Campus Alvorada abre inscrições para o “Curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário” pelos Programas Manuel Querino e IPÊ de Economia Solidária

Até o dia 8 de setembro de 2024, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário” pelos Programas  Manuel Querino e IPÊ de Economia Solidária.

Ao todo são 60 vagas divididas em duas turmas, conforme o quadro abaixo:

A carga horária é de 200 horas presenciais no Campus Alvorada, com certificado.

As inscrições são gratuitas e os(as) participantes receberão auxílio no valor de R$6,00 (seis reais) por hora/aula assistida, equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais mensais) – é necessário ter frequência mínima de 75%.

O Curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário possui três módulos:

1) Módulo Básico:

• Gêneros Textuais (8 horas/aula)
  • Habilidades de Raciocínio para atender demandas cotidianas dos Empreendimentos Econômicos Solidários  (8 horas/aula)
  • Informática básica para atender demandas cotidianas dos Empreendimentos Econômicos Solidários (8 horas/aula)
  • O Mundo do Trabalho (8 horas/aula)
  • Normas e Regras (8 horas/aula)

2) Módulo Profissional

• Introdução à Economia Popular e Solidária (30 horas/aula)
  • Ecossistema e Redes (30 horas/aula)
  • Organização, Gestão e Formalização (30 horas/aula)
  • Comunicação e Inclusão Digital (30 horas/aula)
  • Acesso às Políticas Públicas e Financiamentos (30 horas/aula)
3) Módulo Tempo Comunidade
  • Prática de Intervenção Social (40 horas/aula)
Para participar, os(as) interessados(as) devem ser maiores de 16 anos, e ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Incompleto (ter cursado pelo menos a 5º série do ensino fundamental)

As inscrições devem ser realizadas pelo formulário eletrônico, disponível neste link. Para os(as) candidatos(as) que não possuem acesso a computador ou internet, a partir do dia 29 de agosto, das 13h às 17h, a instituição disponibilizará equipamentos com rede para a realização da inscrição no hall da biblioteca.

Confira o Edital nº 35/2024.

Dúvidas e informações pelo e-mail [email protected].

Sobre o Programa Manuel Querino

O Programa Manuel Querino foi instituído em 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e tem por objetivo contribuir para o acesso ao trabalho decente, emprego e renda dos trabalhadores e trabalhadoras. O programa é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as resoluções do Conselho Nacional do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), e já firmou parcerias com pelo menos 12 Universidades e 8 Institutos Federais para a qualificação de 33.760 pessoas em 13 estados do Brasil.

Sobre o Programa IPÊ de Economia Solidária

O Programa IPÊ tem como objetivo realizar qualificação social e profissional para empreendedoras e empreendedores em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada com a política de economia popular e solidária, com foco no acesso e permanência em ocupações demandadas pelo setor produtivo local e/ou relacionadas à vocação econômica do território, através dos Institutos Federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.