Estudantes do Campus Alvorada apresentam trabalhos em eventos de Comunicação e Semiótica

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, integrantes do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) do Campus Alvorada participaram de alguns eventos científicos da área entre eles o “A(na)rqueologias Pandêmikas” e a IV Jornada de Semiótica e Culturas da Comunicação (JSCC).

A aluna do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo, Juliana Henriques Kolmar, bolsista do projeto de pesquisa do Campus Alvorada “O Timbre como Afeto no Rock Independente Brasileiro” (coordenado pelo professor Marcelo Conter), apresentou o trabalho “Band in a Girl – timbragem, afetos e feminismo no rock independente brasileiro” no evento “A(na)rqueologias Pandêmikas”. Segundo a jovem, a experiência foi muito boa e importante à sua formação acadêmica.

O fato de predominar pesquisas de graduação e pós-graduação, não a intimidou. Conforme Juliana, a linha de pesquisa SemSono (Semióticas e Sonoridades), também coordenado pelo docente Marcelo, promove um espaço de integração entre o ensino médio e o superior. “Faz parte do processo de estudo do grupo que tu participe deste tipo de ambiente. O tipo de estudo que é promovido permite que tu progrida constantemente”, destaca.

O discente do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, Eric Pedott (bolsista Fapergs e integrante da linha de pesquisa SemSono), apresentou o trabalho “Sínteses do sensível: singularidades timbrísticas no uso de sintetizadores no rock independente brasileiro” na mesa Micropolíticas da Transgressão da IV JSCC. De acordo com o aluno, trata-se de um artigo em desenvolvimento, que faz um recorte das entrevistas com as bandas contempladas na pesquisa “Timbre como afeto no rock independente brasileiro: uma abordagem semiótica”.

“Nossa investigação está voltada em como o sintetizador afeta na forma de tocar do músico, como ocorre essa transformação e como essa banda impacta, seja o espectador, seja o ouvinte ou ainda na formação de novos conjuntos do gênero”, explica o estudante. Em sua avaliação, Eric acredita que as discussões geradas podem contribuir para expandir seu trabalho.

Os discentes Jeferson Costa e João Mayer (ambos do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo) também participaram da IV Jornada com apresentações de trabalhos.

Os eventos
* “A(na)rqueologias Pandêmikas”
– Foram discussões teóricas, artísticas e performáticas sobre o estado da arte da produção de sentidos nos meios expressivos de comunicação em tempos de aquecimento global, ameaças à democracia, aceleracionismo e crise iminente do capitalismo financeiro provocadas pelas estéticas e problemáticas impostas pela pandemia do novo coronavírus. Evento organizado pelo IFRS – Campus Alvorada, em conjunto com o GPESC e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM – UAM).

* IV Jornada de Semiótica e Culturas de Comunicação – Organizada pelo GPESC com o objetivo de debater a Comunicação e a Semiótica e suas perspectivas culturais, estruturais e pragmáticas. O evento deveria ter ocorrido presencialmente, no Campus Alvorada, em maio, porém, devido à pandemia, foi transferido para o formato on-line.