Formatura do curso de extensão Agente Cultural Popular acontecerá hoje a noite

Na noite de hoje, dia 20 de julho, a partir das 19h, no salão de festas do Sindicato dos Municipários (SIMA), acontecerá a solenidade de certificação para duas turmas do primeiro curso de formação inicial e continuada de Agente Cultural Popular. As aulas iniciaram no dia 13 de abril com 84 alunos matriculados e terminou no dia 29 de junho com 75 alunos formados.

Originalmente concebido pelo comitê popular Cultura e Luta, o Agente Cultural Popular foi encaminhado ao IFRS Campus Alvorada como um curso de extensão. Sendo executado em parceria, o curso teve o apoio da escola de gestão do sindicato dos municipários de Alvorada (SIMA).

Agente Cultural Popular

Realizado em conformidade com a política de extensão do IFRS, se apresenta como uma ação de formação e qualificação destinada a artistas e fazedores/as de cultura, para atuarem em suas comunidades em defesa da cultura, da arte e da democracia nas periferias, abordando perspectivas e possibilidades para produção e financiamento de projetos e ações culturais através das leis de fomento à cultura, prestando suporte teórico e prático na elaboração de projetos que incentivem o resgate de conhecimentos e saberes locais, criem espaços para a promoção da atividade cultural e valorizem a comunidade nos seus modos de viver a sua cultura compreendendo-a como geradora de trabalho e renda.