Início do conteúdo

Campus Alvorada promove exibição e debate do filme “Umbuntu: Eu sou porque nós somos”


Neste sábado, 27 de setembro, a partir das 11h, ocorrerá a primeira atividade do projeto de ensino CineClube Alvorada, durante a programação do IF Portas Abertas no Campus Alvorada.

Na ocasião, será exibido o curta-metragem Umbuntu: eu sou porque nós somos, seguido de um bate-papo mediado pelo professor Felipe Diniz. A atividade acontecerá no auditório e contará também com a participação especial do grupo de percussão do Coletivo Umbuntu, que fará uma apresentação de maracatu.

Produzido e dirigido por estudantes egressos dos cursos de Processos Fotográficos e Produção Multimídia, em parceria com o Coletivo Umbuntu, o curta-metragem documental apresenta o trabalho do coletivo, que promove o resgate da herança africana e indígena por meio da música, da dança, da bioconstrução sustentável e da partilha coletiva. A direção é de Zique Reis, e a obra traz reflexões sobre questões sociais, raciais e ambientais vivenciadas no território do Umbu, em Alvorada.

O projeto CineClube Alvorada é realizado em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura e tem por objetivo promover a formação crítica, cultural e cidadã da comunidade acadêmica do IFRS Campus Alvorada por meio da exibição e discussão de produções audiovisuais. As sessões incluem debates sobre filmes que compõem importantes momentos da história do cinema e por produções de estudantes e da comunidade externa, dando visibilidade ao audiovisual produzido nas áreas de abrangência do campus.

Fim do conteúdo