Associação de Amigos, o MUHM possui uma importante trajetória no campo da História e Memória da Saúde e da Medicina, mas enfrenta dificuldades técnicas em promover uma maior preservação e divulgação de seu acervo, composto por obras bibliográficas, documentos históricos (arquivísticos) e peças tridimensionais (museológicas). Desta forma, o projeto visa promover a catalogação (quando necessária), a seleção, a digitalização e a produção de materiais virtuais (catálogos) de obras consideradas raras, permitindo alcançar um maior público. Do ponto de vista institucional e histórico, a disponibilização de obras digitalizadas através do projeto contribuirá para a salvaguarda de acervos originais, contribuindo para sua preservação. Como relevância social, o projeto viabilizará uma maior disseminação do conhecimento histórico a respeito da Saúde e da Medicina no Rio Grande do Sul. Isso permitirá que pesquisadores e sociedade em geral possam conhecer e entender mais sobre os agentes sociais de época, seus saberes, seus instrumentos de trabalho e suas práticas, de modo a reforçar uma consciência histórica que contribua para compreensão e busca por soluções de problemas de saúde atuais a partir de experiências passadas.
Título: Desenvolvimento e Avaliação de Objetos Pedagógicos para a Educação em Saúde Coletiva
Coordenação: Márcia F. Méllo Mendes
Bolsista: Tatiane Conceição de Freitas (16h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: A Saúde Coletiva é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos de várias disciplinas, como filosofia, sociologia, educação, estatística, planejamento e políticas públicas, para embasar a prática profissional. O campus Alvorada do IFRS oferece cursos que incluem conhecimentos em Saúde Coletiva, mas muitos dos referenciais teóricos são complexos para estudantes do ensino médio e de educação de jovens e adultos. Para abordar essa lacuna, foram iniciados projetos de ensino e iniciação ciêntífica em 2023, com o objetivo de oferecer apoio aos estudantes, produzir materiais didáticos acessíveis a diferentes níveis educacionais e disponibilizá-los online e gratuitamente. Destaca-se a ausência de políticas públicas que integrem formações técnicas em saúde com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, propõe-se uma pesquisa sobre a produção de objetos pedagógicos em Saúde Coletiva com linguagem acessível, visando sensibilizar e capacitar estudantes, profissionais de saúde e a sociedade em geral para compreender os processos de saúde-doença e a atenção em saúde. O presente projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação tem por objetivo desenvolver e avaliar objetos pedagógicos para a educação em saúde coletiva utilizando diferentes tecnologias. A saúde coletiva é uma área de estudo que busca compreender e intervir nos determinantes sociais, econômicos, culturais e ambientais que afetam a saúde de uma população. Nesse sentido, a utilização de objetos pedagógicos pode ser uma estratégia efetiva para promover a aprendizagem e engajamento dos estudantes nesse tema complexo, assim como do cidadão em geral com a aproximação de políticas de saúde.
Título: Saúde e democracia: estudos integrados sobre participação social nas Conferências Nacionais de Saúde (unidade IFRS campus Alvorada)
Coordenação: Márcia F. Méllo Mendes
Bolsista: Erick Lorenzo Nunes Ribas (16h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: Os processos participativos na saúde vêm se consolidando desde a década de 1980, sendo as Conferências e os Conselhos de Saúde regulamentados desde 1990. Os processos participativos e suas instâncias têm sido reconhecidos como inovações institucionais e diversos estudos apontam desafios para seu fortalecimento. A etapa inicial da pesquisa foi realizada na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que teve como tema a mobilização social, dos atores e das ideias que foram ativados na sua realização e tinha como plano a continuidade na 17ª Conferência Nacional de Saúde. A primeira etapa constituiu linha de base para as análises subsequentes. O objetivo da incorporação da 17ª Conferência Nacional de Saúde é comparar as condições da participação num período sucessivo, mas que foi marcado por condições muito específicas, como um governo que não priorizou a saúde e uma pandemia que mobilizou os sistemas de saúde no mundo. Assim, se cumpre o objetivo de verificar o enraizamento do conjunto das propostas aprovadas na 16ª CNS em torno da democracia e saúde e do fortalecimento e financiamento adequados do SUS. Sendo assim, fica destacada a relevância e a necessidade de colocar no centro dos debates o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, para que o povo brasileiro possa retomar o valor da vida e do trabalho, os direitos e a saúde das pessoas, em cada território, com um meio ambiente de ar puro, que permita superar a asfixia que vivemos os últimos anos. A pesquisa foi proposta pelas comissões organizadoras da 16ª e 17ª Conferências Nacionais de Saúde para expandir o conhecimento produzido nos processos de organização de ambas. Será desenvolvida com referenciais da pesquisa social, com abordagem mista e com orientações da análise de políticas públicas e pesquisas interpretativas embasadas no interacionismo. A coleta de dados será feita a partir de fontes secundárias, principalmente de documentos e registros nas diferentes etapas e atividades da Conferência, em entrevistas, questionários e grupos focais. As análises serão feitas em rede científica, envolvendo pesquisadores de diferentes formações, vinculações institucionais e distribuição geográfica, constituindo-se uma comunidade ampliada de pesquisa. Os resultados buscarão ampliar o conhecimento disponível sobre a temática da participação social em saúde e políticas públicas, produzir análises sobre a garantia de direitos humanos como normas de proteção à dignidade humana, a defesa do SUS, da Vida e Democracia disseminar o conhecimento produzido por meio de publicações científicas e técnicas, compartilhá-lo em diferentes atividades e subsidiar a tomada de decisões nos fóruns de participação, em particular no Conselho Nacional de Saúde, dando continuidade ao fortalecimento da rede de pesquisadores que vem sendo fortalecida, a partir da 16ª CNS sobre a temática da participação social em saúde.
Título: Documentando a História e a Memória da Informática do Brasil: preservação, análise e divulgação
Coordenação: Marcelo Vianna
Bolsista: Sophia Fajardo da Rosa (8h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: A proposta da pesquisa é identificar, catalogar, discutir e disponibilizar aos pesquisadores e público uma série de documentos relativos ao desenvolvimento da Informática no país. Para isso, serão localizadas, analisadas e divulgadas fontes que dialoguem com uma história social da Informática no Brasil, observando papel de diferentes agentes sociais, como Estado, meio acadêmico, fabricantes e usuários, no estabelecimento de prioridades para a informatização da sociedade. A pesquisa, a partir de uma parceria com o IFSP Campus Suzano, tem como objetos reunir documentos públicos e privados que representem o processo de informatização da sociedade brasileira, de forma a divulga-los por meio de ebooks temáticos comentados, devidamente contextualizados ao público leitor.
Título: Vozes originárias: cultura e autorrepresentação nas narrativas audiovisuais indígenas
Coordenação: Franciele Machado Aguiar
Bolsista: Vivian Oliveira Furtado (12h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: O projeto “Vozes originárias: cultura e autorrepresentação nas narrativas audiovisuais indígenas” propõe abordar de que forma o audiovisual, na perspectiva da etnomídia, tem atuado como instrumento de preservação cultural e autorrepresentação para os povos originários. A partir de pesquisa bibliográfica sobre conceitos como etnomídia e decolonialidade e da análise de conteúdo em produções audiovisuais indígenas, espera-se questionar estereótipos historicamente construídos sobre os povos originários e considerar a dimensão pedagógica das produções audiovisuais indígenas na educação das relações étnicoraciais, ao promoverem um diálogo intercultural que valorize o protagonismo indígena, tanto na preservação de suas tradições e poéticas de oralidade quanto na construção de novas formas de representação. A pesquisa se articula às dimensões de ensino e extensão na interação com componentes curriculares dos cursos do eixo tecnológico de Produção Cultural do IFRS Campus Alvorada e na possibilidade de compartilhamento de suas ações com núcleos como o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena), em mostras de filmes, cine-debates, oficinas e rodas de conversa sobre a temática do projeto.
Título: Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis no Brasil: situação atual e perspectivas – Etapa 2025
Coordenação: Getúlio Sangalli Reale
Bolsista: Amanda Coelho Schaider (16h) e Rafaela Peres Silva Cunha (8h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: O consumo de substâncias psicoativas (drogas) é um tema que ocupa e preocupa jovens, adultos, pais e responsáveis, agentes e instituições públicas e privadas de diversas áreas, e seu consumo vem aumentando nos últimos anos. Muitas das preocupações, e até mesmo políticas públicas e privadas sobre o tema, são embasadas em ideologias sem conexão com a realidade material e evidências científicas. Por exemplo, predomina no senso comum que o álcool é uma droga leve, enquanto que a maconha seria uma droga pesada, o que é peremptoriamente contradito pela ciência Nesse contexto, o surgimento de um mercado legal de Cannabis (maconha) e seus derivados no Brasil é uma realidade que vem gerando controvérsias. Movimentando bilhões de dólares no Brasil e no mundo, as transformações a partir do uso medicinal da Cannabis têm despertado o interesse de diversos grupos de atores. Já são centenas a quantidade de startups e associações de pacientes operando no país e a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) presta serviços para facilitar a importação de medicamentos derivados da Cannabis. Esta transformação ocorre a partir de uma situação de criminalização ocorrida no início do século XX que tem, entre os afetos que a formaram, a Eugenia e o racismo como fundamento, funcionando até hoje como um mecanismo de controle social de pessoas negras e pobres por meio do encarceramento em massa e invasões policiais legais e inconstitucionais à favelas da regiões metropolitanas. Este projeto objetiva descrever as principais controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis (maconha) no Brasil numa perspectiva da teoria dos afetos. Além do aprofundamento no estudo de abordagens teórico-metodológicas de interesse, também serão coletados dados bibliográficos, documentais e de entrevistas para descrever a rede de afecções que produziram a criminalização no início do século XX e seguem agindo no presente, assim como a rede de afecções que produz a realidade atual de transformação do mercado via uso medicinal da Cannabis rumo à abertura ou regulamentação. A compreensão dos processos históricos e das configurações em movimento atualmente do mercado de Cannabis, numa perspectiva dos afetos, nos permitirá compreender o fundamento das aproximações e afastamentos, das inclusões e exclusões, das formações, mutações ou extinções de objetos, corpos, subjetividades, imaginários e agrupamentos que produzem, pelo menos em parte, a realidade em que vivemos. Este conhecimento servirá para, além da geração de conhecimento científico de base sobre a realidade empírica, fundamentar a proposição de políticas públicas para atacar os problemas gerados ou potencializados pela criminalização, assim como para tratar dos desafios criados pela configuração atual do mercado via uso medicinal da Cannabis a partir de um horizonte ético da busca por equidade social.
Título: Design Sonoro e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial – 2a fase
Coordenação: Christian Langaro Vaisz
Bolsista: Rafael Slechticius da Silva (12h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: Com a primeira fase da pesquisa, foi possível perceber a rápida evolução das tecnologias de Inteligência Artificial. O que antes parecia impossível, torna-se possível com o lançamento de uma nova ferramenta online ou software. No entanto, a integração das ferramentas de IA nos processos de criação ainda precisam ser aprimoradas. Por vezes, o detalhamento de uma instrução ou prompt para uma ferramenta de IA pode demorar mais do que implementar os sons de formas tradicionais. Diante deste cenário, este projeto de pesquisa busca explorar as novas possibilidades tecnológicas aplicadas ao design sonoro e à produção de áudio por meio da inteligência artificial. Quais implicações éticas e estéticas surgem com estas ferramentas? Por outro lado, que possibilidades criativas podem ser desenvolvidas a partir destas tecnologias? Essas perguntas permeiam o problema de pesquisa, e com os resultados esperados espera-se contribuir para o campo científico e tecnológico, aprimorando a formação de profissionais de produção audiovisual e multimídia.
Título: Mapeamento dos materiais a Literatura Surda – 2025
Coordenação: Renata Ohlson Heizelmann Bosse
Bolsista: Juliana Morales Paes 16h
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: O projeto objetiva mapear todos os materiais de literatura surda, trazendo um olhar mais direcionado ao processo de criação e produção de seus autores, a fim de identificar como esses materiais podem ser categorizados da educação infantil à graduação e disponibilizá-los para uso na educação de surdos em um repositório
Título: Identidade(s) docente(s): uma análise na docência da educação básica brasileira
Coordenação: Gabriel Duarte da Fonseca
Bolsista: Marilice Strada da Fonseca Selecionada (16h) e Arneles de Alencar (8h)
Vigência Projeto: 01/04/2025 a 31/12/2025
Resumo: A pesquisa se justifica a partir da necessidade de contínua reflexão sobre a identidade(s) docente(s) constituída na docência da educação básica à luz dos diferentes processos multifacetados que a identidade, como processo sócio histórico demarca os sujeitos nos contextos sociais. Se propõe a análise crítica da constituição da identidade docente e da profissionalização dos professores por meio da reflexão teórica sob diferentes perspectivas ancoradas em Tardif, Nóvoa, Freire, Imbernón, Pimenta, Hypolito, dentre outros, problematizando os aspectos culturais, identitários, políticos e sociais, bem como as contribuições da formação inicial e continuada na construção/consolidação da mesma. Neste bojo, é salutar e importante as constantes reflexões frente à identidade docente da educação básica, considerando que ao refletir sobre esse processo se implica compreender as práticas, os saberes e os contextos que os docentes desenvolvem e estão inseridos especificamente os da educação básica brasileira.