Início do conteúdo

Estudantes do Tecnólogo em Produção Multimídia visitam exposição no museu da UFRGS


No dia 24 de agosto, estudantes do Tecnólogo em Produção Multimídia do Campus Alvorada do IFRS, da disciplina Som em Performances ao Vivo, visitaram a exposição “No Batuque dos Bambas da Orgia: Folia e Resistência em Porto Alegre” no museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade proporcionou aos discentes conhecer novos espaços e ampliar a compreensão de suas atuações profissionais e de vivência cultural. 

O grupo do Campus Alvorada teve a sorte de que, no momento, os integrantes da bateria da Bambas da Orgia, Diogo Cabral e Évani Cristiano também estavam visitando o espaço e comentaram sobre suas experiências e vivências na bateria da escola de samba, tais como, as forma de ingresso, os ensaios e os instrumentos utilizados, destacando o Sopapo, instrumento considerado tipicamente gaúcho. Eles ainda destacaram a importância da dissertação da professora da UFRGS Dra. Luciana Prass, que fez uma etnografia na Bambas da Orgia. (Fonte: http://hdl.handle.net/10183/189584); 

Durante a saída de campo, os estudantes ainda tiveram a possibilidade de visitar o Centro Cultural, onde contemplaram as exposições ”Des.carr.ilha.do” (Chico Boaventura e Mylena Abreu), “Palavrar” (Elida Tessler) e “Grafite de Giz” (Coletivos de Mães da UFRGS).

A atividade foi acompanhada pelos docentes Djalma da Paz Gomes e Michelle A. Girardi Lorenzetti. 

 

NO BATUQUE DOS BAMBAS DA ORGIA: Folia e resistência em Porto Alegre

A exposição sobre o Carnaval foi organizada pelos estudantes do Curso de Museologia da UFRGS e busca tensionar questões como deslocamento, preconceito e invisibilidades, mas sem perder a alegria que marca o Carnaval. A exposição aborda como se constrói, a cada ano, um novo enredo e um novo desfile. Nas quadras, barracões e comunidades, o Carnaval não está restrito ao calendário. E agora ele chega, em pleno inverno, ao Museu da UFRGS. A 13ª exposição curricular do Curso de Museologia da UFRGS é uma homenagem ao Carnaval de Porto Alegre, abordando suas alegrias e seus desafios, pela perspectiva dos Bambas da Orgia, mais antiga escola em atividade na cidade. Tendo como fio condutor os 83 anos da agremiação, seus deslocamentos por Porto Alegre e os bastidores de quem vive e produz o Carnaval, a mostra traz a folia a um novo lugar de destaque, dentro do museu universitário.

Fim do conteúdo