Estudantes do Campus Alvorada realizam visita técnica na escola rural Estrela da Terra

Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram uma visita técnica na escola rural Estrela da Terra, localizada em Viamão. A saída de campo aconteceu no dia 12 de outubro.

Os alunos participaram de vivências com os professores da escola rural, que adota a Pedagogia Waldorf, que consiste na busca de aprendizagens de acordo com as fases evolutivas da infância e da adolescência, considerando as transformações físicas e emocionais dos estudantes. A educação nesta perspectiva se baseia na mediação e transformação das relações com o mundo, de forma respeitosa, promovendo o cuidado com o meio ambiente.

A atividade trouxe muito aprendizado, agregando novos conhecimentos sobre essa abordagem de ensino que mantém relação direta com a natureza, enfatiza as artes e desenvolve um currículo integrado. Além disso, a prática de aprendizagem vivenciada contribui para a formação dos futuros pedagogos do Campus Alvorada. O grupo, acompanhado pela professora Luciane Torezan Viegas, contou com alunos do 3º e 5º semestres matriculados nas disciplinas de Prática Docente.

Créditos: Divulgação.