Evento celebra a conclusão do curso Agente Cultural Popular

No dia 20 de julho, 76 artistas de Alvorada receberam o certificado de Agente Cultural Popular. Ao longo de três meses (de abril a junho de 2023), homens e mulheres, das mais variadas idades e expressões, participaram da capacitação que teve o objetivo principal de qualificar agentes culturais do município a terem acesso às leis de fomento à cultura, além de promover a defesa do setor na periferia, fortalecer o trabalho dos fazedores de arte, resgatar os saberes locais e vislumbrar perspectivas.

O curso foi iniciativa do Comitê Popular Cultura e Luta, em parceria com o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) e com a Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (Sima). Os discentes do Campus Alvorada Alícia Motta da Silveira (Tecnólogo em Produção Multimídia), Kethlyn Matinez Gomes (Tecnólogo em Produção Multimídia), Rosemar Silva da Silva (Tecnólogo em Produção Multimídia) e André Santos Marchese (Técnico em Produção de Áudio e Vídeo) foram monitores da ação.

De acordo com a coordenadora do Comitê Popular, Josi Arruda, a capacitação foi uma oportunidade para que o pessoal da periferia compreendesse como colocar no papel, num projeto, as tantas ideias que possuem. Ainda, foi uma esperança após o período da pandemia, quando muitos fazedores de arte ficaram totalmente sem renda.

Para o artista visual alvoradense, Diovany Coutt – um dos formandos do curso – o curso possibilitou estabelecer amizades e parcerias com outros fazedores de artes, criando uma rede. Além disso, Coutt destacou que a capacitação proporcionou discussão e reflexão sobre o que é cultura, como a área está, quais são seus pilares e porque atravessa por dificuldades.

A cerimônia de conclusão do curso do contou com a presença da coordenadora do Comitê Popular, Josi Arruda; com a pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti; do diretor-geral do Campus Alvorada do IFRS, Fabio Marçal; da coordenadora de extensão do Campus Alvorada, Adriana Martins; do vice-presidente do Sima,Valdemir Moretti; da deputada estadual Stella Farias, além de outras autoridades.

Acesse o link de algumas fotos do evento. (Créditos: Alexandre Ionda)

Texto elaborado com apoio das notícias dos sites do Sima e do jornal Brasil de Fato.