Projetos de pesquisa iniciados em 2022
EDITAL Nº 51/2021 COMPLEMENTAR AO EDITAL Nº 42/2021 – EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs
Título: Mapeamento cultural lgbtqi+: 10 anos
Coordenação: Sandro Ouriques Cardoso ( Daniel Petry Coordenador Substituto)
Bolsistas: Ariane Carvalho Laubin e Leonardo de Mello Squillante
Vigência Projeto: 01/01/2022 a 31/12/2022
Resumo: Projeto de pesquisa desenvolvido pelo IFRS Campus Alvorada, com foco na análise, sistematização e publicação de dados sobre a história e memória do Mapeamento Cultural LGBT, ação realizada em diversas cidades do Brasil pela ONG SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, entre os anos 2011 e 2012. A partir dos dados levantados na pesquisa, numa ação entre universidade e movimento social, o projeto propõe-se a revisar e atualizar questões ligadas à produção artística e cultural LGBTQI+ brasileira, abrangendo assuntos relacionadas ao cenário das políticas públicas existentes e voltadas para este segmento cultural e ao levantamento de um panorama de expressões e manifestações representativas para esse segmento cultural, de modo a estimular sua documentação e, em especial, garantir sua salvaguarda e a manutenção de sua memória.
Título: Processos Fotográficos Alternativos do Século XIX – Cianotipia
Coordenação: Daniel Bassan Petry
Bolsistas: Eric Lima Pedott
Vigência Projeto: 01/01/2022 a 31/12/2022
Resumo: O presente projeto trabalha com processos fotográficos e tem como cerne analisar e executar processos alternativos de impressão de imagens originados no século XIX e não usuais na contemporaneidade, desenvolvendo nos discentes o conhecimento sobre estes processos e incentivando a capacidade crítica de questionar a reprodutibilidade técnica desenfreada e a materialidade das imagens no século XXI, ao mesmo tempo buscando viabilidade de escoamento da produção técnica e teórica resultante.
Título: Territórios em transformação: análise de potencialidades dos institutos federais como equipamentos públicos de fomento econômico, criativo e cultural
Coordenação: Sandro Ouriques Cardoso (Viviane Diehl Coordenadora Substituta)
Bolsistas: Sheron Lincen Marques Martins e Caroline Aparecida Roza dos Santos
Vigência Projeto: 01/01/2022 a 31/12/2022
Resumo: O presente projeto pretende investigar o potencial das instituições públicas de ensino profissional, científico e tecnológico do Brasil enquanto equipamentos culturais. Tendo como objeto de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), pretende identificar elementos relacionados ao desenvolvimento do setor cultural em seus territórios de instalação, por meio da investigação quantitativa e qualitativa dos impactos econômicos, culturais e sociais. Desde sua criação, considerando os arranjos produtivos locais (APLs) e contextos socioculturais, essas instituições têm ampliado suas ações para além das atividades educativas, influenciando o desenvolvimento político, econômico e cultural local, sobretudo em regiões deficitárias de produtos, serviços e espaços culturais. Conjuntamente, evidencia-se um gradual interesse institucional acerca da importância da cultura enquanto elemento estratégico na formação dos sujeitos e no cotidiano dessas instituições, da formulação e consolidação de políticas públicas específicas para a área e, especialmente, de sua compreensão enquanto setor econômico e criativo. Tendo como referenciais teóricos iniciais marcos legais sobre direitos, políticas e indústrias culturais, a pesquisa pretende estabelecer diálogos com a Política de Arte de Cultura do IFRS e com experiências de gestão e produção cultural consolidadas em outras instituições públicas de ensino superior no Rio Grande do Sul.
EDITAL IFRS Nº 55/2022 – EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs E DISTRIBUIÇÃO DAS COTAS DE BOLSAS PROBIC/IFRS/Fapergs
Título: Semioses afetivas da música ambiente contemporânea (fase 2)
Coordenação: Marcelo Bergamin
Bolsista: Lucas Nucci Macedo, André Santos Marchese, Paulo Henrique Costa Albani e Ana Christina Cruz Schittler
Vigência Projeto: 01/09/2022 a 30/08/2023
Resumo: Nos últimos cinco anos, tornou-se comum o consumo de música que sirva como ambientação para nossas atividades contemporâneas, em especial para trabalhar, estudar, relaxar e dormir. Não se trata de canções, mas de música composta, arranjada e mixada especificamente para servir como ambiente, tranquilas, com andamento lento, sem mudanças drásticas de tom, ritmo ou de dinâmica, sem construção de clímax ou tensão, sem linhas vocais. Este consumo está atrelado a problemas típicos da sociedade atual, como ansiedade severa, sobrecarga ou precarização do trabalho, pressão por desempenho e falta de perspectivas para o futuro. As músicas que estudamos não necessariamente integram o gênero ambient music, mas sem dúvida operam como “música ambiente”, expressão que utilizaremos como guarda-chuva para compreender gêneros díspares como vaporwave, lofi hip hop, binaural, generative music, entre outros. Nos interessa analisar o compósito sônico formado por timbres, efeitos, instrumentos musicais, plugins de áudio e samples sonoros que compõem estas músicas. Intuímos que há uma dimensão política por trás do modo como elas são produzidas, mixadas e consumidas e que diz respeito aos modos como a sociedade contemporânea funciona. Para fins de análise, recorremos à construção teórica de pesquisa anterior do conceito de semioses afetivas do timbre. Os timbres, após se atualizarem materialmente como sons, geram desdobramentos afetivos nos corpos implicados no agenciamento, e ainda geram um desdobramento da virtualidade do timbre, expandindo suas possibilidades e dobrando a si próprio. Objetiva-se ainda: (1) descrever os processos de singularização de timbragem que ocorrem nas composições; (2) compreender as novas formas de escuta de música ambiente promovidas na internet, especificamente em canais do YouTube; (3) investigar os modos com que diversos subgêneros de música ambiente adaptam sua sonoridade às demandas do capitalismo tardio; e (4) analisar potencialidades políticas, culturais e de linguagem do timbre nos materiais mapeados. Espera-se contribuir para a área da comunicação, na compreensão de novos hábitos de consumo musical em redes sociais e plataformas de streaming, no desenvolvimento de reflexões teóricas sobre novas conformações sonoras da música ambiente e seus desdobramentos afetivos na sociedade, na cultura, na tecnologia, na linguagem e na política; e na adoção e adaptação de metodologias de análise sonora transdisciplinares para a área da comunicação.
Título: O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Coordenação: Cristiane Esteves Dalla Costa
Bolsista: Karine Santos Camelo, Paula Dias Toigo, Roselaine Barnadete Borstmann e Leonardo Möller Pedroso de Souza
Vigência Projeto: 01/09/2022 a 30/08/2023
Resumo: A depressão e a ansiedade constituem-se em transtornos mentais de larga incidência na população, podendo ser agravados pelo surto do COVID-19, já que os impactos psicológicos causados pela pandemia ainda são incertos. O presente projeto de pesquisa objetiva investigar, de forma longitudinal, os índices sintomatológicos de depressão e ansiedade dos alunos do IFRS Campus Alvorada, no período entre 2019 e 2022, verificando eventuais impactos psicológicos associados à pandemia e ao distanciamento social por ela provocado. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e longitudinal. O projeto constitui-se por quatro fases distintas de coleta de dados: uma antes e três durante a pandemia do COVID-19. As Etapas 1 e 2 já foram realizadas em 2019 e 2020, respectivamente, pela pesquisa intitulada “Relação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida em alunos pertencentes ao IFRS Campus Alvorada” (CAAE: 08694919.1.0000.8024). O presente projeto consiste na análise dos dados da Etapa 3 (realizada em 2021) e na realização da Etapa 4. Todos os alunos do IFRS Campus Alvorada que já participaram das Etapas 1 e 2 serão convidados a participar da pesquisa. Serão utilizados os seguintes instrumentos em questionário online autoaplicável: questionário estruturado sobre dados demográficos, medidas cautelares contra COVID-19, hábitos e condições de trabalho durante este período e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Desta forma, será possível fazer um acompanhamento longitudinal da saúde mental dos estudantes do IFRS Campus Alvorada. Com isso, este estudo apresentará dados de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias de apoio psicológico a serem implementadas pelas políticas públicas durante e após a pandemia do COVID-19. Além disso, irá contribuir com ações de permanência e êxito para a melhoria da qualidade de vida dos alunos e construção de uma rede de apoio aos estudantes que apresentem sofrimento psíquico por meio de sintomas de ansiedade, estresse e/ou depressão.
Título: Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis no Brasil: situação atual e perspectivas – etapa 2022-2023
Coordenação: Miguel da Camino Perez
Bolsista: Adam Collin Silva da Costa
Vigência Projeto: 01/08/2022 a 30/08/2023
Resumo: Este projeto objetiva descrever as principais controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis (maconha) no Brasil. Serão coletados e analisados dados sobre os principais debates nas ciências e nas mídias jornalísticas. Depois serão realizadas proposições sobre políticas públicas para a formação desse mercado, expostas tendências para os próximos anos, e ampliado o debate sobre como os mercados afetam a sociedade. Esta pesquisa se justifica pois, em primeiro lugar, a produção, circulação e consumo da Cannabis é uma realidade constituída mesmo sendo ilegal e um mercado legal já está em formação, apesar de pouco conhecido pela sociedade em geral. Por exemplo, em 2014 o Superior Tribunal Federal (STF) tomou decisão favorável à importação de medicamentos derivados da Cannabis, e atualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) presta serviços para facilitar sua importação. Também já existem empresas de Cannabis instaladas no Brasil, e analistas preveem um mercado de R$ 45 bilhões por ano no futuro, incluindo exportações. Nos países que atualmente têm um mercado para o uso recreativo da planta, o primeiro movimento foi a regulação do uso medicinal, indicando uma tendência. Frente a esta realidade de transformação no mundo e no Brasil, este projeto fornecerá dados e reflexões para a formulação de políticas públicas para a regulação desse mercado, já que existem muitas polêmicas sobre o assunto e pouco conhecimento científico produzido. Entre as polêmicas a serem enfrentadas está o modelo de um possível mercado legal. Nos EUA, por exemplo, o sistema focado em livre ação empresarial tem implicado na exclusão dos antigos operadores do mercado ilegal, geralmente negros e pobres. Pretendemos com este projeto pensar políticas públicas que forneçam alternativas. Por fim, tramam-se à criminalização/legalização da Cannabis questões profundas sobre racismo e classe social, questões médicas, legais, de segurança e saúde pública, entre outras, o que nos permitirá entender mais profundamente as implicações das (trans)formações desse mercado para a sociedade brasileira.
Título: TECNOTERMO: vocabulário de termos técnicos para aprendizes
Coordenação: Caroline de Castro Pires
Bolsista: Tomas Israel Oliveira da Silva e Gisele Morais de Lima
Vigência Projeto: 01/09/2022 a 30/08/2023
Resumo: O projeto “TECNOTERMO: vocabulário de termos técnicos para aprendizes” tem por intuito desenvolver um produto lexicográfico especializado para as áreas técnicas dos cursos do IFRS com a finalidade de auxiliar os usuários aprendizes no processo de ensino-aprendizagem de terminológica. Esses léxicos especializados serão disponibilizados através de vocabulários temáticos e descritos por meios de mecanismos de simplificação descritiva que possuem a finalidade de aproximar o aprendiz à terminologia da área estudada (acessibilidade lexical), bem como contribuir para o processo de popularização técnico-científica. Ademais, pretende-se desenvolver uma ferramenta-suporte dos vocabulários, que será construída em ambiente virtual, e disponibilizar um espaço para trocas entre usuários possíveis (espaço interativo-colaborativo) de modo que as contribuições possam auxiliar no aprimoramento do produto lexicográfico. O TECNOTERMO igualmente contará com a possibilidade de visualização da área especializada por meio de um mapa conceitual de cada área descrita no TECNOTERMO. Como ponto de partida, e por ser docente do IFRS Campus Alvorada, as áreas que serão inicialmente contempladas, no TECNOTERMO, são as áreas técnicas vinculadas ao Ensino Médio Integrado e PROEJA, a saber, Produção de Áudio e Vídeo, Meio Ambiente e Cuidados de Idosos.Destacamos que esta é uma primeira etapa do projeto, pois o objetivo é a inserção dos léxicos especializados, inicialmente, das áreas técnicas do IFRS Campus Alvorada, com a possibilidade futura da inserção de léxicos especializados presentes em outras campi.
Título: Do campus Alvorada para o IFRS multilíngue: mapeamento, contraste e análise da proficiência linguística autoavaliada e testada dos alunos
Coordenação: Diane Blank Bencke
Bolsista: Lucas Gonçalves Venceslau, Daniel Coswig Zitzke e Emilly Martins Fagundes
Vigência Projeto: 01/09/2022 a 30/08/2023
Resumo: Diante da necessidade de contínua educação linguística e desenvolvimento da proficiência e da relevância do ensino-aprendizagem de línguas nos institutos federais, este projeto busca dar continuidade ao mapeamento do status bilingue dos alunos do IFRS Alvorada e posterior verificação e contraste do desempenho da proficiência auto avaliada e testada, a qual teve início em 2021. A metodologia consiste na aplicação do instrumento de autoavaliação da proficiência linguística de Scholl e Finger (2013) e de um teste de proficiência linguística, objetivando a verificação da congruência entre a autoavaliação e a testagem. Para tal, o instrumento de Scholl e Finger (2013) foi adaptado para obter dados apenas das línguas portuguesa e inglesa, devido a características do campus e interesses de recorte do grupo de pesquisa e o piloto realizado evidenciou a necessidade de redução de algumas questões e de melhor redação e/ou explicação para as questões que levavam em conta conceitos como bilinguismo e fluência, o que foi realizado no segundo semestre de 2021. Para esse ano, pretende-se aplicar o instrumento adaptado e testado de Scholl e Finger (2013) e um teste de proficiência linguística em língua inglesa a ser definido em grupo. Os dados desses dois instrumentos serão contrastados e analisados, de modo a verificar a congruência entre a autoavaliação e a testagem. Acredita-se que haverá um alto nível de congruência. Posteriormente, pretende-se estender essa pesquisa aos demais campi. O mapeamento, contraste e análise da congruência entre proficiência auto-avaliada e testada, além de proporcionar um diagnóstico da proficiência dos alunos, pode oportunizar estudos e ações de desenvolvimento de educação linguística no IFRS.
EDITAL IFRS Nº 12/2022 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/2023
Título: Permanecendo com o problema: produção em mídia a partir das margens.
Coordenação: Daniel Bassan Petry
Bolsista: Cristyelen Ambrozio Ferreira ( de junho/2022 a agosto/2022)
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/01/2023
Resumo: A partir de uma lógica espiral de devastação, a filósofa, bióloga e teórica do feminismo Donna Haraway propõe uma forma de reconfigurar nossas relações, afastando-se de uma lógica antropocena, que ao nosso entender está fortemente relacionada às lógicas capitalistas atuais. Estas provocações presentes em “Staying with the Trouble” (“Permanecendo no Problema” em tradução livre) ecoam em nossas pesquisas anteriores sobre produção de imagens com cianotipia e a lógica produtivista resultando no presente projeto, que propõe pensar as possibilidades de produção, consumo e inovação de produtos culturais em mídias digitais e analógicas na região de Alvorada, ambiente que pode ser considerado à margem do capitalismo e da democracia. Partindo das precariedades nas quais estamos inseridos: um país cujo processo democrático possivelmente sofreu interferência de fake news disparadas de forma massiva e que nos últimos anos sofre um desmonte nas políticas de educação e promoção de cultura, vemos na proposta de Haraway uma forma de combater o discurso “empreendedor raso” de que é necessário “fazer do limão uma limonada” e também a lógica produtivista que permeia os diversos espaços de nossa vivência como forma de “permanecer no problema” ao invés de “resolvê-lo”. Essa proposta será aplicada especificamente à realização de produtos culturais visuais, em especial fotografias e vídeos. Sabemos que o imaginário coletivo brasileiro é povoado por produções eurocêntricas e norte americanas, em especial a produção cinematográfica hollywoodiana. Na esteira do que historicamente temos como produção cultural local, vamos buscar formas de absorver a ideia de abraçar o problema ao invés de resolvê-lo, afetando assim toda a cadeia produtiva do produto, buscando formas de resolver a tensão da finalização que se faz presente devido à necessidade de constante capitalização de nossos afazeres. O presente projeto propõe uma investigação inicial dentro das nossas lógicas produtivas já existentes, posteriormente alcançando a discussão do consumo e da inovação na área da produção de produtos midiáticos a partir de duas visitas de campo à ESPM-SP e UFSC, especificamente em parceria com docentes destes cursos que possuem inovação e consumo como suas principais linhas investigativas.
Título: Cianotipia na Barvabécia: o fim da utopia possível
Coordenação: Daniel Bassan Petry- Marcelo Bergamin Conter ( a partir de 03/10/2022)
Bolsista: Eric Lima Pedott
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/01/2023
Resumo: O presente projeto finaliza uma série de pesquisas realizadas com cianotipia realizada no IFRS Alvorada nos últimos três anos. Ao aproximar-se de uma das exposições do projeto Galeria Aberta, do IFRS Campus Alvorada. A exposição “BARVABÉCIA: UMA UTOPIA POSSÍVEL” do Eric Pedott, que ocorreu entre os dias de 8 a 28 de novembro de 2021 encontramos a possibilidade de investigar a reprodutibilidade técnica e as lógicas identitárias. A exposição parte da criação e reivindicação de uma nação chamada “Barvabécia”, de onde resultaram trabalhos gráficos e fotomontagens de técnica mista. Através dessa exposição, partimos de um trabalho em específico, feito na técnica de cianotipia, a obra “Passaporte de Visitante”. A obra em questão é resultado do processo de cianotipia. Essa imagem pode ser reproduzida, incessantemente, desde que tenha os recursos necessários para esse resultado. No caso a obra “Passaporte de Visitante” parte desse pensamento de algo possível de se multiplicar, mas não só através do processo original da cianotipia que possibilita ter cópias, mas do próprio conteúdo. Como um documento que é xerocado, e tem necessidade de sua cópia para certificação de algo. Como referencial teórico, pensamos em Walter Benjamin através do ensaio “A Obra de arte na sua reprodutibilidade técnica” onde reflete como os meios de reprodução denigrem a “aura” da obra de arte, sua autenticidade, assim perdendo sua “unicidade” já que é possível de se reproduzir. Substituindo o valor de culto pelo valor de massa, cumprindo uma função mercadológica. A “aura” para Benjamin se entende como o “Aqui e o agora da obra de arte” com sua duração e seu testemunho no historicismo, não possível de replicar. Ao trabalhar com a cianotipia, temos um processo que depende de vários fatores, dos químicos de emulsão, da luz que pode ser tão natural, quanto artificial. Esses são meios de processo que resultam em uma peça única, mas que é possível de se reproduzir tendo sua singularidade, por mais não seja a mesma como o original primeiro. Mas dentro da proposta da obra “Passaporte de Visitante” temos a “cópia” com devida alteração, com a identidade de cada pessoa destinada ao passaporte: A unicidade, pois trata de algo exclusivo, por mais seja a cópia de um documento, mas com devidas alterações. Sendo assim o “Passaporte de Visitante” passa a manter sua aura, por mais seja um trabalho que indicie a proliferação de um documento.
Título: Ensino de ciências e divulgação científica: reflexões e possibilidades para o ensino de Biologia
Coordenação: Janaína de Nardin
Bolsista: Luiz Gustavo Silveira Gomes e Ana Elizabeth Von Wurmb da Silva
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/01/2023
Resumo: A educação científica é importante para a compreensão do mundo e para a formação cidadã. Porém, muitas vezes o ensino de ciências enfrenta dificuldades, pelo distanciamento do cotidiano dos estudantes, pela linguagem utilizada, entre outros motivos. Pesquisas na área do ensino de ciências têm atribuído aos textos de divulgação científica (TDC) potencial de superação de algumas dessas dificuldades. Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar textos de divulgação científica (TDC), relacionados à Biologia, e verificar se eles contam com correção científica e recursos adequados para que possam constituir ferramentas de apoio nas aulas de Ciências e Biologia. Os objetivos específicos são: definir qual tema da Biologia será analisado, em conjunto com o estudante bolsista; avaliar TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP, onde a temática escolhida foi abordada; e indicar possibilidades para uso desses TDC no ambiente escolar. Através das análises de conteúdo e forma, os textos serão qualitativamente avaliados mediante abordagem descritiva e exploratória, baseada em categorias. Após, serão apontadas potencialidades e limitações para o uso didático desses textos. Espera-se que a análise dos TDC, em sua forma e conteúdo, apontem para a qualidade e adequação científica desses, de modo que os resultados e impactos do projeto possam ser transpostos futuramente para a sala de aula. Ainda, almeja-se que esse projeto contribua para que os estudantes desenvolvam autonomia, pensamento crítico, aptidões acadêmico-científicas e que consigam relacionar os conhecimentos adquiridos com o cotidiano.
Título: Geoestatística como ferramenta para estudo de fenômenos naturais fase 2: aplicação a série de dados de temperatura média do Aquífero Urucuia
Coordenação: Jonas Francisco de Medeiros
Bolsista: Laura Boff de Paulo
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/01/2023
Resumo: A partir da década de 60, o professor Georges Matheron iniciou a difusão do estudo da geoestatística mundialmente. A estatística é uma ferramenta matemática importante, pois através dela é possível realizar previsões e descrever processos sem conhecimento total da população de estudo. A estatística, em si, desconsidera o aspecto espacial de um fenômeno, observando-se assim a importância do estudo de geoestatística. A geoestatística, através da teoria das variáveis regionalizadas, é uma ferramenta essencial para realizar estimações e inferências acerca de um fenômeno natural em um espaço. Na fase 1 deste projeto de pesquisa, foi realizado um estudo e revisão bibliográfica da teoria da geoestatística. Conceitos básicos sobre geoestatística e aprendizagens sobre o uso do software R para programação de suas rotinas foram o enfoque da primeira etapa deste trabalho. Além de buscar a interação deste conteúdo acadêmico junto aos alunos do curso do ensino médio técnico integrado ao meio ambiente, através da pesquisa, o projeto almeja a aplicação destes estudos a dados reais. Então, na fase 2 deste projeto, serão aplicados os conceitos estatísticos e de geoestatística para análise de uma série da temperatura média no Aquífero Urucuia, considerando dados de 46 pontos amostrais fornecidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, através do Programa Nacional de Hidrologia do Departamento de Hidrologia – DEHID. A partir destes dados, o objetivo é analisar estatisticamente os dados sobre a temperatura média ao longo dos anos de 2015 a 2019 e, utilizando a geoestatística, descrever o comportamento da temperatura ao longo da região do aquífero em função dos anos mencionados. A metodologia utilizada será a extração e análise de dados públicos da CPRM, utilizando o software R para análise estatística e geoestatística dos dados. Como resultado, espera-se que seja compreendida na prática a aplicação da geoestatística, ciência interdisciplinar entre a matemática e a geologia, e que o relatório sobre a análise de dados contribua para futuros estudos do Aquífero Urucuia.
Título: Semioses afetivas da música ambiente contemporânea
Coordenação: Marcelo Bergamin Conter
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/01/2023
Resumo: Nos últimos cinco anos, tornou-se comum o consumo de música que sirva como ambientação para nossas atividades contemporâneas, em especial para trabalhar, estudar, relaxar e dormir. Não se trata de canções, mas de música composta, arranjada e mixada especificamente para servir como ambiente, tranquilas, com andamento lento, sem mudanças drásticas de tom, ritmo ou de dinâmica, sem construção de clímax ou tensão, sem linhas vocais. Este consumo está atrelado a problemas típicos da sociedade atual, como ansiedade severa, sobrecarga ou precarização do trabalho, pressão por desempenho e falta de perspectivas para o futuro. As músicas que estudamos não necessariamente integram o gênero ambient music, mas sem dúvida operam como “música ambiente”, expressão que utilizaremos como guarda-chuva para compreender gêneros díspares como vaporwave, lofi hip hop, binaural, generative music, entre outros. Nos interessa analisar o compósito sônico formado por timbres, efeitos, instrumentos musicais, plugins de áudio e samples sonoros que compõem estas músicas. Intuímos que há uma dimensão política por trás do modo como elas são produzidas, mixadas e consumidas e que diz respeito aos modos como a sociedade contemporânea funciona. Para fins de análise, recorremos à construção teórica de pesquisa anterior do conceito de semioses afetivas do timbre. Os timbres, após se atualizarem materialmente como sons, geram desdobramentos afetivos nos corpos implicados no agenciamento, e ainda geram um desdobramento da virtualidade do timbre, expandindo suas possibilidades e dobrando a si próprio. Objetiva- se ainda: (1) descrever os processos de singularização de timbragem que ocorrem nas composições; (2) compreender as novas formas de escuta de música ambiente promovidas na internet, especificamente em canais do YouTube; (3) investigar os modos com que diversos subgêneros de música ambiente adaptam sua sonoridade às demandas do capitalismo tardio; e (4) analisar potencialidades políticas, culturais e de linguagem do timbre nos materiais mapeados. Espera-se contribuir para a área da comunicação, na compreensão de novos hábitos de consumo musical em redes sociais e plataformas de streaming, no desenvolvimento de reflexões teóricas sobre novas conformações sonoras da música ambiente e seus desdobramentos afetivos na sociedade, na cultura, na tecnologia, na linguagem e na política; e na adoção e adaptação de metodologias de análise sonora transdisciplinares para a área da comunicação.
Título: COM VIDA: Projeto Integrado de Estratégias Territoriais de Promoção e Educação em Saúde (Fase 2)
Coordenação: Márcia Fernanda de Mello Mendes
Bolsista: Gabriela Nataly Peres dos Santos
Vigência Projeto: 01/07/2022 a 31/01/2023
Resumo: A crise sanitária mundial provocada pela Covid-19 explicitou limites nos processos de organizar a vida e a saúde das pessoas e coletividades em escala global. No Brasil, os desafios impostos pela pandemia se somam à crise política que o país vive atualmente, além de suas históricas desigualdades sociais e econômicas. Fatores de vulnerabilidade como raça, classe, escolaridade, gênero e origem geográfica acabam por influenciar o perfil epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Comunidades sem saneamento básico, moradias insalubres, falta de acesso a condições básicas de vida, o alto índice de trabalho informal, dificultam a adesão às medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, como isolamento social e medidas básicas de higiene. Desta forma, enfrentar a pandemia no contexto brasileiro demanda pensar alternativas de cuidados de saúde que atentem para a complexidade da vida nos territórios. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento à Covid-19, às iniquidades e às violências, intensificadas pela pandemia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa-intervenção que tem como característica principal o uso de metodologias participativas. Nesta perspectiva metodológica não é possível definir o passo a passo do que acontecerá, o que não impede o rigor metodológico, e a apresentação de pistas que nortearam os caminhos desse estudo, aqui denominadas de camadas. A primeira camada se propõe a conhecer o campo; a segunda a verificar as demandas da comunidade naquele território; a terceira a construir respostas; e a quarta a elaborar relatórios, manuscritos e divulgação dos resultados. Ressalta-se ainda que os cuidados éticos adotados para realização desta pesquisa estão pautados nos preceitos éticos descritos da Resolução nº 466 do ano de 2012 do Conselho Nacional de Saúde.
Título: Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de cannabis no Brasil: situação atual e perspectivas Etapa 2022
Coordenação: Miguel da Camino Perez
Bolsista: Diego Reis Jardim e João Vitor Silva Rodrigues
Voluntários: Jordana Lissarassa Cambraia e Guilherme Meireles Serrano
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/01/2023
Resumo: Este projeto objetiva descrever as principais controvérsias em torno da formação de um mercado legal de cannabis (maconha) no Brasil. Serão coletados e analisados dados sobre os principais debates nas ciências e nas mídias jornalísticas. Depois serão realizadas proposições sobre políticas públicas para a formação desse mercado, expostas tendências para os próximos anos, e ampliado o debate sobre como os mercados afetam a sociedade. Esta pesquisa se justifica pois, em primeiro lugar, esse mercado já está em formação. Em 2014 o Superior Tribunal Federal (STF) tomou decisão favorável à importação de medicamentos derivados da cannabis, e atualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já oferece serviços para facilitar sua importação. Também já existem empresas de cannabis instaladas no Brasil, e analistas preveem um mercado de R$ 45 bilhões por ano. Nos países que atualmente têm um mercado para o uso recreativo da planta, o primeiro movimento foi a regulação do uso medicinal, indicando uma tendência. Além disso, esse projeto fornecerá dados e reflexões para a formulação de políticas públicas para a regulação desses mercados. Nos EUA, por exemplo, o sistema focado em livre ação empresarial tem implicado na exclusão dos antigos operadores do mercado ilegal, geralmente negros e pobres. Pretendemos com este projeto pensar políticas públicas que forneçam alternativas. Por fim, tramam-se à criminalização/legalização da cannabis questões profundas sobre racismo e classe social, questões médicas, legais, de segurança e saúde pública, entre outras, o que nos permitirá entender mais profundamente as implicações das (trans)formações de mercados para a sociedade. Nesta etapa 2022 do projeto, algumas controvérsias identificadas na primeira etapa serão exploradas em maior profundidade.
Título: Spread the Sign (STS)
Coordenação: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
Bolsista: Greice Gueterres Brum
Vigência Projeto: 01/07/2022 a 31/01/2023
Resumo: É administrado pelo Centro de Línguas de Sinais Europeias, coordenado por Thomas Lydell-Olsen, é um dicionário online internacional que torna acessíveis. As línguas de sinais de diversos países para investigação e consulta têm uma grande quantidade de sinais. Cada país possui equipes de pesquisadores surdos e bilíngues. No Brasil, algumas instituições foram convidadas a participar e no estado do Rio Grande do Sul o convite surge para o GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos credenciado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e liderado por Lodenir Karnopp e Madalena Klein. E desde 2017 possui credenciais para a participação no Projeto STS, pois reúne as qualidades acadêmicas e técnicas para a execução do projeto. O projeto STS inclui produção de dados, tradução, revisão, pesquisa e colaboração de surdos, intérpretes e pesquisadores bilíngues, com conhecimento da língua brasileira de sinais, língua portuguesa e língua inglesa. Essa equipe interinstitucional de 12 membros está sob a coordenação de Nelson Goettert da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados, que inicialmente eram produzidos por outra instituição, apresentavam falhas na estrutura da execução, pois não havia revisão dos vídeos e do sinalário que deveria incluir as variações dialetais. Ao assumir o projeto, o atual coordenador, remonta a equipe que iniciou as atividades revisando o sinais existentes na website https://www.spreadthesign.com/pt.br/search/
EDITAL IFRS Nº 12/2022 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/2023— HABITATS
Título: Implantação e estruturação da Incubadora de Empresas Mistas – IFRS Campus Alvorada
Coordenação: Kataliny Mercedes Gheno Azzolini, Alaor Ribeiro de Souza (Coordenador substituto a partir de 29/05/2023)
Bolsista: Icaro Alan Rodrigues do Rosario (de julho/22 a agosto/22) Ramon Machado Samurio de Vargas
Vigência Projeto: 01/07/2022 a 30/06/2023
Resumo: A proposta de implantação e estruturação da Incubadora de economia mista IFRS Campus Alvorada neste território prevê a continuidade das atividades de implantação e estruturação da Incubadora, tendo como enfoque principal a criação de espaços de fomento ao empreendedorismo, à inovação e à criatividade, em atividades com a comunidade interna. Como objetivo geral, pretende-se promover a cultura inovadora e empreendedora no IFRS Campus Alvorada, de preferência, de forma integrada com a comunidade local. Como objetivos específicos: Promover atividades participativas com os alunos do campus, como palestras, oficinas, cursos, capacitações, visitas técnicas, simpósios, abordando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo; Estimular autonomia dos discentes para organização interna capaz de promover o desenvolvimento prático da aprendizagem letiva e atendimento às demandas da comunidade local; Fomentar a estruturação de um espaço maker para prototipação física ou digital de ideias. Em observância ao objetivo de promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, inserindo os alunos por meio da pedagogia de projetos (MEC , 2016, pág. 29; Moran, 2015; Prado, 2003; Barbosa e Moura, 2013), pretende-se estabelecer uma relação e fomentar ambientes de trocas através de atividades como workshops, círculos, seminários, cursos e oficinas. O objetivo inicial das atividades é o de estimular a criatividade e o pensamento empreendedor, bem como realizar o levantamento das necessidades de capacitações. A partir dos resultados das discussões, pretende-se possibilitar a oferta das formações e assessorias identificadas como relevantes.
EDITAL IFRS Nº 16/2022 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS
Título: Clube de Astronomia e Astronáutica
Coordenação: Miguel da Camino Perez
Bolsista: Paloma Anelise Martins de Souza
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 31/12/2022
Resumo: O Ensino de Astronomia e Astronáutica no Brasil é tradicionalmente tratado como menos valioso que as demais áreas da Física. Como é incomum o aprofundamento dos tópicos desta área do conhecimento em provas de vestibular, os currículos escolares limitam-se a tópicos introdutórios como as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal. Hoje, é crescente o interesse das grandes empresas de tecnologia do mundo em explorar o espaço, desenvolver novas tecnologias em satélites e atender às novas demandas da sociedade na área das telecomunicações; assim, cabe aos pesquisadores e às escolas brasileiras incentivarem a aprendizagem de Astronomia e Astronáutica para incluirmo-nos neste movimento, despertando o interesse dos estudantes e da população em geral a respeito do tema por meio de ações de ensino, pesquisa e divulgação científica. Este projeto tem como principais objetivos despertar o interesse em Ciência na comunidade escolar, contemplando o público interno e externo do IFRS Campus Alvorada por meio de oficinas e ações, propiciar um ambiente de pesquisa em Astronomia e Astronáutica e em Ensino de Astronomia e Astronáutica para estudantes e professores da Instituição e complementar a aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos abordados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O segmento de pesquisa do projeto é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, e tem como objetivo compreender o impacto de um clube de Astronomia e Astronáutica nos conhecimentos da comunidade acadêmica sobre os temas. A metodologia de pesquisa baseia-se na Análise Fenomenológica Hermenêutica
Edital IFRS nº 07/2022 – Projeto de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação- FLUXO CONTÍNUO
Título: GALERIA ABERTA: Artivismos, gênero e interseccionalidades
Coordenação: Marcelo Bergamin Conter
Voluntária: Ana Christina Cruz Schittler
Vigência Projeto: 15/08/2022 a 31/05/2023
Resumo: No intuito de funcionar como um incentivador para a expressão e divulgação de produtos artísticos produzidos por estudantes do IFRS Alvorada, a GALERIA ABERTA: Artivismos, gênero e interseccionalidades pretende realizar uma série de encontros para estudar textos bases dos estudos de gênero e interseccionalidades em diálogo com os campos das artes, da música e da comunicação. A proposta também visa incentivar alunos e egressos do IFRS Campus Alvorada interessados em participar dos encontros a desenvolver materiais artísticos e culturais relacionados aos temas debatidos em grupo. A metodologia do grupo acontecerá através de encontros semanais expositivos, de leitura e de debate sobre os temas propostos. Além dos encontros de leitura, pretende-se oferecer oficinas mensais de orientação artística. Tratam-se de encontros em que os alunos possam consultar professores referência na área, no sentido de aperfeiçoar suas obras. O objetivo geral é pensar a construção de gênero na cultura, a necessária desconstrução dos binarismos masculino/feminino, racionalidade/sensibilidade, cultura/natureza e suas manifestações nos campos das artes e da comunicação. Como resultados, pretende-se desenvolver um portfólio digital que apresente materiais artísticos produzidos por estudantes, bem como uma exposição presencial e uma vernissage de inauguração, a ser realizada no IFRS Alvorada. Espera-se, ainda, que o projeto sirva como uma espécie de residência artística para alunos interessados em processos artísticos, tendo como referência teórica os estudos de gênero. E, deste modo, acredita-se que o projeto contribua para que os discentes, posteriormente, possam apresentar seus trabalhos em eventos artísticos, culturais e acadêmicos.
Título: Quadrinhos em Libras
Coordenação: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
Vigência Projeto: 01/08/2022 a 01/07/2023
Resumo: Este projeto tem como objetivo coletar as histórias da comunidade surda do Rio Grande do Sul visto que a associação dos surdos do Rio Grande do Sul vai completar 60 anos em abril de 2022. Queremos adaptar a história ao contá-la através de quadrinhos facilitando a leitura para que qualquer surdo independente da idade tenha acesso.
Título: Educação, natureza humana e trabalho em Pestalozzi
Coordenação: Vinícius Lima Lousada- Jorge Brasil (Coordenação a partir 01/06/2023)
Voluntário: Leonardo Inácio Grazziani
Vigência Projeto: 01/10/2022 a 01/10/2024
Resumo: O presente projeto de pesquisa trata-se de uma investigação teórica e bibliográfica em torno das obras do pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), considerado o pai da Pedagogia Moderna que viveu em Zurique, na Suíça, em um contexto matizado pelo pensamento iluminista, entre a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Pestalozzi, leitor de Rousseau, tornou-se conhecido por causa do seu romance pedagógico Leonardo e Gertrudes (1781), composto por quatro volumes que propunham ideias de educação integral, reforma social e política. Segundo alguns de seus biógrafos (Da Silva, 1945; Alves, 2014), Pestalozzi dedicou-se às crianças das classes populares para dar vida ao seu projeto pessoal que envolvia humanizar pela educação os pobres, tendo por pilares de sua pedagogia o amor, a educação intelectual e o trabalho. Seus escritos, muito voltados à reflexão sobre a prática educativa, fortemente marcados, em alguns casos, de uma melancólica narrativa autobiográfica, emergem de suas experiências pedagógicas. Homenageado pelo governo revolucionário francês, estribado na tríade Igualdade, Liberdade e Fraternidade, recebeu o título de cidadão honorário da França em 1792. Considerado um clássico da Educação Moderna, muito citado e pouco lido, seu legado é apropriado e circula até a contemporaneidade do pensamento pedagógico europeu e latino-americano, tendo, neste caso, muitas repercussões, nem sempre explicitadas, em experiências e projetos de educação integral e no ideário dos herdeiros do escolanovismo. O objeto de pesquisa aqui proposto consiste no estudo do pensamento pedagógico de Pestalozzi e a busca de suas contribuições à Educação de Jovens e Adultos que pode ser apreendido de seus escritos enquanto fontes primárias e, para tanto, faremos uso da pesquisa bibliográfica como técnica de investigação. As etapas da pesquisa envolvem leitura de obras de Pestalozzi, fichamento bibliográfico, categorização, análise e escritas, bem como de algumas fontes secundárias que durante o processo de pesquisa sejam julgadas pertinentes à investigação. Neste caminho metodológico procuraremos compreender as categorias teóricas do pensamento pedagógico de Pestalozzi, sua prática pedagógica, considerando seus textos e narrativas autobiográficas contidas nas obras, onde analisa explicitamente suas experiências educativas, seu papel e influência como intelectual do campo da Educação no contexto século XVIII. Os resultados desta pesquisa podem gerar os seguintes benefícios: produção de artigos científicos e de referencial para as obras de estudos de História da Educação, Educação Popular ou Educação de Jovens e Adultos ou outros materiais pedagógicos que permitam compartilhar conteúdos sobre o ideário pedagógico de Pestalozzi e aspectos biográficos deste autor, suas contribuições para os fundamentos da educação integral e da educação social, pertinente à formação de educadores na atualidade.
EDITAL IFRS Nº 08/2022 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO
Título: Saúde mental de intérpretes de língua de sinais brasileira/ língua portuguesa que atuaram de forma remota durante a pandemia.
Coordenação: Karina Chaves de Lima Sperb
Vigência Projeto: 09/05/2022 a 09/03/2024
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é realizar um estudo descritivo no contexto da saúde mental dos intérpretes de Libras/ Português durante sua atuação na pandemia de forma remota. Há quatro finalidades principais (a) Levantar as narrativas dos desafios encontrados pelos intérpretes que atuam com interpretação remota em eventos online, (b) Observar quais as adaptações foram necessárias para atuação nesta nova modalidade de trabalho, (c) Observar quais as situações ligada a saúde mental que estes profissionais enfrentam. (d) Observar se existem lacunas na atuação que podem ser resolvidas por meio de treinamento, tornando a interpretação remota mais qualificada. Algumas são as indagações que faço quando reflito sobre o tema, como por exemplo, como ocorre a preparação mental para a atuação da interpretação remota? Quais equipamentos são necessários para essa atuação? Essas são algumas das questões de pesquisa que serão investigadas, a fim de entender esse cenário de atuação e, com isso, estimular uma reflexão sobre a preparação e formação dos intérpretes de Libras/Português no trabalho remoto e suscitar recomendações para aumentar o treinamento e a qualidade de atuação em contextos de trabalho remoto e em outros espaços que exigem essa atuação onde os intérpretes se encontram em espaços distintos.
Título: Análise da aquisição da libras como L1 por crianças surdas em diferentes condições de acesso
Coordenação: Flávia Miranda de Britto
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 22/12/2023
Resumo: Percebe-se que é comum as crianças surdas que adquiriram a Libras tardiamente terem um atraso maior em suas aprendizagens, bem como no desenvolvimento de suas competências. Por isso, é importante que a criança adquira uma língua em uma modalidade acessível o mais cedo possível, para que ela tenha acesso à informação, a fim de evitar prejuízos em seus conhecimentos de mundo. Portanto, a melhor forma deste indivíduo se desenvolver integralmente é estabelecendo um contato diário com a Libras. O presente estudo investiga o processo de aquisição da linguagem por crianças surdas sinalizantes, que adquirem a Libras como L1, em diferentes períodos da vida e com diferentes condições de acesso à Libras no meio social. É um estudo experimental, na área da psicolinguística, Os procedimentos metodológicos, assim como o teste que será utilizado, será estabelecido com a orientadora.
Título: O dimensionamento e seus reflexos na atuação dos Técnicos Administrativos em Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Alvorada
Coordenação: Franciane Tusset
Vigência Projeto: 01/06/2022 a 01/07/2023
Resumo: O presente estudo, consiste em identificar e compreender os impactos gerados pelo dimensionamento de pessoal, na atuação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), principalmente nos cargos de Auxiliar e Assistente em Administração. Buscando compreender quais fatores organizacionais possibilitam uma atuação plena deste trabalhador da Educação. Reconhecendo seu papel como agente ativo no processo educativo, relacionando a interação das atividades-meio com a atividade fim da instituição. Pois o processo de dimensionado dos servidores TAEs, ocorre basicamente pelas atribuições legais inerentes aos cargos que exercem, dotado de uma visão técnica com sentido estratégico e gerencial. No entanto, na maioria das vezes, neste processo, não são observados ou considerados como critérios complementares, os aspectos individuais e pessoais do servidor, como o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e trajetória, além de outras variáveis que podem vir a interferir e influenciar no desempenho e atuação deste profissional.
Título: Vidas precárias, vidas em risco na ficção de António Lobo Antunes: perspectivas entre Literatura, Clínica e Política
Coordenação: Juliano André Kreutz
Vigência Projeto: 11/04/2022 a 10/04/2026
Resumo: O que pode a Literatura na invenção de modos de perceber, imaginar, pensar e valorar os limites entre normal e patológico? Esta questão é o ponto de partida do projeto de pesquisa, que, em seu recorte mais específico, interroga-se sobre como são apresentadas experiências-limite, vidas precárias, vulneráveis, em risco, na ficção de António Lobo Antunes. Propõe-se a ampliação das possibilidades de exegese de narrativas ficcionais, a partir da análise das perspectivas, das construções de pontos de vista de narradores e de personagens associados à experiência do sofrimento, às condições em que uma forma de vida é ameaçada e transforma-se. Ainda, pretende-se investigar como as definições do que é normal e patológico, nos discursos da crítica literária, intervêm na delimitação das possibilidades interpretativas e na inteligibilidade da ficção antuniana.