Campus Viamão
Metodologias disruptivas em pesquisa artística feminista será tema de encontro do projeto “Vozes Femininas”, dia 8
Nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, às 10h, o projeto Vozes femininas: música e literatura sob uma perspectiva de gênero irá transmitir o encontro intitulado Metodologias disruptivas em pesquisa artística feminista, com Isabel Nogueira (Bel_Medula). A atividade é aberta ao público, via YouTube (bit.ly/VozesFem8-10).
O projeto, coordenado pela professora Daisy César, consiste na formação de um grupo de estudos, conduzido pela artista Ana Clara Matielo, sobre as relações de gênero no meio musical e literário por meio de epistemologias feministas. São encontros para leituras e debates de textos literários e teóricos, rodas de conversa com intérpretes e compositoras locais e sarau.
O projeto é uma realização do Edital IFRS Nº020/2021 – Apoio a programas e projetos de extensão voltados à arte e à cultura.
Saiba mais sobre Isabel Nogueira (Bel_Medula)
É compositora, artista sonora, produtora musical e musicóloga. Bacharel em Piano e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, é professora da UFRGS e coordenadora do Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música (UFRGS). Lançou diversos álbuns de música experimental por selos do Brasil, Itália, Peru e Estados Unidos e quatro álbuns de canções (Vestígios Violeta, 2014; PeleOsso, 2019, Luna, 2020 e Semente, 2021). Tem artigos e livros publicados sobre música e gênero, criação sonora e pesquisa artística. Em 2919 foi orientadora da residência artística para mulheres no Projeto Concha, em Porto Alegre e em 2020 foi mentora do Projeto RS Music Lab. É especialista em escuta profunda pelo Deep Listening Institute e desenvolve workshops sobre este tema no Brasil e no exterior. Indicada ao Prêmio Açorianos pelo Disco PeleOsso, em 2020, também desenvolve performances audiovisuais e poemas sonoros, como o trabalho Estilhaço, para o Festival Novas Frequências (2020).
Saiba mais sobre Ana Clara Matielo (@_anamatielo)
Ana Clara Matielo é compositora, cantora e violonista natural de Porto Alegre/RS. Graduada em Música Popular pela UFRGS, seu TCC discorre sobre as relações de gênero no meio musical e seus atravessamentos em sua formação musical e em sua trajetória como compositora. Ana lança seu primeiro EP autoral, Clara, dia 23 de julho nas plataformas digitais, produzido pela autora e pela ILU AKIN Produções. Desde 2015, ministra aulas de canto, musicalização e teoria musical.
Leia também:
Próximo encontro do projeto Vozes Femininas será no dia 17 de setembro
Projeto Vozes Femininas irá transmitir encontro “O impacto da performance”, com Ianaê Régia