Ensino
Exposição Planeta em Pauta, apresentação de maquetes e discussões envolvem estudantes durante o mês do Meio Ambiente
Dentro da programação alusiva ao Mês de Meio Ambiente, na manhã da última segunda-feira (16/06), estudantes do 2º e 3º do Curso Técnico em Meio Ambiente se propuseram a identificar e discutir aspectos ambientais associados ao campus e ao ambiente que nos circunda.
Estudantes do 2º ano de Meio Ambiente (manhã) trabalharam questões relacionadas a emissões atmosféricas. Desde a emissão de poluentes como dióxido de enxofre, de forma natural ou antropogênica, até aspectos a ver com a geração ou aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a partir de processos de combustão e de desmatamento, respectivamente.
Já as(os) estudantes do 3º ano de Meio Ambiente trataram sobre aspectos associados à Política Nacional de Recursos Hídricos. Nesse contexto, apresentaram instrumentos como a outorga e o enquadramento, além de representarem bacias hidrográficas esquemáticas e específicas, como a do Guaíba e seus afluentes, impactados diretamente na Enchente de 2024.
Paralelamente, houve ainda exposição de cartazes tratando sobre o Projeto de Lei nº 2159/2021. Estudantes do 2º ano de Meio Ambiente (manhã) abordaram a fragilização prevista nos processos de licenciamento ambiental em caso de aprovação deste projeto de lei conhecido como “PL da Devastação”. Com o nome de Planeta em Pauta, a exposição de cartazes se estendeu também a materiais relacionados à preservação de recursos hídricos por parte das(dos) estudantes do 2º ano de Meio Ambiente (tarde).