Professora do Campus Alvorada publica livro sobre Literatura Surda

A docente Renata Heinzel publicou a obra “Literatura Surda no currículo das escolas de surdos”. O livro de sua autoria foi contemplado em 1º lugar no edital 07/2023 – Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos, sendo a primeira autora a conquistar o prêmio pelo Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Por meio de uma pesquisa, a obra procura descobrir as formas como são trabalhadas as produções literárias no currículo das escolas de surdos e tem como objetivo responder todos estes questionamentos ao longo da narrativa. Segundo Renata, através da sua pesquisa de mestrado foi possível explorar a circulação de produtos literários em Escolas Bilíngues de Surdos. Ao todo, a docente coletou informações em três escolas de surdos localizadas no Rio Grande do Sul, uma fora do estado e uma nos Estados Unidos.

O Setor de Comunicação do Campus Alvorada entrevistou a docente Renata Heinzel, que contou sobre seu processo criativo durante a escrita da obra:

Confira:

-Qual foi o processo criativo e o que te moveu durante a pesquisa e escrita da obra?

Tenho conhecimento da qualidade das obras surdas relacionadas a Literatura surda, recordo de que não tive acesso a Educação Literária em minha infância nas escolas, com isso fui ao encontro de como são trabalhadas as produções literárias no currículo das escolas de surdos.

-Algum caso em específico aconteceu durante a pesquisa que seria interessante compartilhar? Qual?

Nas escolas bilíngues de surdos as Literaturas Surdas tem infelizmente um lugar de despreparo, bem como não há profissionais que representam com maestria a cultura surda, ficando sempre a responsabilidade às pessoas surdas de circularem os textos em Língua de Sinais. Espero que no futuro essa produção sirva de base para pensar, refletir acerca de onde circulam as Literaturas surdas.

O E-book “Literatura Surda no currículo das escolas de surdos” está disponível gratuitamente online.

Confira.

Literatura Surda no currículo das escolas de surdos

A pesquisa explora a circulação da literatura surda em escolas bilíngues para surdos. A partir da noção de currículo, extraída dos Estudos Culturais, entendida como circulação de desejo na escola, analisa-se a Literatura Surda pelo viés da educação literária e como artefato da cultura surda tendo como perspectiva os Estudos Surdos. Busca-se verificar a disponibilização e produção de materiais referentes à literatura surda nas escolas bilíngues para surdos, bem como analisar as produções literárias nos currículos dessas escolas. Foram realizadas entrevistas em cinco escolas, sendo quatro brasileiras e uma estadunidense, em grupos focais, com professores, diretoras e alunos, surdos e ouvintes.