Início do conteúdo

7˚ Festival Kino Beat tem participação de docentes e discentes do IFRS Campus Alvorada


O 7˚ Festival Kino Beat ocorre do dia 12 ao 30 de novembro, e tem como projeto curatorial o conto  “A autora das sementes de acácia ” e outras passagens da Revista da Associação de Therolinguística de 1974, da autora Ursula K. Le Guin.  “Por meio da ficção, a escritora nos apresenta uma nova e revolucionária ciência que estuda a linguagem e a poética dos animais: a Therolinguística”, informa a curadoria do Kino Beat. O festival é cheio de atrações, passando por artes plásticas, performances e produções audiovisuais.

Neste ano, o evento consta com a participação de docentes e discentes do IFRS Campus Alvorada. O professor de áudio e teoria das mídias Marcelo B. Conter e a bolsista CNPq Lígia Lazevi apresentam o trabalho  “A música das plantas e a escuta na era do multitasking”, derivado da pesquisa “Semioses afetivas da música ambiente contemporânea”, que é desenvolvida no Campus. A palestra ocorre no dia 24 de novembro, das 19h às 22h, no Congresso de “Therolinguística: A(na)rqueologias da Terra”, evento integrante do festival. A transmissão ocorre no Canal do YouTube da KinoBeat, de forma gratuita.

“Estamos elaborando uma análise especulativa sobre os vídeos de Shane Mendonsa. Ele compõe música ambiente conectando plantas a sintetizadores. Diante disso, fabulamos sobre a ideia de que tais sintetizadores poderiam servir como um tradutor universal entre seres humanos e plantas. Mas que ordem de comunicação seria esta? E que forma de arte é essa para as plantas? Se elas não “ouvem”, podem ao menos “escutar” a música que sua força vital comanda?”, comenta Marcelo sobre a investigação que realiza com Ligia.

E na categoria trabalhos temos “Em terra rasgada reconstruímos o mapa, por Marcelo Chardosim”. Os pesquisadores da arte, biologia, arquitetura, ciências sociais, direito e geografia criam conexões, reflexões, proposições de um possível parque do futuro para Alvorada. O projeto acontece em dois momentos: primeiro, na exibição do curta “Terra Rasgada” direção de Cristyelen Ambrozio, aluna do Superior em Produção Multimídia, e Jonatan Tavares. E em segundo momento, no trabalho “Reconstruir o mapa”, uma mostra coletiva de projetos em diferentes formatos, tendo uma ação contínua para fortalecer a criação do Parque da Solidariedade, com propostas inseridas nos espaços públicos de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão e Porto Alegre.

“Mapas, desenhos, renderização, colagens, pinturas, criações digitais, cartazes, maquetes físicas e virtuais, mapeamentos de terrenos baldios, vídeos, processos híbridos, textos, pesquisas científicas, performances, encontros online temáticos, oficinas, artes no GPS, entre outras formas de transmissão, são os dispositivos que fazem possíveis (ou impossíveis) caminhos para a criação do Parque da Solidariedade”,  conforme descrito no site.

Nesta segunda parte, participam alguns docentes e discentes do Campus, sendo eles os professores Sandro Ka, artista plástico e professor do curso Superior em Produção Multimídia e do Técnico integrado em Áudio e Vídeo; Manuela Finokiet, professora do curso Superior em Produção Multimídia e do Técnico integrado em Áudio e Vídeo e também  do Técnico Integrado em Meio Ambiente; e os alunos do Técnico Integrado em Meio Ambiente, Carolina Possa, Laura Becker e Jordano Pinto. O projeto conta ainda com a atração especial do quadrinista e artista visual Pablito Aguiar, que reside em Alvorada.

Confira toda programação no site do evento.

 

 

Fim do conteúdo