Início do conteúdo

Lançada a obra Territórios Negros de Alvorada no dia 18/06


Lançada a obra Territórios Negros de Alvorada, importante referência para todas cidadãs e todos cidadãos do município de Alvorada.

Dia 18 de junho, aqui no Campus Alvorada, ocorreu o lançamento de livro e abertura da exposição que visam valorizar a memória e a representatividade da comunidade negra de Alvorada/RS.

O evento teve grande participação da comunidade, com presença de muitos interessados na memória do território, como estudantes e servidores, educadores, membros de associações e  autoridades públicas. Entre eles, os integrantes da Umbúntu, que realizaram uma apresentação de percussão aos presentes.

A obra Territórios Negros de Alvorada, de autoria de Tainã Rosa e ilustrações de Pablito Aguiar, possibilita conhecer as vivências das comunidades negras no município de Alvorada a partir de sete territórios. O livro é acompanhado de um jogo didático, que serão distribuídos gratuitamente às 35 instituições educacionais do município. Serão mil cópias do livro e 500 cópias do jogo de tabuleiro.

Como parte do projeto, que contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, haverá a Mostra Artística Territórios Negros de Alvorada. A exposição, realizada em parceria com a SMED Alvorada e com o NAC Campus Alvorada, que tem recebido as escolas interessadas para visitas guiadas. A exposição ficará disponível no IFRS – Campus Alvorada entre os meses de junho e julho de 2025.

O projeto que deu origem à obra Territórios Negros de Alvorada foi realizado com recurso da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, através do Edital SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória.

Fotografias: Amanda Ragozo (Est. Extensão).

Fim do conteúdo