Estudantes produzem exposição a partir da análise do uso das palavras

A partir de estudos sobre a semântica das palavras e expressões, os estudantes das turmas do segundo ano dos técnicos em Meio Ambiente e em Produção de Áudio e Vídeo realizaram produções literárias, artísticas e ensaísticas que resultaram numa exposição no Campus Alvorada. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Giselle Maria de Araújo, com o propósito de analisar as palavras, seu uso, sua intencionalidade e como explicitam questões sociais inquietantes, como a construção de discurso de ódio, a incitação e a banalização da violência e da morte e a degradação do sentido de afeto e do cuidado do outro.

Segundo a docente, as discussões foram marcadas por dois acontecimentos: o assassinato da professora Elizabete Tenreiro por um adolescente de 13 anos em Suzano (SP) e o massacre na creche de Blumenau (SC). “A partir da frase da escritora Rosa Amanda Strausz ao comentar o ataque em Suzano – “Palavras também são armas” -, analisamos o quanto a linguagem, tão plena em sua capacidade de expressar amor e afeto, é também capaz de fomentar a violência e a morte”, disse.