Início do conteúdo

Aula inaugural dos cursos do IFRS no Programa Autonomia e Renda ocorre com recepção aos estudantes na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap)


Pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti

O início dos cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi celebrado com uma atividade especial nesta terça-feira, 29 de outubro de 2024. Os 70 estudantes dos cursos de Pintor Industrial, do Campus Alvorada, e Auxiliar de Serviços Diversos, do Campus Porto Alegre, participaram de uma aula inaugural na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Houve momentos de aprendizados, integração e de renovar as esperanças por um futuro com mais oportunidades a partir da qualificação.

No auditório da Refap, o grupo foi recepcionado com falas de acolhida e incentivo de gestores da Petrobras, do IFRS e da Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul), parceiros na execução do Programa. Por fim, saíram para uma visita à área industrial e à Casa de Controle da Refap.

Projeto para transformar vidas

Aproveitar a oportunidade, dedicar-se aos estudos e não desistir diante dos obstáculos foram estímulos dados pelos gestores ao grupo. O gerente-geral da Refap, Marcus Valenti, lembrou da própria história de crescimento na empresa para ressaltar o quanto o conhecimento e o empenho podem abrir portas. Falou sobre a necessidade de estar qualificado para atuar em um ambiente como a Refap. “Cuidamos muito das questões de segurança, meio ambiente e saúde. É preciso estar bem preparado para trabalhar em uma refinaria.”

A pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, destacou o quanto o projeto poderá ser um diferencial na trajetória profissional dos participantes. “O setor de serviços exige profissionais preparados e comprometidos. Sabemos que vocês, ao final desta jornada, estarão prontos para atender a essa demanda. A formação que irão receber não é apenas técnica, mas também uma construção de valores, responsabilidades e trabalho em equipe.”

A mudança na vida dos estudantes e a possibilidade de realizar sonhos a partir dessa qualificação foram citados ainda pelo diretor-presidente da FaifSul, Osmar Renato Brito Furtado. Ele aconselhou: “Vocês vão encontrar obstáculos, mas não desistam, pois novas etapas virão”.

Dando sequência à atividade, João Britto, engenheiro mecânico da Refap, fez uma apresentação sobre a parada de manutenção da Refinaria, destacando os objetivos e prestando detalhes das atividades a serem desempenhadas. Prevista para ocorrer em 2025, vai demandar a contratação temporária de milhares de prestadores de serviço, em diferentes funções.

A solenidade foi finalizada com as palavras da gerente setorial de Responsabilidade Social da Petrobras, Bianca Efrom. Bianca salientou que a Petrobras acredita muito em diversidade e oportunidade, e o Autonomia e Renda foi planejado para conciliar essas duas questões. Segundo ela, os cursos ofertados no programa foram definidos a partir de estudos de demanda das unidades da Petrobras e da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Dessa forma, busca ampliar as possibilidades de colocação dos concluintes e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento das comunidades próximas das operações da Petrobras.

Estudantes foram recebidos na Refap

Ânimo renovado

A experiência animou os estudantes. Atuando em trabalhos sem carteira assinada há mais de 20 anos, Andreus Artigas dos Santos, de 60 anos, já planeja o que fazer. “Pretendo finalizar o curso com a nota máxima, nada menos do que isso. Então, vou me colocar à disposição das empresas e aguardar as oportunidades que virão”, conta o aluno do curso Pintor Industrial.

Vitória Moraes da Silva, de 26 anos, levará na memória a atividade na Refap. “Era um sonho vir à Petrobras e estou conseguindo realizar”, afirma. Para ela, o curso é uma forma de melhorar o currículo e continuar aprendendo. “Eu gosto de estudar. O estudo ninguém tira da gente. Espero ir muito adiante ainda.”

Além da formação, todos os participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 660, com um valor diferenciado de R$ 858 para mulheres com filhos de até 11 anos. Outras turmas serão ofertadas pelo IFRS e por outros Institutos Federais. As oportunidades podem ser acompanhadas no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais do IFRS.

 

Fonte: Comunicação da reitoria do IFRS.

Fim do conteúdo