Geral
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
O presidente da República sancionou a Lei nº 15.325/2026, que reconhece oficialmente a profissão de multimídia no Brasil. A norma foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de janeiro de 2026 e define o profissional multimídia como aquele, de nível técnico ou superior, habilitado a atuar na criação, produção, edição e distribuição de conteúdos em mídias eletrônicas e digitais, como áudio, vídeo, imagens, textos, animações e outros formatos.
O projeto que deu origem à lei (PL 4.816/2023) foi aprovado pelo Congresso Nacional, com parecer favorável no Senado em novembro de 2025. Para os defensores da lei, o reconhecimento traz segurança trabalhista e social, além de valorizar e organizar o mercado de trabalho para quem já atua na área. A sanção da lei representa um avanço importante para a valorização dos profissionais de multimídia, reconhecendo a relevância do trabalho desenvolvido no campo da comunicação e das tecnologias digitais.
Para o IFRS Campus Alvorada, é uma excelente notícia para todos, especialmente aos estudantes e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia. Instituído em 2018, o curso é ofertado desde 2019, reconhecido por sua qualidade e realizações, contando com a nota máxima da Capes em 2023 (conceito 5). Também devem ser destacados os demais cursos do eixo de Produção Cultural e Design, como o Curso Técnico de Produção Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio, ofertado desde 2017 no campus Alvorada. Por fim, o reconhecimento da área para formação profissional dos discentes e para o desenvolvimento cultural da comunidade de Alvorada inclusive tem envolvido a construção de uma especialização em Mídia e Cultura (pós-graduação lato sensu).
Parabéns a todos!