Início do conteúdo

Processo Seletivo para ingresso de estudantes indígenas recebe inscrições até 18 de novembro


A partir desta segunda-feira, 4 de novembro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe inscrições para o Processo Seletivo especial de estudantes indígenas. Há vagas no ensino médio integrado ao curso técnico, incluindo opções de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em cursos técnicos voltados a quem já tem o ensino médio e em cursos superiores de graduação. Todos são gratuitos e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2025.

No total, são 356 vagas nos 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Sobre a inscrição:

As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de novembro, pelo site ingresso.ifrs.edu.br. É necessário fazer login no portal gov.br. Ao acessar o sistema de inscrição do IFRS, o candidato será direcionado ao portal gov.br para autenticação com CPF e senha. Se não tiver cadastro, será redirecionado para criar um.

Sobre a seleção:

A seleção acontecerá por meio de uma redação para os candidatos aos cursos superiores de graduação e por sorteio entre os inscritos nos cursos de nível técnico. A prova de redação ocorrerá presencialmente no dia  04 de dezembro, às 10h. O sorteio será no mesmo dia, às 14h.

Informações completas no edital e anexos, disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br

Confira as próximas datas importantes:

  • 04/11: Publicação do edital.
  • 04/11 a 18/11: Período de inscrições.
  • 19/11: Divulgação da lista dos candidatos homologados.
  • 04/12, 10h: Realização da prova de redação.
  • 04/12, 14h: Realização do sorteio público.
  • 13/12: Publicação do resultado da prova de redação e do sorteio.
  • 16/12 a 20/12: Envio da documentação dos aprovados em Primeira Chamada para efetivação da matrícula.

 

Fonte: Comunicação da reitoria do IFRS.

Fim do conteúdo