Início do conteúdo

Estudantes do 4º semestre de Licenciatura em Pedagogia participam de palestra sobre escrita acadêmica em projetos de pesquisa


Os estudantes do 4º semestre do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram de uma conversa com a professora Juliana Marques de Farias (UFPEL), sobre o tema O projeto de pesquisa: a escrita acadêmica como processo”, em razão das atividades desenvolvidas no componente curricular Pesquisa em Educação, ministrado pelo Professor Vinícius Lousada. A palestra ocorreu no dia 5 de maio, por videoconferência, com a professora em Pelotas e os estudantes em sala de aula na instituição.

A docente abordou os desafios envolvidos na elaboração de um projeto de pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação, especialmente no que diz respeito à definição do tema e à organização pessoal do estudante em relação à redação científica. Foram compartilhadas dicas relevantes para a produção do texto acadêmico, com destaque para o estilo de escrita, a ilusão do perfeccionismo na produção textual, a necessidade de planejamento do tempo de estudo e de organização pessoal necessária para a construção do projeto, além do cronograma do projeto de pesquisa.

A professora Juliana também apresentou a experiência em desenvolvimento no projeto Academia da Escrita (UFPEL), cujo objetivo é criar um espaço estruturado de escuta, acolhimento e orientação para a escrita acadêmica. O projeto, fundamentado nos pilares rotina, escuta e comunidade, busca apoiar estudantes no enfrentamento dos desafios da escrita acadêmica por meio do compartilhamento de estratégias e vivências.

 

Juliana Marques de Farias é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. É bolsista da CAPES no projeto “Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente”. Graduada em Letras e mestre em Educação pela mesma instituição, integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação Docente e Reconhecimento das Infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

 

 

 

Fim do conteúdo