Início do conteúdo

Campus Alvorada realiza a 7.ª MEPEx


Com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia em tempos de emergência climática”, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a 7.ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MEPEx) nos dias 9 e 10 de outubro de 2024. A programação do evento mesclou apresentações culturais, mostras de trabalhos e oficinas. Ao longo dos dois dias, foram mais de 90 trabalhos apresentados de forma oral ou por meio de pôsteres, além de 13 oficinas. O evento foi aberto ao público, com participação de muitas escolas, como EMEF Leonel Brizola e EEEM Salgado Filho – esta última, inclusive, com apresentação de trabalhos. 

A abertura oficial do evento contou com a presença do pró-reitor ensino do IFRS Fábio Azambuja, representando o Reitor, e de Justina Robaski, representando a diretora geral do Campus. Após, Marcelo Vianna, presidente da Comissão Organizadora da 7.ª MEPEx, deu início ao evento, com a apresentação do Projeto de Extensão “Eu Sou o Samba”.  Além disso, no segundo dia de evento, houve a apresentação de poesias de autoria de estudantes e outras manifestações culturais, como “Sopapos – O tambor negro”, com o Mestre Edu Nascimento e Jeferson Mendes e “Entre Letras e Sinais: A melodia das mãos”, com Antônia Goulart Santiago, Candice Batista de Fraga, Lucas Paulo Magalhães dos Santos, Bruno Rebello  (IFRS Campus Viamão). À noite, houve a mesa sobre as enchentes que afligiram a cidade de Alvorada, no contexto da catástrofe climática de maio de 2024, com a participação de Elisiane da Silva (Casa da Sopa), Adriana Martins, Ana Gemelli e Vera Costa, da União das Associações de Moradores de Alvorada (Uama). Cada participante trouxe suas experiências, compartilhando muito da resiliência e solidariedade do período, assim como o papel desempenhado pelo Campus.

Cada sala da instituição tornou-se espaço para as exibições de pôsteres, apresentações de trabalhos, palestras e oficinas. O evento também teve a participação do laboratório maker com o projeto Windmaker, que consistia em expor produtos educacionais criados a partir de impressoras 3D e de cortadora laser. No auditório, entre as atividades, aconteceu a exibição de três curtas-metragens dirigidos por Gianluca Cozza, sendo eles “Construção” (2020), “Madrugada” (2021) e “Cassino” (2024). Por fim, duas sessões finais de apresentações que concentram muitos trabalhos da Licenciatura em Pedagogia. 

Até o final do mês deverá ser lançado o caderno de resumos do evento, permitindo que os estudantes possam colocar em seus currículos e usarem como atividades complementares. Da mesma forma, os certificados serão enviados por e-mail, conforme os dados informados no ato da inscrição. Também será organizado um ebook com trabalhos integrais e resumos expandidos, sendo o prazo de entrega dos textos até o dia 15 de dezembro de 2024.

 

Confira algumas fotografias do evento:

 

Confira outras fotos do evento disponíveis no link.

 Autorias: Marcelo Vianna (NuMem), Luciane Prado (estagiária de comunicação), Carol, Maurício Fonseca (Tecnólogo em Produção Multimídia), Lucas Godoi (Produção de Áudio e Vídeo) e outros fotógrafos.

Fim do conteúdo