Campus Alvorada realiza a 1ª oficina do projeto Recicloteca

Créditos: Divulgação

Entre os dias 18 e 21 de junho, ocorreu a 1ª oficina do projeto Recicloteca no Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Com o tema “Faça a sua (p)arte com resíduos de papel e papelão”, o encontro oportunizou um espaço de criação e reflexão a partir do reaproveitamento de materiais.
Durante a oficina, os estudantes Isabela, Eduarda, João e Renan conversaram sobre os resíduos sólidos urbanos enfatizando a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar nossos resíduos. Além disso, houve a explicação sobre os conceitos da responsabilidade compartilhada e a logística reversa. A oficina propôs uma atividade de experimentação, onde os alunos confeccionaram autorretratos reutilizando papelão e construíram murais retratando a demanda de recursos naturais para a fabricação de papel.

Recicloteca
O Projeto de Ensino “RECICLOTECA: Estimulando a criatividade e a consciência ambiental” é coordenado pela professora Fedra Gidget Obeso Quijano Kruger e tem como propósito oportunizar o exercício da criatividade e estimular a consciência ambiental. São realizados trabalhos manuais, individuais ou em grupo, com materiais encontrados na natureza, reutilizáveis, recicláveis, entre outros. São utilizadas técnicas manuais que contribuem com a formação imaginativa, mantendo a livre expressão dos envolvidos.