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Projeto Café com Paulo Freire reúne comunidade para refletir sobre Educação Popular no IFRS Campus Alvorada


O Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) sediou mais uma edição do Projeto de Extensão Café com Paulo Freire, com o tema “Paulo Freire e a Educação Popular”. O encontro reuniu estudantes, educadores, licenciandos em Pedagogia, servidores de outros campi do IFRS,  integrantes de escolas da região, militantes de movimentos sociais e membros da comunidade para um momento de diálogo, escuta e troca potente de saberes. A atividade aconteceu na última quarta-feira, 21 de maio, no auditório da instituição.

Inspirada na metodologia freireana dos círculos de cultura, a atividade foi conduzida de forma participativa e horizontal, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. A mediação foi realizada pelo professor Vinícius Lousada, coordenador do projeto, e contou com o apoio da bolsista Carolina Machado, da gestão do Campus e da Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob responsabilidade do professor Gabriel da Fonseca. Além disso, estiveram presentes como convidados e convidadas: integrantes do Projeto Eu Sou do Samba, coordenado por Marlise Paz dos Santos; Adriana Martins, do Projeto Alvorada; Equipe do Pré-vestibular Popular Minervino; Professor Gabriel Gomes (EMEF Paulo Freire); Professora Fernanda Paulo (UFRGS / AEPPA).  

O objetivo do evento foi fomentar reflexões sobre as práticas de Educação Popular e valorizar iniciativas que promovem a transformação social por meio do conhecimento, da cultura e do engajamento comunitário. Ao longo da noite, foram compartilhadas experiências, desafios e estratégias de atuação nos territórios, reafirmando a potência da educação comprometida com as demandas e realidades das classes populares.

O Projeto Café com Paulo Freire é uma ação de extensão do IFRS Campus Alvorada e integra o calendário de atividades institucionais voltadas ao diálogo com a comunidade externa, à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento de práticas pedagógicas críticas e inclusivas. 

A próxima edição do projeto será realizada em junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, no município de Alvorada.

 

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