NAC
Espaço Galeria Aberta recebe a exposição “Memória de Alvorada a partir de Fotografias”
O espaço “Galeria Aberta” do Campus Alvorada do IFRS recebe a exposição “Memória de Alvorada a partir de Fotografias”. Na terça-feira (10 de outubro), às 19h, haverá uma palestra de lançamento oficial da mostra com os pesquisadores Fabiano Soria Vaz e Rosemar Silva, que falarão sobre o material exposto. A conversa será no auditório da instituição (Rua Prof. Darcy Ribeiro, 121 – bairro Campos Verdes – Alvorada/RS).
As imagens que compõem a exposição são do memorial descritivo da estrutura urbana do projeto de lei que, em 1965, cria o município de Alvorada. Além do aspecto das transformações dos espaços, a exposição “Memória de Alvorada a partir de Fotografias” traz a força dos lugares de memória no imaginário de seus habitantes, provocando reflexões sobre permanências e mudanças de uma cidade, de seus moradores e de suas vivências. As fotografias atuais permitem a percepção da evolução urbana e arquitetônica.
A mostra “Memória de Alvorada a partir de Fotografias” tem curadoria das bolsistas Rosemar Silva e Alícia Motta (estudantes do Tecnólogo em Produção Multimídia) e dos docentes Nina Magalhães Loguércio (Campus Alvorada) e Fabiano Soria Vaz. A pesquisa histórica foi realizada também por Fabiano e Rosemar e ainda por Fábio Azambuja Marçal, Marcelo Vianna e Bruna Thiago. A exposição é um desdobramento do projeto de Pesquisa “Contando a História de Alvorada” (Edital 11/2023 vinculado ao Edital IFRS Proppi 04/2023 – Fomento Interno 2023). A realização é do Campus Alvorada do IFRS com apoio do Núcleo de Memória do IFRS (Numem) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (Sima).