Autor da exposição “Lanceiros Negros” participa de roda de conversa no Campus

No dia 21 de setembro, o Campus Alvorada recebeu o fotógrafo Jader Peixoto para uma conversa sobre a exposição “Projeto Lanceiros Negros”, que ficou na instituição de 15 a 21 deste mês. De acordo com o artista, a proposta da mostra é retratar os homens negros em seus cotidianos, representando os bravos e guerreiros Lanceiros Negros, que não são referenciados na história da Revolução Farroupilha, entretanto lutaram junto e foram um dos grupos mais massacrados.

Para o processo de criação da exposição, Jader disse que perguntava às pessoas fotografadas: Se a guerra dos Farrapos fosse hoje, pelo que tu lutarias para ter liberdade? E qual arma usaria? Ele, por exemplo, utiliza o celular como arma para fotografar as imagens dos negros, resgatar e registrar a história de cada um, ressaltando que a revolução é diária.

O projeto “Lanceiros Negros” foi exposto pela primeira vez, em 2019, no Acampamento Farroupilha que, segundo Jader, teve o propósito de provocar um choque cultural. As fotos também já estiveram em escolas de samba, empresas, bancos, etc.

Questionado pela plateia quanto a projetos, o fotógrafo disse que a ideia é produzir uma exposição com a temática das mulheres deixadas pela Revolução Farroupilha.

A atividade foi promovida pelo projeto de extensão “Coisa de Pele” (proposto pelo estudante do Técnico em Meio Ambiente, Charles da Silva Gomes) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Alvorada.