Ensino
Campus Alvorada realiza o festival multicultural “Alafia & Motirõ: caminhos abertos para a colheita”
No próximo sábado – 9 de dezembro – os estudantes do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia do Campus Alvorada do IFRS promovem o festival multicultural “Alafia & Motirõ: caminhos abertos para a colheita”. O evento abordará múltiplas expressões – como dança, canto, cinema, teatro, mostra de fotografias e curtas, alimentação – das culturas afrodescendentes e indígenas.
“Num olhar de reparação histórica temos o Novembro Negro, que cada vez mais ganha força e visibilidade para romper essa data e pulsar todo o ano. Nessa perspectiva precisamos abrir o mesmo espaço aos indígenas e sua multiplicidade cultural”, destacam os organizadores.
A expressão “Alafia” é um termo africano que significa “caminhos abertos” e “Motirõ” (mutirão) é uma expressão Tupi-guarani, que representa a reunião de pessoas em prol de uma construção ou colheita, na qual existe a ajuda mútua.
A atividade será realizada no Campus Alvorada (Rua Prof. Darcy Ribeiro, 121 – bairro Campos Verdes), das 9h às 12h, e é aberta à comunidade. Os professores da instituição Djalma da Paz Gomes e Michelle Girandi Lorenzetti estão colaborando com a realização do festival.
Os convidados serão:
Grupo de dança Kaingang
Grupo Nuta do Quilombo do Sopapo
SLAM (Karin, Egéria e Kauã)