Início do conteúdo

Estudantes do Proeja de Formação Inicial e Continuada (EJA FIC) realizam visita técnica a restaurante


No dia 14 de outubro, os estudantes do curso em Assistente Administrativo do Proeja de Formação Inicial e Continuada (EJA FIC) do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram uma visita técnica ao Restaurante Seu Pastenor localizado na Av. Assis Brasil, 4863.

A iniciativa foi organizada com o objetivo de aproximar a teoria da sala de aula — em especial os conteúdos de atendimento, gestão de pessoas e administração — à prática de um empreendimento gastronômico local.

Durante a visita, a turma teve a oportunidade de realizar uma entrevista com o proprietário, Celso Dalpasquale – com mais de 30 anos de experiência no ramo da alimentação -, que compartilhou sua trajetória profissional e os desafios enfrentados para abrir o restaurante. De forma inspiradora e acessível, Celso contou como começou trabalhando em funções simples na área da gastronomia e, com dedicação e aprendizado constante, chegou a se tornar empreendedor. A conversa permitiu aos alunos compreender, na prática, conceitos de gestão, liderança e planejamento abordados em sala de aula — transformando o encontro em uma verdadeira aula de empreendedorismo e não apenas em um momento de confraternização.

Os professores haviam encaminhado atividades aos estudantes antes da visita a fim de orientarem a entrevista deles com o dono do estabelecimento. Durante a entrevista, os estudantes puderam observar e refletir sobre diversos aspectos que fazem parte do perfil de Assistente Administrativo, como a importância do atendimento ao cliente e da experiência no local e o planejamento de cardápio, preço e público-alvo. E, após a visita, nas aulas futuras, eles trabalharam em aula de sala o que haviam solicitado aos estudantes.

Os estudantes tiveram uma aula sobre administração aplicada, contribuindo para suas formações segundo eles: “Ver de perto como funciona a operação nos fez entender que não basta só gostar de trabalhar com pessoas — é preciso organização, planejamento e visão de negócio”, “O senhor Celso me mostrou que mesmo quem começou trabalhando no chão da lancheria pode, com persistência, abrir seu próprio negócio e compreender toda a engrenagem.”

Além da entrevista e da vivência no restaurante, o momento também foi marcado por uma entrega especial: cada estudante recebeu um kit do curso, contendo caderno, toalha, camiseta e caneca personalizados. A entrega simbolizou o reconhecimento pelo comprometimento da turma e o fortalecimento do vínculo entre os participantes e o programa EJA FIC EPT Assistente Administrativo de Alvorada. O gesto representou, também, o incentivo à continuidade dos estudos e à valorização do aprendizado como caminho de transformação pessoal e profissional.

Fim do conteúdo