Casa de Dandaras
[pagina em construção]
Casa de Dandaras – Pré-Incubadora TecnoSocial das Periferias
O Casa de Dandaras é um programa de extensão do IFRS – Campus Alvorada voltado à formação cidadã, inclusão social, economia solidária, geração de renda e fortalecimento comunitário.
Por sua natureza, é um projeto vivo e dinâmico, construído em diálogo permanente com as demandas da comunidade. Assim, novas oficinas, cursos e atividades são incorporados ao longo do ano, conforme parcerias, interesses do público e oportunidades de formação. A seguir, apresentamos as atividades previstas até o final de agosto.

Quintais de Dandaras: Aromas, Ervas e Cuidado
Trilha formativa entrando para o seu terceiro módulo: oficina de produção de cosméticos naturais para corpo e cabelo utilizando ingredientes de origem vegetal, ervas, óleos e extratos botânicos, valorizando os saberes tradicionais, o autocuidado e o uso consciente dos recursos naturais.(Iimportante esta é uma ação coordenada pelo projeto parceiro Santas de Casa – Saberes da Terra e Cuidado Integrado ao IFRS Campus Alvorada)
Instrutora: Fernanda Rosa
Dias: 21 e 28/07; 04 e 11/08 (segundas-feiras)
Horário: 14h às 17h
Vagas: 20
Público-alvo: Comunidade em geral.
Inscrições: por ordem de inscrição, via formulário (anexo)

Oficina de Tranças Afro
Edição especial em alusão ao Julho das Pretas, valorizando a identidade, a cultura afro-brasileira e o empreendedorismo feminino.
Serão ofertadas duas oficinas independentes.
Instrutora: Camila
Datas: 21/07, das 14h às 16h e 25/07, das 10h às 12h
Vagas: 10 participantes por oficina.
Público-alvo: jovens e adultos a partir dos 15 anos
Inscrições: por ordem de inscrição, via formulário (anexo)
Mãos de Dandaras – iniciação às técnicas de manicure e pedicure
Oficina de iniciação em manicure e pedicure voltada a meninas e mulheres que desejam conhecer uma nova possibilidade de geração de renda. A prioridade será para quem nunca teve acesso a um curso na área.
O público prioritário é composto por mulheres a partir de 16 anos, moradoras dos bairros do entorno do Campus Alvorada, com disponibilidade para participar de todos os encontros. No ato da inscrição será solicitada uma carta de intenção explicando o interesse em participar da formação. Havendo mais inscrições do que vagas, será realizado sorteio entre as candidatas que atenderem aos critérios.
Todo o material será fornecido pelo projeto.
Instrutora: Kemberli Lopes
Período: 22 a 24/07 e 28 a 31/07
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 7 encontros intensivos.
Local: IFRS Campus Alvorada.
Vagas: 10.
Público-alvo: Mulheres a partir de 16 anos.
Inscrições: formulário eletrônico, via formulário (anexo)
II – ATIVIDADES SEM NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO
EM ANDAMENTO

Fuxicoterapia (artesanato)
Encontro aberto para produção de peças em fuxico, troca de saberes, convivência e fortalecimento de vínculos comunitários.
Instrutora: Nara Martinez
Participação: Livre.
Material: Fornecido pelo projeto.
Público-alvo: Comunidade em geral.
Encontros: terças-feiras a tarde (a partir das 13h30 no ateliê)
(importante: esta é uma ação coordenada pelo projeto parceiro Tecidos e Redes)

Nós – Oficina aberta de Macramê (artesanato)
Encontro colaborativo destinado ao aprendizado e à troca de conhecimentos sobre macramê.
Instrutora: Nara Martinez
Participação: Livre.
Material: Fornecido pelo projeto.
Público-alvo: Comunidade em geral.
Encontros: quintas-feiras a tarde (a partir das 13h30 no ateliê)
(importante: esta é uma ação coordenada pelo projeto parceiro Tecidos e Redes)

Ritmos de Dandaras – Dança, Corpo e Bem-Estar
Oficina de dança voltada ao fortalecimento da autoestima, promoção da saúde física e mental e convivência coletiva.
Durante o recesso escolar será realizada uma edição intensiva.
Instrutora: Nília Bittencourt
Datas: 21 a 23/07 e 28 a 30/07
Horário: 17h00 às 18h30
Público-alvo: Mulheres de todas as idades.
Participação: Livre, sem necessidade de inscrição.
Orientações: Utilizar roupas e calçados confortáveis e trazer garrafinha de água e toalhinha.
III – ATIVIDADES COM INSCRIÇÕES EM BREVE (na área da costura e da moda)
Beabá da Costura – Módulo Intensivo de Férias
Oficina de iniciação para pessoas que nunca costuraram e desejam dar os primeiros passos no universo da costura. Durante os encontros, os participantes aprenderão noções básicas de uso da máquina de costura e desenvolverão projetos simples, estimulando a criatividade, a autonomia e novas possibilidades de geração de renda.
Instrutora: Gina Hermann
Período: 28/07 a 18/08
Encontros: terças, quartas e quintas-feiras, no turno da manhã (08h30 às 11h30)
Vagas: 15.
Público-alvo: Pessoas interessadas em aprender costura, sem necessidade de experiência prévia.
Inscrições: abertura nos próximos dias.
Costura Criativa
Oficina voltada ao reaproveitamento de roupas e tecidos, utilizando técnicas de upcycling para transformar peças que seriam descartadas em novos produtos, com mais valor, criatividade e funcionalidade. A atividade estimula o consumo consciente, a sustentabilidade e a geração de renda por meio da costura criativa.
Instrutora: Denisele Diel
Encontros: segundas e quartas-feiras, no turno da tarde (13h30 às 16h30)
Vagas: 15
Público-alvo: Pessoas com conhecimentos básicos de costura que desejam aprimorar suas técnicas e aprender o conceito de upcycling aplicado à moda.
Inscrições: abertura nos próximos dias.
IV – OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA
ELAS CRIAM
O ELAS CRIAM é uma trilha formativa gratuita realizada em parceria entre o SESI-RS e o Casa de Dandaras/IFRS Campus Alvorada, voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino na área da moda e da economia criativa. Ao longo de nove encontros, as participantes desenvolverão competências para transformar ideias em negócios, trabalhando temas como mentalidade empreendedora, identificação de oportunidades, construção de propostas de valor, criatividade, modelagem de negócios, validação de ideias, comunicação e apresentação de projetos (pitch). A formação inicia com uma aula inaugural no dia 11 de agosto e será conduzida por especialistas do SESI-RS.
Período: 11 a 22 de agosto de 2026
Público-alvo: Mulheres que já empreendem ou desejam empreender na área da moda, artesanato, costura, economia criativa ou negócios de impacto social.
Realização: SESI-RS e Casa de Dandaras – IFRS Campus Alvorada.
Inscrições: até 09/08 em https://sesirs.org.br/elas-criam
Parceria com a Escola Técnica Mesquita
Em parceria com a Escola Técnica José César de Mesquita, o Casa de Dandaras apoia a realização dos cursos de:
Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (manhã em andamento);
Cuidador de Idosos (tarde- início em 03/08);
Eletricista Profissional (noite – início em 03/08)
As inscrições para esses cursos foram realizadas diretamente pela instituição parceira, com plantão presencial no IFRS Campus Alvorada, e todas as vagas já foram preenchidas.
Informações gerais
A maioria das atividades é destinada à comunidade externa, com prioridade para mulheres, jovens e pessoas interessadas em geração de renda, economia solidária, bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Novas oficinas poderão ser incorporadas ao cronograma ao longo do semestre, conforme as demandas da comunidade e as parcerias estabelecidas pelo programa.
As inscrições e demais informações são divulgadas pelas redes sociais do Casa de Dandaras e pelos canais oficiais do IFRS Campus Alvorada.
Para divulgação no site institucional, podem ser utilizadas as artes das oficinas e demais materiais gráficos produzidos pelo programa.