4º Mepex reúne mais de 70 trabalhos

“Ciência além dos muros”. Este foi o tema da 4ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada realizada nos dias 2 e 3 de outubro. O evento, que teve o objetivo de ser um espaço de troca de experiências, exposição e discussão de projetos, contou com a apresentação de 78 trabalhos oriundos de servidores e estudantes do IFRS e de outras instituições de cultura, educação e saúde. Além disso, teve oito oficinas; 15 bancas de artesanatos e 8 de alimentação; três performances artísticas; duas exposições artísticas.

Em sua fala de abertura, o coordenador do evento, professor Marcelo Conter, lamentou o cenário nacional vivido pela educação e lembrou que, enquanto acontecia a abertura, estudantes e servidores estavam nas ruas lutando*pelo direito a que mostras científicas tenham continuidade por exemplo. Ele ressaltou que iniciou sua carreira como bolsista de iniciação científica em 2005, recebendo R$ 250,00. “Eu achava pouco na época, mas valia muito mais do que os R$ 400,00 que pagam hoje”, disse. E complementou:

– Em 2005, não precisávamos enfrentar teorias da conspiração, obscurantismos, preconceitos. Essas coisas existiam, mas elas não se colocavam à frente da ciência. Hoje, a ciência precisa ser revolucionária. O espaço acadêmico precisa se reinventar. A ciência precisa ser atrativa, integradora, comunitária. Mas estamos sendo progressivamente encurralados a cada semana com menos verbas, menos espaço, menos investimentos, menos interesse, menos tempo livre para ler, estudar, investigar. O ofício do cientista envolve tempo para reflexão. Mas nem sempre este tempo nos é oferecido.

O diretor-geral do Campus Alvorada também destacou o contexto vivido e a importância de eventos como a Mepex para popularizar o ensino, a ciência e a extensão, que em cinco anos da unidade, já estamos na quarta edição da ação. Ainda ressaltou as apresentações culturais na atividade, enfatizando que cultura e ciências são elementos essenciais para os seres humanos.

A palestra de abertura da 4ª Mepex foi conduzida pelos representantes da Associação de Pesquisa de Práticas em Humanidade (APPH)** – doutorando em Filosofia e mestre em Letras, Fernando Silva e Silva; mestre em estudos da Linguagem, Caroline Nogueira da Silveira; e o graduado em Filosofia, Caio Link Pires Miranda – e pela doutora em Engenharia de Produção e docente do Campus Osório do IFRS, Flávia Santos Twardowski. O grupo falou sobre o desenvolvimento, dificuldades e conquistas de suas pesquisas.

Os destaques da 4ª Mepex foram:
– “Dados preliminares sobre a prevalência de ansiedade e depressão entre os estudantes do IFRS Campus Alvorada” – apresentadora: Thaisla Figueiró
– “Repertório de práticas integrativas: inspirações para aulas criativas – Campus Alvorada” – apresentadoras: Emilly Martins Fagundes e Nathália Silva Lagôas
– “Projeto de ensino: Clube de Xadrez” – apresentador: Allan Toreti da Silva
– “Processos fotográficos alternativos: Cianotipia” – apresentadoras: Nicoly Cauduro da Silva e Cristyelen Ambrozio Ferreira
– “Nós podemos discutir corpo, gênero e sexualidade na Restinga” – apresentadores: Bryan Ariel Ali Maciel Subtil Moura e Giovanna de Oliveira Fernandes
– “Mitos e crenças de gestantes sobre o atendimento odontológico” – apresentadora: Rose Mari Ferreira
– “Aspectos técnicos e usos de inteligências artificiais” – apresentador: Lenon Saturnino Bernardino
– “PROPES- programa permanente de estudos surdos” – apresentadores: Rafael Ribeiro Andrade e Debora da Silva Kretzmann
– “Validação para o Português (Brasil) do Inventário de Psicopatia de Hare: Versão Jovem (PCL: YV) – Uma Correlação com Aspectos Clínicos e Psicossociais” – apresentadora: Giovana Groff de Souza
– “Repertório de práticas integrativas: inspirações para aulas criativas – IFRS Campus Viamão” – apresentadores: Jean Marques Brizola e Giovâni da Rosa Santos
– “Análises espectrais de sonoridades do rock independente brasileiro” – apresentadores: Jeferson Luiz Moraes da Costa e João Lucas Rios Silva
– “Cine diversidade: precisamos falar com os homens?” – apresentadores: Caroline Aparecida Roza dos Santos e Rodrigo Otavio da Silva Macedo
– “AmarElo”: dialogando sobre valor(ização) da vida” – apresentadores: Northon da Silva Lara e Caroline Aparecida da Roza Dos Santos
– “Mais Ciência: monitoria de ciências da natureza em turmas do segundo ano do ensino médio” – apresentadores: Rauan Vasco de Souza e Brenda do Prado Fritz
– “Monitoria de Ciências da Natureza” – apresentadores: Mayara Regina Aschemmakher Ramborger Miranda e João Gabriel Fernandes Mayer
– “Desenvolvimento de aplicativo para smartphones para gerenciamento de resíduos sólidos” – apresentador: Daniel de Quadros dos Santos
– “Residência pedagógica: Diversidade através do ensino de História para os anos iniciais” – apresentador: Robson Gawlinski Cunha
– “Sarau do Sol e da Lua: Espaço artístico no Campus Alvorada” – apresentadoras: Carolina Possa e Cindy Santos de Souza
– “Na prática: ações integradas de gestão e produção cultural no cotidiano de uma galeria de arte”  apresentador: Rodrigo Borba da Silva

Confira as fotografias da 4ª Mepex no perfil do Campus no Facebook.

* Dias 2 e 3 de outubro foram dias de greve nacional dos Estudantes convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, com a adesão de várias frentes sindicais).

** A Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades é uma organização voltada à pesquisa em seus múltiplos sentidos:  científica, artística, filosófica e política. A APPH foi fundada no ano de 2013 em Porto Alegre e desde então oferece cursos de idiomas, aulas de música, terapia psicanalítica, oficinas, palestras e encontros abertos de grupos de pesquisa que envolvem, sem se limitar, as áreas da filosofia, antropologia, linguística, sociologia e história.