Pesquisa e Inovação
Estudantes representam o campus Alvorada em eventos de iniciação científica
As últimas semanas têm sido intensas para os estudantes do IFRS Campus Alvorada que atuam como bolsistas e voluntários em projetos e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.
No dia 01 de outubro, as estudantes Bianca Bernardino e Manoella Bruhn participaram do 30.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). O evento foi realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde as estudantes apresentaram suas pesquisas voltadas à história da Educação Profissional (EPT) e do IFRS, assim como seus acervos documentais. As estudantes, junto com Luiza Guilardi, também tomaram parte do evento II Encontro NuMem/IFRS – História e Memória da EPT, participando no dia 14 de outubro, de forma on-line.
No dia 10 de outubro, foi a vez do campus participar da Mostra de Iniciação Científica (MIC) da Escola Senador Salgado Filho, sendo representado por Bruno Lopes de Lopes , Jully Karoline Alves da Conceição e Amanda Ragozo Martins. Os dois primeiros apresentaram o projeto de extensão Casa de Dandaras, destacando suas principais ações voltadas à promoção da cidadania, inclusão social e valorização das mulheres no território, enquanto Amanda exibiu o documentário Dona Lúcia, uma produção audiovisual desenvolvida no âmbito do curso de Áudio e Vídeo.
O evento também teve a participação de oficinas desenvolvidas a partir de projetos do campus: “Entrelaçando Histórias”, da estudante Âmbar da Rosa da Silva, acompanhada por Elisabete Soares e Aline Severo da Silva; “Mais ciência: monitoria de biologia”, com Ana Clara da Silva Macedo; “Jogando com o SUS: aprendendo de forma lúdica e dinâmica”, com Andrya Luíza Mathias dos Passos, Mariana Vitória Ebertz de Souza e Paola Batista Kingeski Mocker. A professora Giselle Maria Santos Araújo realizou a roda de conversa “Quando a piada não tem graça”, enquanto o estudante Jorge Luís Cruz de Oliveira participou da roda de conversa “Racismo Ambiental: a terra dá, a terra quer!” Por fim, o evento contou ainda com uma oficina de Libras ministrada pela professora Maria Cristina Laguna, convidada pela organização da mostra.
- Casa de Dandaras
- Casa de Dandaras
- Entrelaçando Histórias
- 30.º Encontro ASPHE
- 30.º Encontro ASPHE
No dia 16 de outubro, o campus tomou parte da 13.ª Mostra Técnica do IFRS Campus Feliz, onde projeto de extensão “Eu sou o Samba” promoveu uma apresentação cultural como parte da programação do evento. Além disso, apresentaram trabalhos os estudantes Nathanael de Azambuja Carvalho (“Eu sou o Samba”), João Gabriel da Costa, Mariana Vitória Ebertz de Souza e Valentine Porcher Petrecheli (Pré-vestibular Minervino de Oliveira) e Bruno Lopes (Casa de Dandaras).
Na mesma data, na XIV Mostra Científica do IFRS Campus Restinga, o curso de Pedagogia esteve presente com o trabalho “Apoio pedagogico à alfabetização de estudantes da educação básica”, apresentado pelas graduandas do curso Kelly Rosário Ferreira e Eliza Vargas Medina.
- Apresentação do “Eu sou o Samba”
- Integrantes do projeto “Eu sou o Samba”
- Projeto Pré-vestibular Minervino
- Projeto Pré-vestibular Minervino
- Estudantes Pedagogia apresentam na XIV Mostra Científica do Campus Restinga
- Estudantes Pedagogia apresentam na XIV Mostra Científica do Campus Restinga
Já no dia 17 de outubro, foi a vez de participar da MostraPoa 2025, promovido pelo IFRS Campus Porto Alegre. Novamente o programa Casa de Dandaras esteve representado por Bruno Lopes e Eduarda Dutra, enquanto Luiza Guilardi apresentou a atuação do Núcleo de Memória do campus Alvorada na preservação de sua história. Também participaram as estudantes Alice Barra, com projeto de pesquisa relativo a digitalização de acervos audiovisuais do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, e Sophia da Rosa, com o trabalho voltado à História Social da Informática no Brasil em seus primórdios.
Ainda no dia 17, no campus central da UERGS, a estudante Marilice Strada da Fonseca (Curso de Licenciatura em Pedagogia) participou do 11º Siepex (Salão integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão) apresentando o projeto de pesquisa intitulado Identidade(s) docente(s): reflexões da construção docente na Educação Básica. O projeto de pesquisa faz parte da área de Pedagogia e contribui para a formação crítica-reflexiva dos futuros(as) pedagogos(as).
- Apresentação no 11.º SIEPEX UERGS
- Apresentação no 11.º SIEPEX UERGS
- Participantes do campus na MostraPoa 2025
- Projeto Casa de Dandaras na MostraPoa
- Apresentação na MostraPoa 2025
- Apresentação na MostraPoa
Nos dias 20 e 21 de outubro, o campus Alvorada esteve presente, junto com outros campi do IFRS, no Salão da UFRGS 2025: no primeiro dia (21/10), durante o Salão de Iniciação Científica, a estudante Rosemar da Silva (Superior de Tecnologia em Produção Multimídia) apresentou o trabalho “Cultura em ação: estudos e práticas em produção e difusão cultural”, enquanto os bolsistas externos Elias Pereira, Ana Júlia Domingues e Malu Saturno, apresentaram trabalhos vinculados ao projetos de pesquisa desenvolvidos pelo IFRS Campus Alvorada na área da digitalização de acervos e História Pública. Por sua vez, no segundo dia, , estiveram novamente presentes as estudantes Bianca Bernardino e Manoela Bruhn com trabalhos relativos à memória institucional e acervos digitais. Os estudantes Érica Kobczinski Dimer e Bruno Pagriarini dos Santos, por sua vez, trouxeram uma pesquisa que explorou o impacto da restrição do uso de celulares no desempenho acadêmico dos estudantes.
- Apresentação durante Salão de Iniciação Científica UFRGS do projeto Cultura em Ação
- Apresenção do Projeto digitalização de acervos do MUHM
- Estudantes do IFRS Campus Alvorada participantes do Salão Jovem 2025
- Estudantes do IFRS Campus Alvorada participantes do Salão Jovem 2025
- Salão Jovem 2025 reuniu os campi Rio Grande, Rolante e Alvorada
Entre os eventos que terão participação de estudantes do campus, podemos citar o 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental & XV Encontro Catarinense de Saúde Mental, a ser realizado em Florianópolis nos dias 29 e 30 de outubro de 2025. Entre os estudantes participantes estão Andrya Luíza Mathias dos Passos, Erick Lorenzo Nunes Ribas, Mariana Vitória Ebertz de Souza, Rosemar Silva da Silva, Livia Starmac Costa, Paola Batista Kingeski Mocker, Ana Paula de Oliveira Marques, Kethlyn Martinez Gomes, Tainá Ramao Lucas, Maria Eduarda da Conceição Gonçalves Dias, Ana Luysa Benites Caneda, Sophia Cardoso Pacheco, Brenda Rafaela Honatel Burin, Maria Eduarda da Silva da Rosa, Rose Mari Ferreira, Ana Cristina Bergalo Zeferino, Gabriela Brasil Severgnini, Jorge Marcos Mazarguirre, Lucas Araújo Martins, Carolina Santiago Alves da Silva, Regina de Souza Faria, Jorge Luiz de Andrade Trindade, Tatiane Conceição de Freitas e Âmbar da Rosa da Silva, que irão apresentar trabalhos relativos às experiências no campo da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com suas relações entre Arte e Cultura.
Por fim, pela primeira vez haverá a participação de um trabalho do campus na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2025. O evento será realizado em Novo Hamburgo nos dias 27 a 31 de outubro de 2025, onde a estudante Eduarda Gomes da Silva apresentará o projeto “Preservação Digital de Obras Médicas: Análise do Jornal ‘O Bisturi’ (1975-1985)”, a partir da pesquisa realizada no acervo digitalizado pelo projeto do IFRS Campus Alvorada em parceria com o Museu da Medicina do RS.
Vale destacar ainda a participação dos estudantes do campus no 10.º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, a ser realizado nos dias 18 e 19 de novembro!
Para além da participação na 8.ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MEPEx) do campus, os estudantes vem tomando parte de diferentes eventos voltados à iniciação científica, extensão e ensino da região, a partir de seus projetos, compartilhados sob forma de apresentação de trabalhos, oficinas, apresentações culturais e palestras. Isso vem possibilitando a contínua promoção de troca de saberes e experiências com outras unidades do IFRS e demais instituições. Mais do que, o campus Alvorada reafirma seu compromisso com uma educação, ciência e tecnologia crítica, cidadã e plural em prol da transformação e bem-estar da sociedade por meio da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Créditos imagens: Aline Severo, MIC Salgado Filho, Jully Karoline da Conceição, Núcleo de Memória do IFRS, Luciane Viegas, Gabriel da Fonseca, Comunicação IFRS Campus Feliz, Mariana Ebertz, Bianca Bernardino, Museu de História da Medicina do RS e Rosemar da Silva.




















