Comissão Interna de Saúde, Segurança e Prevenção de Acidentes (CISSPA)
O QUE É A CISSPA?
A CISSPA é um órgão de natureza deliberativa sobre questões pertinentes à saúde, à segurança e prevenção de acidentes.
A CISSPA possui caráter prevencionista sobre questões pertinentes ao meio ambiente, à saúde e à segurança do trabalho e tem como finalidade a melhoria das condições de trabalho e do meio ambiente, buscando soluções que promovam o bem estar físico, psíquico e social do profissional em educação.
OBJETIVOS DA CISSPA:
- Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;
- Propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;
- Valorizar e estimular a participação dos profissionais em educação, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.
Email: [email protected]
Composição (Portaria nº 9, de 27 de fevereiro de 2024)
- Andréia Ambrósio Accordi
- Carmem Meinerz Marques
- Luci Fortunata Motter Braun
- Ana Denise Figueira Rodrigues
- Nidiana Pohl dos Santos
Normativas:
- Regimento Interno aprovado pelo CONSUP, conforme Resolução nº 64, de 25 de junho de 2019
- Manual de Recomendações do Uso de EPI por Atividades
- Manual de Procedimentos em Saúde do Servidor IFRS (atualizado em 10/01/2017)
- Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal
- Regimento Interno / Resolução nº 093, de 27 de outubro de 2015 – Aprova o Regimento Interno da Comissão Interna de Saúde, Segurança e Prevenção de Acidentes (Cisspa) do IFRS
- NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)
- NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
- NR 15 – Atividades e Operações Insalubres
- NR 16 – Atividades e Operações Perigosas
- Regimento Complementar do Campus Viamão (Aprovado pelo Conselho de Campus em 30 de agosto de 2018)
Comunicado de Acidente ou Incidente em serviço
Quando ocorrer acidente ou incidente em serviço com ou sem lesão com servidores do quadro efetivo, deverá ser preenchido o FAIS (Formulário de acidente e incidente em serviço). Em seguida, encaminha-se o processo para a perícia médica oficial (SIASS). Leia mais no Manual de Fluxos.
Se você presenciou uma situação de quase acidente, identificou uma situação de risco ou tenha sugestões de ações a ser realizada pela CiSSPA Local entre em contato conosco através dos formulários abaixo:
Política de Prevenção e Combate ao Assédio
Como mais uma ação de prevenção e combate ao assédio e às violências no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foram definidos fluxos e procedimentos para denúncias e ações de acolhimento, que estão publicados na Instrução Normativa (IN) nº 06/2022.
Além do apoio e do acolhimento, o IFRS orienta, por meio da IN nº 06/2022, que qualquer pessoa que sentir necessidade pode registrar a denúncia junto à Ouvidoria do IFRS. Isso é realizado por meio do sistema Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Esse é o espaço que acolhe o que estudantes, servidores ou pessoas da comunidade externa têm a dizer e realiza os encaminhamentos necessários. No site, é preciso escolher a manifestação intitulada “denúncia” e, para registrar as informações, é possível fazer login ou então escolher a opção “Não identificado” para relatar o caso sem se identificar.