Início do conteúdo

Estudantes do IFRS dos campi Alvorada e Porto Alegre e Núcleo de Memória contribuem para registros sobre a recuperação de acervos atingidos pela catástrofe climática


Créditos: Marcelo Vianna e NuMem IFRS

Nos dias 02 a 05 ocorreu o evento “Salvando Histórias e Memórias: Recuperando acervos da enchente”, organizado pelo Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul e a Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul – com apoio do IFRS, a partir de seu Núcleo de Memória. O evento, transmitido no formato virtual, foi uma oportunidade de apresentar ao público e discutir o cenário envolvendo a tragédia ambiental e seu impacto nos acervos museológicos, arquivísticos e culturais do Rio Grande do Sul, apresentando falas de diferentes especialistas sobre o cenário e as atividades recuperação executadas.

O evento contou com vídeos produzidos em instituições que já estão procedendo a recuperação de acervos documentais – a Sociedade Polônia, a Fundação Pão dos Pobres e o Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre. Os registros audiovisuais realizados por Eduarda Martins (bolsista Fapergs) e Luciane Prado (Estagiária de Comunicação), estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia do Campus, orientadas por Marcelo Vianna, foram realizados de forma objetiva, de forma a demonstrar ao público os diferentes processos empregados e os avanços realizados para recuperação do patrimônio cultural atingido. As estudantes Letícia Porto e Gabriela dos Santos, estudantes do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS Campus Porto Alegre, bolsistas de Ensino e de Extensão respectivamente, coordenadas pela professora Angela Flach, prestaram apoio às gravações e ao evento.

Em destaque, encontra-se a gravação envolvendo processo de resgate e recuperação do Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre, conduzido pela arquivista Flávia Rosseto e equipe, com apoio do Núcleo de Memória. A partir do registro audiovisual, é possível dimensionar um pouco do desastre ocorrido e o quanto a história e memória do campus Porto Alegre e da Educação Profissional e Tecnológica está sendo recuperada, a partir do trabalho colaborativo desenvolvido pelos envolvidos. Mais do que isso, este e os demais vídeos reafirmam o compromisso do IFRS com a preservação do patrimônio e da memória de todos que estão dedicados à recuperação dessa.

Os vídeos podem ser consultados diretamente no canal do NuMem/IFRS no YouTube:
Sociedade Polônia
Fundação Pão dos Pobres
Arquivo do IFRS Campus Porto Alegre

 

Fim do conteúdo