Início do conteúdo

Casa de Dandaras conclui Oficina de Fuxico fortalecendo formação, cuidado e inserção produtiva


A Oficina de Fuxico, iniciada no dia 19, encerra hoje, marcando um importante momento de aprendizado, troca e fortalecimento das práticas artesanais entre as participantes. As atividades foram coordenadas pela artesã Nara Consuelo, supervisora do Programa Casa de Dandaras, cuja atuação foi fundamental para a condução pedagógica da oficina e para a valorização dos saberes artesanais compartilhados ao longo do processo formativo.

Ao longo do último dia de aula, as estudantes realizaram atividades práticas e receberam kits de materiais utilizados em técnicas manuais de costura, como o fuxico, organizados em estojos que integram o rol de itens recebidos por meio da ação nacional Receita por Elas, da Receita Federal, que contemplou o Programa Casa de Dandaras e o Programa Mulheres Mil. Os kits correspondem aos materiais efetivamente trabalhados durante a oficina, compondo o produto pedagógico da formação e possibilitando a continuidade das práticas desenvolvidas a partir dos conhecimentos técnicos adquiridos.

Além do estojo e do kit de costura, as participantes também receberam mimos de acolhimento, consistentes em sabonete artesanal e sais para escalda-pés, produzidos com produtos naturais. Esses itens foram ofertados como gesto simbólico de cuidado e valorização das participantes, em consonância com os princípios de autocuidado, bem-estar e fortalecimento feminino que orientam as ações do Casa de Dandaras.

O grupo já se organiza para participar de sua primeira feira, passo importante no processo de inserção produtiva e circulação solidária dos produtos confeccionados. Essa articulação está sendo realizada com o apoio da bolsista Pamela Malmann, que recentemente passou a integrar o Projeto Casa de Dandaras, atuando na Articulação Externa, fortalecendo o diálogo com redes, espaços de comercialização e iniciativas parceiras.

A iniciativa reafirma o compromisso com a continuidade do aprendizado e com o fortalecimento da autonomia das participantes, que também planejam a realização de encontros semanais no ateliê do Programa Casa de Dandaras, consolidando um espaço permanente de convivência, troca de saberes e fortalecimento da produção artesanal de forma organizada e colaborativa.

Créditos: Jully Karoline Alves, bolsista do projeto Casa de Dandaras e discente do curso de Produção Multimídia.

Fim do conteúdo