NAC
Sarau do Sol e da Lua celebra o Mês de Luta das Mulheres com música e poesia no palco do Campus Alvorada
No dia 24 de março o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi palco do Sarau do Sol e da Lua: Edição Mês de Luta das Mulheres. Com o objetivo de estimular a expressão artística e valorizar a diversidade cultural na instituição, a atividade destacou a importância da arte no debate sobre igualdade de gênero e também integrou a programação de comemorações dos 10 anos do IFRS Campus Alvorada.
O evento, que terá periodicidade mensal, foi organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e contou com a participação do projeto de extensão “Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo” e apresentações musicais e intervenções poéticas de estudantes dos diversos cursos oferecidos pelo campus.
Pelo projeto “Eu sou o samba”, coordenado pela servidora Marlise Paz, apresentaram-se os estudantes Carolina Santiago, Amanda Martins, Rosemar Silva, Nathanael Carvalho, Lucas Martins, Rodrigo Dias, e os docentes Carlos Ferrari e Camila Castro. Arneles Alencar e Daniel Machado, estudantes da Licenciatura em Pedagogia, realizaram intervenções poéticas. Taylor Fajardo, estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente; Gustavo Toledo, Amanda Martins e Carolina Santiago, estudantes do Curso de Produção de Áudio e Vídeo e Kleberson Santos, estudante do Curso Técnico em Cuidado de Idosos também realizaram apresentações musicais.
A equipe do NAC responsável pela organização desta edição do sarau foi composta pelas docentes Franciele Aguiar, Camila Castro, Adriele Albuquerque e Nina Loguercio, e pelos estudantes Olga Spielmann Schneider, Ana Clara Macedo, Maurício Fonseca e Daniel Machado. A arte gráfica da primeira edição do ano de 2025 foi elaborada por Amanda Martins e os registros fotográficos são de Maurício Fonseca.
Créditos: Divulgação e Setor de Comunicação do IFRS Campus Alvorada