18 de julho de 2016, o dia em que a nossa alma encontrou o nosso corpo

Dois anos atrás, 18 de julho de 2016, o IFRS- Campus Alvorada dava um passo decisivo na sua trajetória, saía da sua sede provisória para se estabelecer na sua casa definitiva.

Tal processo de mudança é a própria síntese do que é a construção deste Campus. Tivemos auxílio e parceria de outras instituições, como o Exército Brasileiro que ajudou  com a força de trabalho necessária para carregar a mobília da mudança; vivenciamos a entrega dxs servidorxs, que não mediram esforços para limpar e organizar o novo ambiente de trabalho e enfrentamos as dificuldades que as mudanças impõem, esperar pela instalações de serviço de internet e o aguardo da contratação do serviço de limpeza são algumas dessas.

De lá pra cá crescemos. Estabelecemos laços com a comunidade do entorno; chegaram novxs colegas; ampliamos nossos cursos e conquistamos novxs estudantes. Estes, mais que um capítulo a parte, são um capítulo especial na nossa vida. Em todo o momento, e de diferentes formas, elxs demostram o quanto gostam do Campus Alvorada. Essa relação de pertencimento é o que lhes impulsiona para organizar mutirões de limpeza, tocar bailes na instituição, participam de jogos e promover atividades culturais .

Entre acertos e erros, como toda a construção humana – sim, é importante ressaltar quer o Campus Alvorada é construído por seres humanos – temos as nossas diferenças de visão de mundo, de educação e de sociedade que se evidenciam ao  longo dos últimos dois anos.  Por outro lado, temos algumas questões que nos dão unidade, certamente a principal dessas é o fato de assumirmos o compromisso social que é inerente a o enraizamento do Campus de um IF em uma região de periferia.

Nestes dois anos tivemos, e temos, muitas dificuldades estruturais. Ainda nos empanturramos de barro e poeira, pois não existe pavimentação no acesso à nossa escola. Em decorrência do cenário nacional, submetidos a  uma nova lógica de gestão pública,  vivemos cortes drásticos no orçamento da educação pública, o que implica na dificuldade de ampliar os nossos espaços, nos impede acesso a laboratórios e equipamentos que são indispensáveis para que possamos levar adiante uma educação de qualidade. Salienta-se, mesmo com as dificuldades enumeradas, não perdemos o que está conosco desde a nossa gênese: nossa esperança.

Finalmente, é possível afirmar que 18 de julho de 2016 é o dia em que a nossa alma encontrou nosso corpo. Sabendo que a primeira, vinculada aos nossos sonhos e utopias, é bem maior que a segunda, representada pela nossa estrutura física, apontamos que o encontro de ambas foi algo necessário para a nossa identidade e para afirmação de um Campus que está em Alvorada e é, também, de Alvorada !

Viva os Institutos Federais! Viva o IFRS- Campus Alvorada!

Fábio Azambuja Marçal
Diretor Geral Pro Tempore do Campus Alvorada IFRS.