Geral
Estudante do Campus Alvorada participa de exposição fotográfica no Rio de Janeiro
No sábado, dia 27 de setembro, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), localizado na Rua do Catete, 179, Catete – Rio de Janeiro, inaugurou uma exposição com as fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024.
Entre as obras premiadas que compõem a exposição, está a fotografia intitulada “Oxum, a rainha da água doce” de Mauricio Fonseca dos Santos, estudante do 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.
A fotografia surgiu ainda quando o estudante cursava o Técnico em Processos Fotográficos no IFRS Campus Alvorada. O objetivo da obra é homenagear as fortes heranças da cultura africana carregadas pela cidade de Alvorada. Neste caso, retratando Oxum, orixá associada às águas doces, ao amor e à beleza. A representação da divindade foi interpretada por Deisi Janine de Souza Franco, também estudante do 4º semestre do mesmo curso.
No futuro, a exposição também será lançada na plataforma Google Arts & Culture, plataforma gratuita que promove e preserva o patrimônio cultural mundial, permitindo ao público obter acesso a coleções de museus e instituições culturais, explorar locais históricos com tours virtuais em 360 graus e descobrir exposições digitais.
O Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas, criado em 2022, tem por objetivo promover e apoiar a documentação, a difusão e a valorização das culturas populares brasileiras, numa perspectiva de reconhecimento da diversidade cultural do país, valorizando trabalhos com temas relativos aos bens de natureza imaterial reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).