Estude no IFRS
Candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas devem estar atentos às comprovações para a reserva de vagas no Processo Seletivo 2025/02
Os candidatos inscritos no Processo Seletivo de estudantes 2025/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que se autodeclararam negros (pretos e pardos) devem estar atentos a informações e datas importantes sobre o envio de documentos e comparecimento à comissão de heteroidentificação. Indígenas e quilombolas também necessitam encaminhar documentos.
Confira informações abaixo e no site de ingresso.
➡️Pretos e pardos
📌De 29 de maio a 1º de junho de 2025, quem se autodeclarou negro (preto ou pardo) deve entrar no sistema de Pré-Matrícula e preencher os documentos “autodeclaração de candidato preto/pardo” e de “autorização de imagem”. O link do sistema será disponibilizado no site de ingresso.
📌 Para os inscritos no modo Sorteio ou Enem, a heteroidentificação ocorrerá no dia 29 de maio de 2025. As listas com os nomes de quem deve comparecer, local e horário estarão disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br no dia 21 de maio.
📌 Para quem for fazer a prova, a heteroidentificação ocorrerá no mesmo dia, 1º de junho. Ao terminarem o exame, os autodeclarados negros (pretos e pardos) devem se dirigir para a sala indicada pelo fiscal, onde ocorrerá a heteroidentificação.
📌 Estarão dispensados de comparecimento à comissão de heteroidentificação os inscritos em cursos com menos candidatos do que vagas ofertadas.
No momento da heteroidentificação, o candidato deverá apresentar um documento de identificação com foto. Não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou com mais de dez anos de emissão.
O resultado preliminar da banca de heteroidentificação para todas as formas de ingresso será publicado no site de ingresso no dia 03 de junho. Os recursos quanto ao indeferimento (não aceitação) da declaração racial poderão ser submetidos no dia 04 de junho e o resultado final será divulgado no dia 05.
O deferimento (aceitação) não é garantia à matrícula, sendo necessário que o candidato siga os demais procedimentos para efetuá-la. Aqueles que não tiverem sua autodeclaração confirmada serão reclassificados para o acesso universal (cota 1).
➡️Indígenas
📌De 29 de maio a 1º de junho de 2025, quem se autodeclarou indígena deve entrar no sistema de Pré-Matrícula e preencher os documentos “autodeclaração indígena” e de “autorização de imagem”. Deve também enviar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento a grupo étnico emitida por liderança indígena de sua comunidade (Anexo VIII).
➡️Quilombolas
📌De 29 de maio a 1º de junho de 2025, quem se autodeclarou quilombola deverá enviar, pelo Sistema de Pré-Matrícula, os seguintes documentos:
– Declaração expedida pela Fundação Cultural Palmares na qual conste o reconhecimento oficial do quilombo ao qual pertença ou, para quilombos em processo de reconhecimento, documento que comprove a abertura de processo de reconhecimento nessa Fundação, acompanhado de cópia autenticada da Ata da reunião dos membros da Comunidade Quilombola assinada pelos presentes no ato; e
– Declaração de pertencimento à Comunidade Quilombola (Anexo IX) assinado por três lideranças da Comunidade Quilombola a qual o candidato pertence e documento oficial de identificação com foto e assinatura (frente e verso) de cada uma das três lideranças que assinarem a declaração de pertencimento quilombola;
– Autorização de imagem.
📍 Siga acompanhando as publicações sobre o Processo Seletivo 2025/02 no site de ingresso.
Fonte: Comunicação da reitoria do IFRS.