Projetos de pesquisa iniciados em 2021
EDITAL IFRS Nº 42/2021 – BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs
Título: O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES: UM ESTUDO LONGITUDINA
Coordenação: Cristiane Esteves Dalla Costa
Bolsistas: Raiana Costa Botton
Vigência Projeto: 01/08/2021 a 31/12/2022
Resumo: A depressão e a ansiedade constituem-se em transtornos mentais de larga incidência na população, podendo ser agravados pelo surto do COVID-19, já que os impactos psicológicos causados pela pandemia ainda são incertos. O presente projeto de pesquisa objetiva investigar, de forma longitudinal, os índices sintomatológicos de depressão e ansiedade dos alunos do IFRS Campus Alvorada, no período entre 2019 e 2022, verificando eventuais impactos psicológicos associados à pandemia e ao distanciamento social por ela provocado. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e longitudinal. O projeto constitui-se por quatro fases distintas de coleta de dados: uma antes e três durante a pandemia do COVID-19. As Etapas 1 e 2 já foram realizadas em 2019 e 2020, respectivamente, pela pesquisa intitulada “Relação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida em alunos pertencentes ao IFRS Campus Alvorada” (CAAE: 08694919.1.0000.8024). O presente projeto consiste na realização das Etapas 3 e 4, em 2021 e 2022, respectivamente. Todos os alunos do IFRS Campus Alvorada que já participaram das Etapas 1 e 2 serão convidados a participar da pesquisa. Serão utilizados os seguintes instrumentos em questionário online autoaplicável: questionário estruturado sobre dados demográficos, medidas cautelares contra COVID-19, hábitos e condições de trabalho durante este período de pandemia e Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS-21). Desta forma, será possível fazer um acompanhamento longitudinal da saúde mental dos estudantes do IFRS Campus Alvorada. Com isso, este estudo apresentará dados de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias de apoio psicológico a serem implementadas durante e após a pandemia do COVID-19. Além disso, irá contribuir com ações de permanência e êxito para a melhoria da qualidade de vida dos alunos e construção de uma rede de apoio aos estudantes que apresentem sofrimento psíquico por meio de sintomas de ansiedade, estresse e/ou depressão.
Título: Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de cannabis no Brasil: situação atual e perspectivas
Coordenação: Getúlio Sangalli Reale
Bolsistas: Adam Collin Silva Da Costa
Vigência Projeto: 01/08/2021 a 31/08/2022
Resumo: Este projeto objetiva descrever as principais controvérsias em torno da formação de um mercado legal de cannabis (maconha) no Brasil. Serão coletados e analisados dados sobre os principais debates nas ciências e nas mídias jornalísticas. Depois serão realizadas proposições sobre políticas públicas para a formação desse mercado, expostas tendências para os próximos anos, e ampliado o debate sobre como os mercados afetam a sociedade. Esta pesquisa se justifica pois, em primeiro lugar, a produção, circulação e consumo da cannabis já é uma realidade e um mercado legal já está em formação, apesar de existirem poucas pesquisas sobre o tema na área de gestão. Em 2014 o Superior Tribunal Federal (STF) tomou decisão favorável à importação de medicamentos derivados da cannabis, e atualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) presta serviços para facilitar sua importação. Também já existem empresas de cannabis instaladas no Brasil, e analistas preveem um mercado de R$ 45 bilhões por ano. Nos países que atualmente têm um mercado para o uso recreativo da planta, o primeiro movimento foi a regulação do uso medicinal, indicando uma tendência. Além disso, esse projeto fornecerá dados e reflexões para a formulação de políticas públicas para a regulação desse mercado. Nos EUA, por exemplo, o sistema focado em livre ação empresarial tem implicado na exclusão dos antigos operadores do mercado ilegal, geralmente negros e pobres. Pretendemos com este projeto pensar políticas públicas que forneçam alternativas. Por fim, tramam-se à criminalização/legalização da cannabis questões profundas sobre racismo e classe social, questões médicas, legais, de segurança e saúde pública, entre outras, o que nos permitirá entender mais profundamente as implicações das (trans)formações desse mercados para a sociedade.
Título: Semioses afetivas da música ambiente contemporânea
Coordenação: Marcelo Bergamin Conter
Bolsistas: Lucas Nucci Macedo
Vigência Projeto: 01/08/2021 a 31/08/2022
Resumo: Nos últimos cinco anos, tornou-se comum o consumo de música que sirva como ambientação para nossas atividades contemporâneas, em especial para trabalhar, estudar, relaxar e dormir. Não se trata de canções, mas de música composta, arranjada e mixada especificamente para servir como ambiente, tranquilas, com andamento lento, sem mudanças drásticas de tom, ritmo ou de dinâmica, sem construção de clímax ou tensão, sem linhas vocais. Este consumo está atrelado a problemas típicos da sociedade atual, como ansiedade severa, sobrecarga ou precarização do trabalho, pressão por desempenho e falta de perspectivas para o futuro. As músicas que estudamos não necessariamente integram o gênero ambient music, mas sem dúvida operam como “música ambiente”, expressão que utilizaremos como guarda-chuva para compreender gêneros díspares como vaporwave, lofi hip hop, binaural, generative music, entre outros. Nos interessa analisar o compósito sônico formado por timbres, efeitos, instrumentos musicais, plugins de áudio e samples sonoros que compõem estas músicas. Intuímos que há uma dimensão política por trás do modo como elas são produzidas, mixadas e consumidas e que diz respeito aos modos como a sociedade contemporânea funciona. Para fins de análise, recorremos à construção teórica de pesquisa anterior (CONTER, 2020) do conceito de semioses afetivas do timbre. Os timbres, após se atualizarem materialmente como sons, geram desdobramentos afetivos nos corpos implicados no agenciamento, e ainda geram um desdobramento da virtualidade do timbre, expandindo suas possibilidades e dobrando a si próprio. Objetiva-se ainda: (1) descrever os processos de singularização de timbragem que ocorrem nas composições; (2) compreender as novas formas de escuta de música ambiente promovidas na internet, especificamente em canais do YouTube; (3) investigar os modos com que diversos subgêneros de música ambiente adaptam sua sonoridade às demandas do capitalismo tardio; e (4) analisar potencialidades políticas, culturais e de linguagem do timbre nos materiais mapeados. Espera-se contribuir para a área da comunicação, na compreensão de novos hábitos de consumo musical em redes sociais e plataformas de streaming, no desenvolvimento de reflexões teóricas sobre novas conformações sonoras da música ambiente e seus desdobramentos afetivos na sociedade, na cultura, na tecnologia, na linguagem e na política; e na adoção e adaptação de metodologias de análise sonora transdisciplinares para a área da comunicação.
Edital IFRS Nº 59/2020 – Fluxo Contínuo – Projetos de Pesquisa e/ou Inovação Desenvolvidos por Servidores do IFRS em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou Pós-Doutorado.
Título: Dinâmicas de mercados em transformação: o caso da cannabis na América Latina
Coordenação: Getúlio Sangalli Reale
Vigência Projeto: 31/10/2021 a 28/02/2023
Resumo: O presente projeto tem por objetivo compreender a realidade da cannabis no Brasil e em outros mercados, criando conhecimento para a teorização sobre as dinâmicas de mercados em transição na América Latina. O projeto justifica pois a cannabis é uma realidade quanto bem de consumo e mercado de larga escala e que no momento passa por grandes transformações em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Na condição de bem ao mesmo tempo criminalizado e consumido em larga escala, a produção, circulação e consumo da cannabis tem gerado uma série de problemas e violências para grupos vulneráveis da sociedade, geralmente pretos e pobres. A criação de modelos alternativos ao da criminalização que ocorre ao redor do mundo constituem soluções para o problema com consequências específicas que podem nos ensinar muito sobre as dinâmicas dos mercados, em especial de mercados em processo de transformação. Neste projeto dados de diversos tipos sobre os contextos do Uruguai e do Brasil serão coletados e analisados para teorizar sobre a dinâmica dos mercados e para propor soluções específicas de políticas públicas para o caso Brasileiro. O projeto ocorrerá sob a orientação do Professor Rodrigo Bobsin Castilhos, da Skema Business School, de Lille, França.
Título: INTERPRETAÇÃO REMOTA: ATUAÇÃO DE INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA/ LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE A PANDEMIA.
Coordenação: Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo
Vigência Projeto: 01/10/2021 a 02/08/2023
Resumo: O interesse pelo tema da pesquisa inicia-se a partir das minhas experiências enquanto intérprete de Língua de Sinais Brasileira (Libras)/Português no contexto remoto durante a pandemia da COVID-19. Minha atuação como intérprete de Libras iniciou em 2004, porém a pandemia trouxe um contexto muito diferente do que nós intérpretes de Língua de Sinais estávamos habituados. O trabalho desenvolvido pelos intérpretes de Libras/Português em sua atuação possui muitos desafios. Acredito que esta pesquisa irá contribuir diretamente na melhoria da atuação e transmissão no papel desempenhado pelos intérpretes de Libras/Português, uma vez que busca identificar os principais desafios na atuação, principalmente em um momento onde há grande escassez de pesquisas e informações sobre este novo formato de trabalho, bem como analisar como está acontecendo esse trabalho e os diversos formatos de transmissão (organização visual do intérprete) em eventos online. Para a realização desta pesquisa, intencionou verificar novos estudos acerca do trabalho remoto dos intérpretes de Libras/Português, neste período de pandemia, iniciando uma busca sobre o tema proposto. Neste sentido, torna-se necessário debruçar um olhar sobre o tema e investigar como este trabalho vem sendo realizado no último um ano e meio, em eventos online realizados através da atuação remota. Há diversos cursos de formação de intérpretes de Libras/Português em todo Brasil, sendo ofertado por diversas instituições. Entendo que esse poderia ser um assunto presente na formação destes profissionais, tendo em vista que tema é inexistente na formação destes profissionais até o presente momento.
Título: Os processos cotidianos de Educação Musical nos Coletivos Musicais de Rua de Porto Alegre/RS.
Coordenação: Cleiton Luiz Freitas de Oliveira
Vigência Projeto: 15/10/2021 a 15/03/2025
Resumo: O presente projeto tem o objetivo de investigar o fenômeno dos processos cotidianos de Educação Musical em Coletivos Musicais de Rua de Porto Alegre no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Parte de observações e relatos sobre o crescimento de Coletivos Musicais de Rua e apresenta a seguinte questão de pesquisa: como se constituem os processos cotidianos de educação musical nos coletivos musicais de rua de Porto Alegre selecionados para a pesquisa? Para a realização do estudo, adota uma abordagem qualitativa de investigação para buscar responder a questão de pesquisa a partir do campo empírico constituído preliminarmente por quatro coletivos musicais de rua de Porto Alegre. Como perspectiva teórica, apoia-se na Sociologia da Educação Musical (SOUZA, 1996) e na Sociologia da Vida Cotidiana (TEDESCO, 1999).
Título: Fatores de personalidade e aspectos emocionais em gestantes com hipertensão na gestação
Coordenação: Sabrina Chapuis de Andrade
Vigência Projeto: 21/07/2021 a 30/06/2022
Resumo: A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns na gravidez. Está associada a resultados adversos, contribuindo para a morbimortalidade materna e fetal. Apesar dos inúmeros estudos publicados sobre hipertensão na gestação, ainda é inconsistente a associação entre aspectos emocionais na gravidez e a doença hipertensiva. Assim, este projeto de pós-doutorado tem por objetivo comparar os fatores de personalidade e aspectos emocionais em gestantes normotensas e gestantes com hipertensão arterial. Além disso, busca verificar se existem associações entre o perfil sociodemográfico das gestantes, sintomas de depressão, ansiedade e estresse e fatores de personalidade. Também, será analisado se as variáveis sociodemográficas são preditoras de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, bem como se os fatores de personalidade, sintomas de depressão, ansiedade e estresse são preditores de hipertensão na gestação. Para isso, será realizado um estudo de coorte retrospectivo em mulheres vinculadas ao Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS), onde analisaremos os dados relacionados a fatores de personalidade e alterações emocionais em gestantes com hipertensão arterial, já coletados em estudo anterior. Para coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: inventário dos cinco grandes fatores de personalidade (Big Five-IGFP) e a escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21). Para análise dos resultados, as gestantes serão, primeiramente, divididas em dois grandes grupos: hipertensas e normotensas, sendo essas o grupo controle. Posteriormente, o grupo hipertenso será classificado em hipertensão gestacional, hipertensão crônica e síndrome da pré-eclâmpsia.
EDITAL 03/2020- IFRS No 12/2021– FOMENTO INTERNO 2021/2022
Título: Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de cannabis no Brasil: situação atual e perspectivas – Etapa 2021/2022
Coordenação: Getúlio Sangalli Reale, Miguel da Camino Perez ( Coord. Substituto a partir de 2022
Bolsistas: Bruna Balest Farias e João Gabriel Brasili Ansolin
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 28/02/2022
Resumo: Este projeto objetiva descrever as principais controvérsias em torno da formação de um mercado legal de cannabis (maconha) no Brasil. Serão coletados e analisados dados sobre os principais debates nas ciências e nas mídias jornalísticas. Depois serão realizadas proposições sobre políticas públicas para a formação desse mercado, expostas tendências para os próximos anos, e ampliado o debate sobre como os mercados afetam a sociedade. Esta pesquisa se justifica pois, em primeiro lugar, esse mercado já está em formação. Em 2014 o Superior Tribunal Federal (STF) tomou decisão favorável à importação de medicamentos derivados da cannabis, e atualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já oferece serviços para facilitar sua importação. Também já existem empresas de cannabis instaladas no Brasil, e analistas preveem um mercado de R$ 45 bilhões por ano. Nos países que atualmente têm um mercado para o uso recreativo da planta, o primeiro movimento foi a regulação do uso medicinal, indicando uma tendência. Além disso, esse projeto fornecerá dados e reflexões para a formulação de políticas públicas para a regulação desses mercados. Nos EUA, por exemplo, o sistema focado em livre ação empresarial tem implicado na exclusão dos antigos operadores do mercado ilegal, geralmente negros e pobres.Pretendemos com este projeto pensar políticas públicas que forneçam alternativas. Por fim, tramam-se à criminalização/legalização da cannabis questões profundas sobre racismo e classe social, questões médicas, legais, de segurança e saúde pública, entre outras, o que nos permitirá entender mais profundamente as implicações das (trans)formações de mercados para a sociedade.
Título: Estudo dos Números de Ramsey R(3,n) – Renovação de Projeto
Coordenação: Danielle Santos Azevedo
Bolsistas: Lenon Saturino Bernardino
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 28/02/2022
Resumo: O número de Ramsey R(s,t) é o menor natural r tal que para todo bicoloração de K_r, digamos azul e vermelho, existe um K_s azul ou um K_t vermelho. Essa teoria deu origem a vastas pesquisas utilizando, entre outros, a combinatória. Por mais simples que seja a definição, calcular os números de Ramsey é dificílimo e poucos são conhecidos. Este é uma renovação do projeto “Estudo dos Números de Ramsey em Grafos Multipartidos”. A proposta inicial deste foi estudar/solucionar problemas de Ramsey em grafos multipartidos. Primeiramente, foram estudados os conceitos básicos de Teoria de Grafos e os problemas clássicos do tipo Ramsey. Através de uma pesquisa bibliográfica aprofundada e, após o estudo e discussão da bibliografia selecionada, foram investigados novos problemas do tipo Ramsey em grafos multipartidos, objetivando encontrar novos limites para os números de Ramsey ainda desconhecidos e buscar novos resultados matemáticos para essa teoria. Baseado nos nossos estudos realizados, o objetivo principal dessa nova etapa será investigar os números de Ramsey da forma R(3,n) ainda não conhecidos. Primeiramente, vamos focar no caso R(3,10), que foi um caso que já conseguimos resultados. Continuaremos estudando artigos que nos deem ferramentas para o nosso objetivo. Os participantes do projeto se encontram quinzenalmente para conversarem sobre os estudos das semanas. Nesses encontros, realizaremos apresentações de seminários para um melhor entendimento de todos. Concomitantemente, iremos digitando tudo que foi trabalhado a fim de publicarmos um artigo, pelo menos, ao final do projeto e também para já termos tudo organizado para participar de eventos.
Título: Ensino de ciências e divulgação científica: reflexões e possibilidades para o ensino de Biologia
Coordenação: Janaína de Nardin
Bolsistas: Sheyla Souza Daré
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 28/02/2022
Resumo: A educação científica é importante para a compreensão do mundo e para a formação cidadã. Porém, muitas vezes o ensino de ciências enfrenta dificuldades, pelo distanciamento do cotidiano dos estudantes, pela linguagem utilizada, entre outros motivos. Pesquisas na área do ensino de ciências têm atribuído aos textos de divulgação científica (TDC) potencial de superação de algumas dessas dificuldades. Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar textos de divulgação científica (TDC), relacionados à Biologia, e verificar se eles contam com correção científica e recursos adequados para que possam constituir ferramentas de apoio nas aulas de Ciências e Biologia. Os objetivos específicos são: definir qual tema da Biologia será analisado, em conjunto com o estudante bolsista/voluntário; avaliar TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP, onde a temática escolhida foi abordada; e indicar possibilidades para uso desses TDC no ambiente escolar. Através das análises de conteúdo e forma, os textos serão qualitativamente avaliados mediante abordagem descritiva e exploratória, baseada em categorias. Após, serão apontadas potencialidades e limitações para o uso didático desses textos. Espera-se que esse projeto contribua para que os estudantes desenvolvam autonomia, pensamento crítico, aptidões científicas e que consigam relacionar os conhecimentos adquiridos com o cotidiano.
Título: Do campus Alvorada para o IFRS multilíngue: mapeamento, contraste e análise da proficiência linguística auto avaliada e testada dos alunos
Coordenação: Diane Blank Bencke
Bolsistas: Amanda Coelho Schaider e Bernardo Denker Kummer
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 28/02/2022
Resumo: É reconhecida a relevância do conhecimento de línguas por razões diversas, mercado de trabalho, fins acadêmicos, fruição estética, entre outros. O bilinguismo e o multilinguismo são fenômenos presentes na sociedade e, portanto, também nos ambientes educacionais. Um dos propósitos dos institutos federais é desenvolver o ensino-aprendizagem de línguas em seus espaços. Para uma intervenção de qualidade no ensino-aprendizagem linguístico, é importante ter conhecimento dos fatores que interferem nessa questão, como a proficiência linguística. Considerando esses aspectos, o objetivo desse projeto é mapear a proficiência linguística autoavaliada dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, câmpus Alvorada e, em seguida, contrastar esses dados com os resultados dos testes de proficiência linguística em língua inglesa a serem aplicados, verificando a congruência entre a autoavaliação e a testagem. Posteriormente, pretende-se estender essa pesquisa aos demais campi. Para tal, serão utilizados, de forma online: um instrumento de autoavaliação de proficiência linguística de Scholl e Finger (2013) e um teste de proficiência linguística em língua inglesa a ser definido em grupo, provavelmente o TOEFL Essentials, segundo aplicação da rede federal de ensino. O mapeamento, contraste e análise da congruência entre proficiência autoavaliada e testada, além de proporcionar uma visão clara da proficiência dos alunos, pode oportunizar estudos e ações de desenvolvimento de educação linguística no IFRS.
Título: COM VIDA – Projeto Integrado de Estratégias Territoriais de Promoção e Educação em Saúde
Coordenação: Márcia Fernanda de Mello Mendes
Bolsistas: Roberta Flores de Andrade
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 28/02/2022
Resumo: A crise sanitária mundial provocada pela Covid-19 explicitou limites nos processos de organizar a vida e a saúde das pessoas e coletividades em escala global. No Brasil, fatores de vulnerabilidade como raça, classe, escolaridade, gênero e origem geográfica acabam por influenciar o perfil epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Comunidades fortemente vulneráveis, dificultam a adesão às medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Desta forma, enfrentar a pandemia no contexto brasileiro, demanda pensar alternativas de cuidados de saúde que atentem para a complexidade da vida nos territórios. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento à Covid-19, às iniquidades e às violências, intensificadas pela pandemia. Com estudo de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa-intervenção e o uso de metodologias participativas, não sendo possível definir o passo a passo do transcorrido, o que não impede o rigor metodológico, e a apresentação de pistas que nortearam os caminhos desse estudo, aqui denominadas de camadas. A primeira camada se propõe a conhecer o campo; a segunda a verificar as demandas da comunidade naquele território; a terceira a construir respostas; e a quarta a elaborar relatórios, manuscritos e divulgação dos resultados. Ressalta-se ainda que os cuidados éticos adotados para realização desta pesquisa estão pautados nos preceitos éticos descritos da Resolução nº 466 do ano de 2012 do Conselho Nacional de Saúde.
Título: Geoestatística como ferramenta para estudo de fenômenos naturais
Coordenação: Jonas Francisco de Medeiros
Bolsistas: Isabela Feijó da Silva
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 28/02/2022
Resumo: A partir da década de 60, o professor Georges Matheron iniciou a difusão do estudo da geoestatística mundialmente. A estatística é uma ferramenta matemática importante, pois através dela é possível realizar previsões e descrever processos sem conhecimento total da população de estudo. A estatística, em si, desconsidera o aspecto espacial de um fenômeno, observando-se assim a importância do estudo de geoestatística. A geoestatística, através da teoria das variáveis regionalizadas, é uma ferramenta essencial para realizar estimações e inferências acerca de um fenômeno natural em um espaço. Atualmente, a geoestatística apresenta aplicações em diversas áreas, como mineralogia, geologia de prospecção, estratigrafia química, geologia do petróleo, geoquímica, hidrologia, geotecnia, e até mesmo na biologia. Esse projeto de pesquisa busca estudar a teoria da geoestatística e, a partir desse estudo, realizar um curso de curta duração. Nesse curso será realizada uma integração entre o curso superior de geologia da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) interessados, no qual serão apresentados os conceitos básicos de geoestatística. Após, será escolhido um problema prático para que sejam aplicados os conceitos estudados, a fim de promover a pesquisa em nosso campus. Os resultados encontrados serão publicados e apresentados em eventos.
EDITAL IFRS N° 11/2021 – APOIO A PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE HABITATS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Título: Implantação e estruturação da Incubadora de Empresas Mistas – IFRS Campus Alvorada
Coordenação: Alaor Ribeiro de Souza
Bolsistas: Adalberto da Costa Oliveira
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 30/06/2022
Resumo: A proposta de implantação e estruturação da Incubadora de economia mista IFRS Campus Alvorada no território de Alvorada prevê a continuidade das atividades de pré-incubação dos projetos já selecionados, assim como do enfoque principal na criação de espaços de fomento ao empreendedorismo, à inovação e à criatividade. Esta proposta pretende: Oferecer suporte aos potenciais empreendedores em fase de criação do seu futuro negócio ou projeto; Realizar consultoria técnica e mercadológica, mentorias e assessoria; Estruturar espaço maker para prototipação física ou digital de ideias; Promover a cultura inovadora e empreendedora no campus e na região, integrando a comunidade acadêmica a projetos de cunho prático, voltados aos problemas e realidades locais de Alvorada; Promover atividades com entidades que já possuem cooperação com o IFRS. Em observância ao objetivo de promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, inserindo os alunos por meio da pedagogia de projetos (MEC , 2016, pág. 29; Moran, 2015; Prado, 2003; Barbosa e Moura, 2013), pretende-se estabelecer uma relação e fomentar ambientes de trocas através de atividades como workshops, círculos, seminários, cursos e oficinas. O objetivo inicial das atividades seria estimular a criatividade e o pensamento empreendedor e o levantamento de demandas de capacitações. A partir dos resultados das discussões, pretende-se possibilitar a oferta das formações e assessorias identificadas como relevantes. Concomitantemente às atividades de fomento ao empreendedorismo, pretende-se atender às duas entidades que aguardam o assessoramento, conforme o cronograma e a seleção do Edital IFRS Alvorada 08/2020, que fez a seleção para pré-incubação de propostas de empreendedorismo, inovação e criatividade nas áreas social e tecnológica.
EDITAL IFRS Nº 50/2021 COMPLEMENTAR AO EDITAL IFRS N° 11/2021 – APOIO A PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE HABITATS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Título: GALERIA ABERTA: ESPAÇO DE CRIAÇÃO, GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL EM ARTES VISUAIS NO IFRS CAMPUS ALVORADA
Coordenação: Sandro Ouriques Cardoso
Bolsistas: Daniel dos Santos Rodrigues
Vigência Projeto: 01/07/2021 A 30/06/2022
Resumo: O projeto Galeria Aberta compreende a continuidade da fase implantação e estruturação de uma galeria de arte adaptável, como uma incubadora para projetos expositivos de Artes Visuais e mostras temáticas, com ênfase na linguagem da fotografia, no IFRS Campus Alvorada. Adaptada ao contexto de atividades remotas, a terceira fase de estruturação da Galeria Aberta visa enfatizar a qualificação e formação de seus agentes e comunidade envolvidos para a área de Gestão Cultural, Economia Criativa e Indústrias Criativas, em 2021/2022, por meio da realização de webinários formativos, bem como visa compor e qualificar o espaço físico para realização de atividades presenciais a partir de 2022. Articulada aos cursos do Eixo de Produção Cultural e Design ofertados no Campus Alvorada do IFRS, a implantação desse habitat de inovação propõe-se como uma plataforma de ações voltadas a atividades práticas e formativas, a partir da realização de projetos de criação, fomento e divulgação relacionados a Galeria Aberta como um equipamento cultural. Sua existência configura-se como um ambiente voltado a práticas educativas criativas de impacto sociocultural em seu contexto de inserção. Como uma galeria “aberta”, tanto pelas suas condições físicas adaptáveis e flexíveis, quanto a sua forma de interação com a comunidade, sua instalação promoverá o desenvolvimento de um ambiente voltado à realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados à produção de projetos expositivos e ao gerenciamento de um espaço cultural, oportunizando a vivência no setor de forma profissionalizada. Sua realização visa promover o desenvolvimento de competências e aptidões para a gestão de um habitat criativo, aberto à inovação e a processos empreendedores. Com foco na promoção de valores sociais, o projeto tem como meta a ampliação da fortuna crítica, estética e sensível do público, bem como se compromete a estimular a cultura de acesso e valorização da produção discente, docente, técnica e de outros agentes do campo artístico local, visando o reconhecimento do campus como um espaço de produção de conhecimento e como equipamento cultural da cidade.